Os aromatizantes ou difusores, de ambientes estão na lista dos mais procurados pelas donas de casa, em razão do aroma que exalam e ainda por atuarem como objetos de decoração, podendo ser usados em diversos cômodos da casa. Além de deixarem os ambientes muito mais agradáveis de serem frequentados, ainda podem servir como lembranças de aniversário, batizado e casamento, sendo sucesso garantido em qualquer uma delas.
As Melhores Fragrâncias
As melhores fragrâncias para serem usadas nos aromatizantes são as suaves e leves, e dentre as quais, estão o capim limão, bergamota, camomila e erva doce, que agradam a todos e não causam alergia naquelas pessoas com maior sensibilidade a aromas.
Os Aromas
Os aromas usados nos aromatizadores são conseguidos a partir do uso do óleo essencial que é retirado das plantas em junção com o álcool de cereais, que pode ser comprado em diversos lugares, entre eles estão as lojas especializadas que comercializam produtos para cosmética e perfumaria.
Como Fazer Aromatizantes De Ambiente Em Casa
Claro que esses aromatizantes de ambiente podem ser comprados prontos, mas nada melhor que fazer em casa e colocar no mesmo o toque pessoal, diferenciando-os totalmente daqueles que são fabricados em grande escala, e colocado nele a fragrância que mais agrada a você e a sua família, distribuindo-os por todos os ambientes da casa.
Para ajudar a vocês que pretendem deixar sua casa mais cheirosa, vamos mostrar coo fazer os aromatizadores, usando para isso três modelos diferentes, tanto do conteúdo quanto do frasco a ser usado.
Lembrando que tanto a essência utilizada quanto o frasco podem ser adquiridos facilmente nas lojas de artesanato e, da mesma forma as tulipas e varetas de madeira. Assim, cada um, a seu gosto pode comprar a essência que melhor lhe agrada.
Você tanto pode comprar os frascos quanto reciclar vidros de perfume e enfeitar do jeito que quiser, usando renda, laço, flores secas e tudo o mais. Aproveite as dicas e deixe sua casa sempre bonita e cheirosa.
Dicas Para Escolher a Fragrância Mais Adequada a Cada Ambiente
Para você conseguir escolher os aromas de acordo com o cômodo que serão colocados os aromatizadores, veja as dicas abaixo:
- No quarto: procure usar essências que tenham propriedade relaxante, especialmente a camomila, a lavanda e ainda a alfazema
- No banheiro: opte pelos aromas de alecrim ou eucalipto
- Na cozinha: prefira os cheiros cítricos, especialmente laranja, tangerina, e para os amantes de canela, essa também é uma opção bem considerável.
- Na sala: este é um ambiente que pede essências florais, como aquelas mais refrescantes ou como as de rosas, de Bambu, variando de acordo com o ambiente que você pretende gerar.
Aromatizador De Ambiente – Modelo I
Material Usado (faz uma porção aproximada de 100ml)
- 65 ml de Álcool Cereais
- 25 ml de essência, a sua escolha
- 10 ml de água limpa, preferencialmente mineral
- Palitos próprios para serem usados em aromatizadores ou aqueles próprios para churrasco
- Frasco de Plástico ou Vidro
- Recipiente de vidro para fazer a preparação do aromatizador de ambientes
- Uma tesoura com ponta
Passo a Passo
Comece o trabalho tirando a ponta afiada dos palitos de churrasco e faça com que os mesmos fiquem com o tamanho desejado (lembrando que o tamanho deve ser proporcional ao frasco).
Dica importante: Não mude a ordem dos produtos quando for preparar o aromatizador.
- Em uma vasilha de vidro ponha o tanto de essência que foi solicitado, e logo depois acrescente o álcool na medida e logo em seguida a água.
- Essa receita dá para fazer mais ou menos 100 ml do produto, por isso, caso queira mais, aumente as quantidades.
- Misture bem todo líquido usando um palito de madeira. Despeje a mistura diretamente no frasco escolhido e nela coloque os palitos, já cortados, de um lado, e, depois de um tempo vire-os para que possam exalar o aroma.
O ideal é que se coloque a essência preparada em um frasco bem atraente, enfeitado a seu gosto.
Aromatizador De Ambiente – Modelo II
Materiais Usados
- Um frasco para colocar o aromatizador e as varetas, que devem ser do tamanho adequado
- 25 ml de essência do aroma escolhido
- 50 ml de álcool feito a base de cereais
- 50 ml de água limpa
- um frasco limpo e seco e, de preferência esterilizado e com a tampa, para ser usada enquanto a mistura descansa.
Dentro do frasco com tampa, ponha o álcool, a água, e por ultimo coloque a essência escolhida, misturando tudo muito bem. Tampe o frasco e deixe a mistura descansar durante aproximadamente 07 dias, de preferência em lugar sem a presença de luz, e se quiser pode envolvê-lo com um papel escuro, para que seja mais seguro.
Depois de findo esse prazo, coloque um pouco da mistura no frasco que será usado como aromatizador, mais ou menos a quantia de 01 cm dentro do recipiente, ponha as varetas, aguarde até que absorvam a essência e depois inverta-as passando a parte umedecida para cima. Faça isso todas as vezes que quiser sentir mais o aroma no ambiente.
Aromatizador De Ambiente – Modelo III
Material Usado:
- 100 ml de água mineral
- 100 ml de álcool à base de cereais
- 50 ml de óleo essencial ou essência com o perfume que seja de sua escolha
- Um recipiente pequeno para descansar a mistura, que pode ser uma garrafinha de plástico
- Um medido de conta gotas
- Palitos de bambu ou palitos de churrasco
- Corante na cor escolhida, daqueles alimentícios, somente para colorir a mistura, sendo esse item opcional
- 1 bastonete de vidro para fazer a mistura dos ingredientes
Passo a Passo
Ponha o álcool e a água no local escolhido, junte o corante e mexa. Agora coloque as gotas da essência até que o aroma esteja do seu agrado, e mexa devagar.
Coloque a mistura em pequenos vidros com abertura estreita.
Mergulhe os palitos de madeira no líquido, deixe por alguns minutos e depois ponha a parte umedecida para cima, assim, o perfume se espalhará melhor.
Dicas Importantes:
- Quando a embalagem usada para o aromatizador for leve ou pequena demais, coloque no fundo da mesma algumas pedrinhas de aquário, para evitar acidentes.
- Quando tiver que levar seu aromatizador de um lugar para outro, ponha um pedaço de EVA na parte interna da tampa, para vedar possíveis derrames.