?> Como Evitar a Umidade das Paredes | Imóveis Cultura Mix

Como Evitar a Umidade das Paredes

 Um dos problemas mais comuns nas casas é a umidade. Ela pode surgir em diversos climas, mas em especial surge em climas frios ou na mudança entre tempo seco e chuvoso. E a umidade nas paredes não é um dos seus melhores amigos de uma casa ou apartamento, pois pode criar mofo e causar problemas de saúde. Pode deixar um mau cheiro também no ambiente, bem como deixar manchas escuras nas paredes e acabar com a sua pintura. Mas evitar é possível com pequenas medidas simples.

Mofo na Parede

Mofo na Parede

Uma parede úmida não deve ser ignorada, mas sim tratada. Com pequenas medidas é possível cuidar da sua casa para manter as paredes sempre bonitas. O primeiro passo para evitar a umidade é saber se você sofre deste mal em casa. Olhe nos cantos das paredes, no teto, atrás de armários e estantes. As manchas escuras vão surgir em locais os quais o sol não exerce seu calor com facilidade, por isso os locais escuros de sua casa ou escritório e quartos não usados são bons locais para a umidade se instalar. Depois de uma vistoria e encontrados os locais, é necessário partir para combater e evitar.

Cuidado Com o Encanamento de Sua Casa

Paredes úmidas de forma constante e molhadas podem ser sinais graves de problema em sua encanação. Para evitar tais problemas ou resolver, você vai precisar fazer uma longa investigação no local para saber quais canos estão com defeito e substituir. Os encanamentos antigos são mais propensos a apresentar problemas deste tipo, por isso os cuidados são importantes na manutenção anual ou ao menos a cada dois anos.

Se você estiver encontrando uma parede úmida próxima a uma torneira, o problema pode ser resolvido apenas com uma troca de encanamento local. Não é um serviço caro e pode ser feito por um encanador em menos de um dia. Você deve trocar tocos os canos com problema e fixar os vazamentos e em um dia ou dois a parede vai secar e seu problema está resolvido. Contudo, tenha certeza de qual seria o problema antes de quebrar a parede, ou a obra pode ficar cara e não surtir o efeito necessário.

Caso esteja tudo em ordem com seu encanamento, é hora de procurar nas casas ao lado, caso seu sistema de construção seja de casas conjugadas. Observe os apartamentos de cima ou de baixo e nas paredes dos vizinhos, pois o problema de infiltração pode não ser seu. Observe também encanamentos de fossa pública e prediais, pois você pode ter que pedir a outra pessoa para resolver o problema na sua casa.

Desumidificador de Ar Pode Ajudar em Quartos e Escritórios

Ambientes pequenos e fechados tendem a aumentar a umidade quando o clima esfria, e um desumificador é uma boa pedida para uso em sua casa ou escritório. Este equipamento já é bastante usado em estúdios fotográficos para retirar a umidade do equipamento e evitar mofo e conservar negativos, e são muito eficientes. São usados também em quartos de crianças com asma no inverno e podem ser usados para preservar sua parede.

Você não precisa usar o aparelho o dia, apenas a noite já é uma boa pedida. A temperatura baixa mais no período noturno e pode ser uma boa pedida usar o aparelho pelas oito horas de sono, o que vai ajudar a melhorar a qualidade do seu ar enquanto dorme. Contudo, vale lembrar que seus custos com energia podem aumentar significativamente com o uso do aparelho, que pode custar mais de R$ 1 mil.

O aparelho resolve o problema de umidade, mas em caso desta ser em grande escala você pode precisar de mais reforços ou abrir saídas de ar para que o sol entre durante o dia. Ele age como um paliativo bem eficiente, mas pode não resolver o problema em caso de cidades muito úmidas.

Sílica Gel Para Passar nas Paredes

Outro truque para retirar umidade e evitar mofo é o uso da sílica gel. O produto é usado em hospitais e por isso é vendido em lojas de produtos médicos, sendo bem eficiente para evitar mofo em paredes e acessórios como bolsas e sapatos. Algumas marcas já colocam um saquinho de sílica gel, você pode notar ao comprar bolsas novas.

O produto vem em pasta e você deve aplicar na parede a cada 30 dias, tempo de duração. Use uma espátula para não ter contato com o produto, apesar dele não ser toxico. Saquinhos podem ser colocados nos cantos do armário para evitar o mofo de forma mais eficiente, podendo usar o mesmo truque entre suas roupas no período de inverno para evitar mofo. Quando mais, melhor, mas sempre lembrando de trocar.

Cal Com Cola é um Ótimo Truque Para Evitar Umidade em Paredes

Em cidades muito úmidas, os construtores costumam usar um truque antigo, mas bem eficiente: uma mistura de cal com cola branca. Prepare o cal(vendido em armazéns de construção) como prepararia de costume, com água e deixando bem grosso. Depois acrescente bastante cola branca, misture e antes de aplicar argamassa na sua parede você deve passar uma mão de seu novo líquido para ter uma parede sem úmida. A mistura evita que se formem manchas na parede e se crie mofo.

O cal por si só já absorve bastante a umidade e é um costume antigo usar um copo com um pouco de cal dentro de armários para evitar o mofo. Em pinturas de parede, você pode experimentar pintar uma camada com cal para posteriormente pintar com tinta tradicional. Esta solução pode ser bem eficiente.

Troque os Móveis de Lugar Eventualmente

Em cidades muito úmidas, paredes que não recebem vento e sol direto por conta de móveis podem ficar úmidas. Uma solução para isso é bem simples: movimentar um pouco os móveis. Não precisa ser permanente. Você pode por dois dias mudar sua estante ou guarda roupa de lugar para que a parede receba um pouco de sol e evite-se surgir a umidade.

Caso você não tenha como movimentar os móveis, experimente afastá-los por algumas horas da parede, principalmente nos dias de sol. Deixe um espaço de ao menos vinte centímetros de distância e, caso seja possível, tente não usar os móveis encostados sempre na parede. Dê um espaço para a sua parede receber vendo e luz solar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *