Como Escolher um Lugar para Morar

Essa pergunta vem imediatamente na cabeça de uma pessoa que está procurando casa ou para comprar ou para alugar, quando ela não tem uma preferência ou quando o seu bairro preferido  está acima do orçamento. Como escolher um lugar para morar? Uma experiência anterior negativa também é um bom motivo para uma posterior preocupação. Na verdade, se colocar essa pergunta não é uma preocupação exagerada, pelo contrário, quanto maior as “exigências”, maior as chances de achar o seu lugar ideal para morar.

Quando se pensa em escolher um lugar para morar, em primeiro lugar, se deve levar em consideração imediatamente, se é uma escolha definitiva, imóvel comprado ou uma situação momentânea, imóvel alugado. Para cada uma dessas decisões existe um modo melhor para escolher um lugar para morar.

Apartamento ou Casa Alugados: Como Escolher Onde Alugar

Vamos começar pelo imóvel alugado, aquele que a única certeza que você tem quando assina o contrato é que deverá viver no mínimo 30 meses ( contrato mínimo). A renovação, nesse caso, pode depender de quem aluga ou de quem alugou. Alguns pontos da lei permitem que depois desse período o proprietário peça o imóvel de volta, assim como, o inquilino está livre para devolvê-lo depois dos 30 meses.

Mesmo não sendo uma situação definitiva é melhor levar em consideração alguns itens antes de escolher o imóvel alugado. Veja a lista de algumas coisas que vão te ajudar a escolher melhor um lugar para morar!

http://www.youtube.com/watch?v=IZZWSR–Zd4&feature=pyv

1- Antes mesmo de procurar um imóvel, determine a zona, o bairro e em seguida, as ruas. Faça uma visita aos bairros que na sua opinião são bons e que estão ao seu alcance financeiro. Anote o nome das melhores ruas levando em consideração: se é próxima do ponto de transportes públicos, quem tem filhos deve procurar se existe uma boa escola na vizinhança, é importante que tenha um supermercado ou pelo menos um mercadinho para emergências, em grandes cidades leve em consideração que as ruas não sejam perto de favelas, descarte ruas com casas na beira do rio ou próximo a barrancos, melhor ainda se tiver farmácia e banco por perto e por último, considere a distância do trabalho.

2- Uma vez que você já sabe quais são as melhores zonas e ruas, comece a procurar apartamento exatamente naqueles endereços.

3- O fato da zona e da rua serem perfeitas não quer dizer que serve qualquer apartamento. Leve em consideração, principalmente, que não sendo de propriedade, qualquer reforma que tenha que ser feita será perda de dinheiro.

Como Escolher um Lugar para Morar

Como Escolher um Lugar para Morar

4- Comece analisando as despesas, no caso de apartamento principalmente, fique de olho no valor do condomínio.

5- Na hora da visita observe atentamente piso, acabamento, se existe infiltração, porque uma vez alugado será difícil convencer a imobiliária de consertar qualquer coisa. Se isso já não estiver escrito no contrato.

 

6- Os vizinhos fazem uma grande diferença quando se está escolhendo um lugar para morar. É claro que em uma única visita fica difícil saber como são, mas bata um papinho com o porteiro, ele sempre sabe dizer quem mora naquele andar.

Apartamento ou Casa Própria: Como Escolher Onde Comprar

Quando se trata de uma de compra de imóvel, o cuidado tem que ser redobrado, porque, na maioria dos casos, será um imóvel para vida toda. Por isso, atenção nos detalhes, que listamos agora para escolher um bom lugar para morar.

1- Veja as suas necessidades: qual a proximidade com o seu local de trabalho, o transporte público do local, se tiver um parque melhor, assim como supermercado, banco e farmácia na zona são de extrema importância, para quem gosta de atividades físicas vale a pena procurar saber quais são as academias vizinhas.

2- Coloque essas necessidades no papel em ordem de importância para você e sua família e escolha o lugar para morar que atenda o maior número delas.

3- Quando se encontra o bairro perfeito para morar, aí sim, é a hora de procurar o imóvel. Siga duas etapas: localização e dentro do imóvel.

4- A localização do imóvel é muito importante, em um mesmo bairro você pode encontrar uma casa bem localizada e outra mal localizada. Leve em consideração o asfalto, se é uma rua muito movimentada dia e noite (neste caso é melhor optar por um imóvel interno para evitar o barulho), se tem uma obra que não termina nunca muito próxima e iluminação. No caso da compra, visite o imóvel mais de uma vez em horários diferentes do dia.

5- Ainda falando na parte externa, mas já do prédio escolhido. Certifique-se do estado da fachada, das escadas, dos elevadores e principalmente se é um local seguro.

6- Agora sim, se rua e prédio estão perfeitos, você já pode pensar na parte interna do apartamento. Confira esses itens: piso, entrada social e de serviço, eletricidade, gás, parte hidráulica, entrada de luz natural nos cômodos, estado das janelas. No caso de um prédio: valor do condomínio, regras do mesmo, o que oferece, quantidade de funcionários. E claro, é sempre bom tentar saber um pouco mais sobre a sua vizinhança.

7- Para quem está escolhendo um lugar para morar e vai somente fazer a mudança, isto é, já tem tudo e vai levar de uma casa para outra, os espaços devem ser suficientes. Neste caso, tire a medida de todos os cômodos para ter certeza de que seus móveis caberão.

8- Se você está comprando um imóvel e pensa em comprar tudo novo, pense somente se os espaços atendem as suas exigências, neste caso é mais fácil.

9- Se o imóvel em questão é um imóvel novo, na planta, e você está apenas vendo um desenho, redobre a atenção e pensa uma consultoria de um arquiteto. É muito comum que as construtoras te apresentem uma planta com um determinado tamanho não levando em consideração as paredes. Depois é aquela surpresa quando você se depara com um imóvel menor. Um arquiteto saberá exatamente o que perguntar e terá condições de te informar qual o tamanho exato da casa que está sendo comprada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *