?> Como Escolher Os Alimentos Na Feira Livre | Imóveis Cultura Mix

Como Escolher Os Alimentos Na Feira Livre

A feira livre é uma das melhores formas de fazer a feira de alimentos. Produtos frescos, muitas vezes sem agrotóxicos e mais baratos que no supermercado. Contudo, tanta naturalidade na escolha, sem embalagens requer alguns cuidados na hora da compra para não levar algo que não será consumido.

Como Escolher Os Alimentos Na Feira Livre

Como Escolher Os Alimentos Na Feira Livre

Não existe muito segredo de como levar alimentos da feira livre, mas todo cuidado é pouco. Algumas frutas possuem o mesmo aspecto quando maduras ou verdes e olhar pequenos detalhes pode ser importantes. Veja alguns truques para usar na sua próxima visita a feira a seguir.

Conheça Os Tipos De Frutas e Verduras

Você sabia que existem mais de 10 tipos de laranjas? São todas laranjas, claro, mas algumas mais doces, outras não servem para suco e assim por diante. Você pode ir provando uma por uma ou dar uma olhadinha Internet pelas fotos e saber qual você deseja. Veja qual é mais doce, mais salgada. Faça isso com todas as frutas ou pergunte ao vendedor. Alguns são bem bacanas e explicam e até te deixam experimentar.

A Casca é Seu Melhor Indicativo, Mas Pode Pregar Pegadinhas

A regra geral diz: casca verde para fruta verde, casca colorida para fruta madura e manchas pretas ou casca preta é porque ela já passou do tempo. Funciona bem com laranjas, bananas, tomates, maça, mas em alguns casos como pêra, cenoura, pimentão e melancia, não vai adiantar nada olhar a cor da casca, pois esta já é verde naturalmente. O que fazer então?

A Casca é Seu Melhor Indicativo, Mas Pode Pregar Pegadinhas

A Casca é Seu Melhor Indicativo, Mas Pode Pregar Pegadinhas

Apalpe de leve a fruta. Algumas frutas molinhas por dentro já estão prontas para consumo imediato e se tiverem moles demais é sinal de já terem passado do prazo. Uma laranja amarela está madura, mas se notar com a ponta dos dedos muito líquido no interior é sinal de que não dá para levar a menos que vá consumir no mesmo dia. Em cascas duras como melão e melancia balance um pouco. Se conseguir ouvir o líquido no interior é sinal de amadurecimento em excesso, se tiver tudo durinho e casca com bom aspecto pode levar.

Líquido escorrendo de algumas frutas e verduras é sinal de deixar ela para trás também. Se você encontrar um abacaxi saindo um pouco de liquido, molhadinho, ele está maduro. O mesmo vale com melão, laranja. A banana com tem casca dura vai no toque: se ela tiver muito mole por dentro é sinal de estar extremamente madura e exige um consumo rápido. Nada de apertar com força, só o essencial. Com as uvas, quando a casca ainda está dura e brilhante é sinal de boa para consumo em poucos dias. Muito dura é porque deve aguardar um pouco e muito mole é por estar já no fim de sua vida para consumo.

Comprando Carnes e Peixes Na Feira

Como os preços são bem em conta em uma feira livre de tais itens, a empolgação deve ficar para trás. Chame seu lado racional para avaliar tais alimentos. Observe a conservação, como está guardado e o aspecto da carne. Você pode não tocar mas peça para dar uma olhada de perto se não há insetos ou larvas, sinal de apodrecimento da carne. Esta está imprópria para consumo.

Com os peixes a mesma coisa, mas com muito mais cuidado porque o peixe suporta bem menos temperaturas de calor. Se este estava exposto ao sol na feira, sem qualquer proteção, melhor deixar de lado. Ele pode ter um bom aspecto mas seu interior vai apodrecer rápido. Se ele estiver congelado, leve por último para permanecer no gelo o maior tempo possível ou vai estragar. Principalmente se você morar longe da feira a qual está fazendo compras.

Evite Congelados

Em uma feira livre você vai encontrar de tudo e com preços tão bacanas que vai ser difícil resistir. Mas resista, principalmente se forem congelados. Eles estarão expostos ao sol e, a menos que estejam em um freezer, correm grandes chances de estarem estragados. Leite, iogurte, doces, queijos e sobremesas são melhores em supermercado mesmo. Você pode pagar mais caro mas vai diminuir os ricos de uma infecção por ingerir alimento contaminado.

Chegou Da Feira, Lave Tudo

Muitas pessoas esquecem que existem pessoas, muitas mãos, ambiente aberto e com isso muitas bactérias rondando os alimentos comprados na feira livre. Todo cuidado é pouco e colocar na geladeira sem lavar é levar tais bactérias para um ambiente o qual elas podem se proliferar e assim contaminar mais alimentos.

Para lavar os alimentos recém-chegados da feira você precisa apenas de sabão neutro, uma esponja e água corrente. Pessoas mais velhas vão dar receitas de deixar em banho na água sanitária, passar álcool e outros produtos mas nenhum método é tão eficiente como o bom e velho sabão neutro. Use uma esponja própria para suas frutas e verduras e guarde para usar depois. A cada vinte dias troque por uma esponja nova.

Como Guardar Os Alimentos Chegados Da Feira

Infelizmente, cada alimento possui seu prazo de amadurecimento, podendo ser mais longo ou mais curto que os demais. Logo, todos os itens precisam estar separados. Os mais maduros devem ficar mais visíveis, nas prateleiras de cima para consumo rápido. Os ainda verdes e com longo período de amadurecimento ainda podem ficar fora da geladeira ou nas prateleiras de baixo, aguardando a hora de consumo tardio.

Lembre-se que cada alimento possui um cheiro e este pode ser absorvido pelos outros. Por isso é bacana guardar suas frutas e verduras em sacos limpos separados, um para cada alimento sempre em quantidades pequenas e bem fechados. Algumas verduras transmitem aroma forte e frutas o absorvem facilmente, por isso nada de jogar tudo na gaveta de verduras da geladeira. Separe o que for possível.

Coloque na geladeira apenas os itens para consumo rápido, que precisam do frio. As frutas frescas e ainda verdes podem ficar em uma fruteira no lado externo da cozinha. É mais bacana porque permite o consumo semi fresco do produto, sem perder nem as vitaminas e nem o sabor por estar no frio do congelado, o que pode acontecer com frequência. Principalmente com as frutas para se comer com casta como maça e pêra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *