Você já deve ter notado que não serve qualquer travesseiro para ter uma boa noite de sono. Não adianta escolher o melhor colchão, ter o melhor clima no quarto e depois dormir com o travesseiro errado. Ele também tem que ser escolhido de forma correta, para proporcionar uma ótima noite de sono e nada de pesadelo. Aliás, conseguir descansar durante a noite é o que garante um dia mais tranquilo e que fica mais fácil de realizar as tarefas. Uma noite de sono mal dormida representa um dia cansativo, daqueles que contamos as horas para chegar ao fim.
E o travesseiro, podem acreditar, é fundamental para que o corpo consiga relaxar. Quando não é escolhido de maneira correta pode causar dores na coluna, quando são muito altos, enquanto os muito baixos, provocam dores no pescoço, por exemplo. E não é só isso, aqueles muito duros podem machucar até mesmo a cabeça, causar desconforto nas orelhas. E dormir sem travesseiro, nem pensar, é criar problemas de desvio na coluna na certa.
Segundo os especialistas, o correto é dormir com dois travesseiros, deitando-se de lado com um travesseiro embaixo da cabeça e o outro entre as pernas. Porém, como já tinha sido dito, ambos devem ser de qualidade, principalmente, aquele que fica embaixo da cabeça.
Veja os Tipos de Travesseiro Disponíveis nas Lojas
- Nasa: esse é um tipo de travesseiro feito com um material que apesar de ser aconselhado pelos médicos, não agrada muita gente, as pessoas não conseguem se adaptar. O travesseiro Nasa é feito com uma espuma chamada de viscoelástica, que tem como diferencial, o fato que se molda ao corpo. Porém, logo assim que se apoia a cabeça, é necessário esperar alguns segundos para que a espuma se estabilize. É neste ponto, que algumas pessoas não se sentem confortável com o produto.
- Pena de ganso: a pena de ganso pode parecer, podemos dizer que é confortável, porém, para a coluna pode criar um grande problema. Isso acontece porque o enchimento, as penas de ganso, cedem ao peso da cabeça, resultando num buraco no travesseiro. Dessa forma a coluna não fica bem acomodada e o resultado podem ser dores e problemas futuros de postura.
- Natural de látex: a primeira vantagem desse material é que é lavável e isso já é ótimo pensando nas bactérias que podem ser acomodar no travesseiro. E não é só isso, que conta ao favor desse tipo de material, que possui milhares de furos que permitem um canal de circulação de ar interno, deixando o travesseiro sempre fresco.
- Fresh de espuma de poliuterano: esse tipo de travesseiro possui células abertas que permitem a circulação do ar e isso garante que esteja sempre com a temperatura abaixo daquela do nosso corpo, dando a sensação de frescor. Assim como o natural látex, ele é lavável.
- Flocos de espuma: de todos os tipos de travesseiros que estamos apresentando aqui é o mais barato. Tem como desvantagem que não é antialérgico e com o tempo de uso vai se compactando, por isso, é aconselhável trocá-lo a cada 2 anos. Normalmente, os outros modelos, feitos em outros materiais, devem ser substituídos a cada 5 anos.
- Contour pillow: ele tem o formato anatômico, mas não serve para qualquer pessoa. É preciso experimentá-lo antes de comprar para saber se é adequado ao seu corpo.
Além do Bom Travesseiro, Deite-se do Modo Correto
Já deu para perceber que garantir uma boa noite de sono significa observar não só uma coisa, mas um conjunto delas. E não tem a mais ou menos importante, só somanto tudo que dá para “dormir com os anjos”. E entre outras coisas, está o modo correto de deitar-se na cama. Veja as dicas!
Existe um Modo Correto e vários Errados, vamos Começar pelo Certo:
- Você deve deitar-se de lado com os joelhos um pouco dobrados e com um travesseiro fino entre as pernas, isso serve para alinhar a coluna. O travesseiro correto deve ser aquele que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço,quando você apoia a cabeça.
Veja como NÃO é Correto Deitar:
- De costas: não é o modo correto de deitar porque pode provocar problemas na lombar resultando em dores na coluna.
- De bruços: É uma outra posição de dormir que pode causar problemas na lombar e em consequência dores no pescoço.
- Usando travesseiro muito alto: é errado e acaba causando dores na nuca e no pescoço.
- Usando travesseiro muito baixo: é errado e acaba causando dores na nuca e coloca a coluna desalinhada.
Fique Atento a Higiene dos Travesseiros
Não é só escolher o travesseiro certo e pronto, essa é a parte importante para manter saudável a nossa coluna e evitar dores musculares aqui e ali, porém, é necessário ficar de olho na higiene também.
As dicas de higiene de cada travesseiro são descritas na embalagem, os especialistas aconselham ler com atenção.Até porque é um modo de conservá-los dentro do prazo que eles foram fabricados para durar. Porém, alguns cuidados, servem para qualquer tipo de travesseiro. Veja quais são!
- Um erro muito comum que as pessoas, em geral, cometem é aquele de colocar o travesseiro no sol. E os especialistas explicam porque: o travesseiro é cheio de resíduos que já ajudam a proliferação de fungos, bactérias e ácaros, que são, a gordura e as secreções da cabeça, assim como os resíduos de pele. Uma vez colocado em exposição a temperatura mais alta, essas bactérias e companhia se proliferam ainda mais rápido.
- Para secar o travesseiro de forma correta, ele deve ser colocado exposto ao vento e a luz do sol indireta.
- Se o seu travesseiro não vem assinalado na embalagem lavável, nem pense em colocá-lo embaixo da água. Se ele não tem essa característica, tentar lavá-lo será com certeza destruir por completo o enchimento ou danificá-lo, deixando inutilizável.
- Não esqueça que os travesseiros não devem ser usados por toda a vida, por uma questão de higiene e porque podem torna-se nocivos para a coluna, o corpo, porque vão ficando deformados.