Qualquer pessoa, independente da cor, da condição financeira ou do sexo, passa grande parte da sua vida dormindo, isso é fato. Por isso, o colchão é um dos artigos mais importantes que podemos ter em nossas vidas, então, deve ter qualidade, senão nosso sono e o descanso não serão dos melhores.
O ato de dormir profundamente leva a diversos tipos de estímulos, especialmente relacionados à saúde do corpo e da mente. Por mais que o corpo tente, nada fará efeito se sua cama e seu colchão não forem confortáveis. Para sorte de todos nós, que praticamente hibernamos ao longo de nossas vidas, os colchões e travesseiros passam por evoluções tecnológicas a cada ano.
Anteriormente, eles eram feitos a partir de algodão colhido na hora e ainda uma mistura de crina de animal, mola, palha e tudo o mais. Atualmente, são produzidos especialmente visando à saúde e o bom sono de cada um, com alinhamento capaz de deixar a coluna certinha, sem grumos ou ondulações em sua superfície.
No que Prestar Atenção Quando for Comprar um Colchão:
Espessura:
A espessura do colchão é tremendamente importante, pois está diretamente relacionada ao peso que irá suportar. Por isso, não adianta ir até a loja e optar por um colchão fino e depois reclamar que está tendo dor nas costas. O ideal é sempre respeitar a densidade e as informações fornecidas pelo fabricante, sendo que o mínimo respeitado por um adulto é de quinze centímetros para se ter uma noite confortável.
Cama:
O modelo da cama é indiferente, pode ser aquele que você achar mais bonito, que combine mais com seu quarto. No entanto, a altura que ela deve ter do chão é de aproximadamente 30 centímetros, para que ocorra a ventilação necessária.
Box ou Estrado:
As camas Box são a grande sensação do momento, todas querem uma e nem se preocupam em saber quais seus prós ou contras. Claro que os modelos Box são muito mais confortáveis, bonitos e não fazem barulho algum, o que permite até que crianças pulem sobre ele, porém, têm um contra clássico, não permitem a ventilação do colchão, coisa que é comum nas camas com estrados.
Tipos de Colchão
Espuma:
É o mais comum e há diversos modelos, desde os mais firmes e duros até os mais macios. Comprar este ou aquele depende do gosto de cada um, sendo que os mais firmes são mais indicados para aquelas pessoas com problemas de coluna, pois ficam com a coluna mais ereta. Para mantê-los sempre bonitos é necessário que estejam sempre secos e que a cada cinco anos sejam substituídos por novos.
Mola:
São tão eficientes quanto os de espuma, porém, possuem a estrutura formada por uma grande quantidade de fios em aço inox, o que varia em cada um é o formato das molas que podem ser cônico, cilíndrico ou bicônico, a durabilidade é, em média, a mesma dos de espuma, ou seja, cinco anos.
Látex:
São meio desconhecidos do grande público, sendo fabricados a partir da borracha e, por isso, são extremamente maleáveis ao formato do corpo, se moldando ao mesmo cada vez em que são usados. No entanto, o formato original é plenamente restabelecido sem nenhuma resistência, logo depois de ser liberado do peso corporal.
Alternativos:
São todos aqueles compostos a partir de materiais que não estão mencionados nos itens acima, como aqueles de água, ar e que são destinados a pacientes com restrições médicas, especialmente aqueles que devem ficar por demasiado tempo deitados.
Termos Usados pelos Fabricantes e Vendedores de Colchão
Compensado:
Madeira usada na confecção de camas, também encontrada nos modelos Box.
Bonnel:
Sistema usado em colchão de molas mais tradicional e antigo contendo fios de aço.
Densidade:
A capacidade de peso que a espuma pode suportar.
Dupla Densidade:
Faz referência à aqueles colchões que possuem dois lados que podem ser usados e um dos lados tem densidade diferente do outro, sendo um mais firme que o anterior.
Double side:
Termo relacionado aos colchões que podem ser usados nos dois lados sem problemas.
Jacquard:
É o nome de um tecido usado com frequência para revestir fronhas, travesseiros e lençóis.
Pocket:
São os tipos de mola utilizadas nos colchões, ensacadas individualmente e quase sempre são vendidas como se fosse o top de linha, mas não o são, já que estão no mercado deste 1976.
Poliframe:
Espécie de suporte feito em espuma, usado especialmente em colchões de mola.
Como Cuidar dos Colchões para que Durem mais
– Procure, sempre que possível, virar o colchão ao menos uma vez por mês e quando for fazê-lo, inverta a parte dos pés na cabeça e vice-versa.
– A troca dos colchões usados em casa deve ser feita de acordo com as normas do fabricante e do material usado em cada um, geralmente deve ser substituído a cada dez anos.
– Da mesma forma, os travesseiros devem ser trocados, por serem também importantes para um sono tranquilo e reconfortante, porém, no máximo de dois em dois anos.
– Caso ocorra de molhar o colchão ou o travesseiro, não o exponha ao sol. Desta forma, os micro-organismos irão se proliferar. Tente secar com a ajuda de uma toalha ou um ventilador.
– Compre capas impermeáveis, tanto para o travesseiro quanto para o colchão, e de preferência também com sistema antiácaro, para prevenir possíveis doenças respiratórias.
Dicas para Comprar o Modelo Certo de Colchão
– Compre sempre levando em consideração o peso e a altura de quem vai usar o colchão, e, caso seja de casal, leve em conta o maior peso.
– Caso você seja daquelas pessoas que se mexem demais durante a noite, prefira colchões com estrutura mais firme, que não saiam do lugar com facilidade.
Colchão Certo Evita Problemas
– Quando chegar à loja consulte um vendedor especializado e não tema em experimentar todos os modelos quantas vezes for necessário, para isso, deite quantas vezes for preciso e fique um tempo maior, alguns minutos. Somente desta maneira será possível encontrar o modelo ideal.
Teste do inmetro de colchões Fantástico
– Lembre-se, um colchão não pode ser duro e nem mole demais, deve ter a consistência ideal para alinhar a coluna e relaxar os músculos.