?> Como Escolher Frutas, Legumes e Verduras na Feira | Imóveis Cultura Mix

Como Escolher Frutas, Legumes e Verduras na Feira

Muitas pessoas, homens e mulheres, enfrentam problemas na hora de escolher frutas, legumes e verduras na feira. O mesmo “drama” pode se repetir também no supermercado. Porém, algumas dicas podem ser a solução para o problema. Sendo que essas “regras” podem ser úteis tanto para quem prefere fazer a feira de rua quanto para quem compra frutas, verduras e legumes no supermercado. Como por exemplo, qualquer um dos itens que tenha algum pontinho preto, rachaduras ou machucados. Não importa se maior ou menor, esses são sinônimos de que o produto não é fresco e pode até mesmo causar algum tipo de contaminação.

Outra dica dos nutricionistas, de maneira geral, é que o consumidor não deve comprar produtos que estejam brotando. É bem normal encontrar cebolas e batatas com os brotos, mas que isso sirva de alerta para dizer que se trata de um alimento velho.

O Tamanho das Frutas, Verduras e Legumes Também Devem ser Levados em Consideração

A tendência, talvez um impulso de guloso, é pegar as frutas, verduras e legumes do maior tamanho, mas segundo os nutricionistas, não é a melhor opção. Segundo eles, devemos sempre optar pelos alimentos menores. Eles dizem que frutas, verduras e legumes muito grandes precisaram de mais agrotóxico para chegar aquele tamanho.

Sem falar que o sabor em um alimento pequeno é mais gostoso porque está mais concentrado.

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher os produtos na feira é se aquela banca está seguindo as regras de higiene. O mesmo cuidado deve se repetir caso a compra seja feita no hortifrúti ou no supermercado.

Porém, a tendência é encontrar na feira sempre os produtos de melhor qualidade, com melhor preço e mais gostosos do que aqueles vendidos no supermercado.

Observando Para Comprar Boas Frutas, Legumes e Verduras

A observação é essencial para se fazer uma boa compra de legumes, verduras e frutas na feira. E claro, algumas dicas e “regras” ajudam a identificar os alimentos que valem a pena ser levados para casa. Vale ressaltar que chegar cedo na feira é uma boa pedida para levar para casa o que tem de melhor. É bem verdade também que o preço depois de certo horário é bem inferior ao daquele do início da feira. Pense e veja o que é melhor para você.

Dicas Para Escolher Algumas Frutas, Legumes e Verduras

1- Vamos começar falando da batata que é muito consumida no Brasil. Batata frita, cozida, feita no forno, na maionese, enfim, o que não faltam são receitas. E na hora de escolher para garantir os pratos mais saborosos tem que levar para casa a melhor batata. Por isso, observe três detalhes: o primeiro é a regra básica que falamos lá no início, sem manchas e machucados; não compre batatas com brotos e também não leve para casa aquelas com a casca com tom esverdeado.

2- Agora vamos falar de uma fruta deliciosa, o abacaxi. O segredo na hora da escolha está na “coroa” da fruta. Puxe-a bem no meio para cima, se sair um folha é porque está maduro. Outra dica é observar se a casca está mais lisinha. Se estiver é sinal de que o abacaxi está mais doce.

4- A cebola também não falta na casa brasileira. É um dos principais temperos que usamos e para quase tudo. E por isso está sempre em falta na nossa dispensa. Na hora de comprar a cebola use a mesma regra que já foi dita antes, não compre com brotos em crescimento. Outro detalhe que pode ajudar na boa compra é sentir para ver se tem cheiro forte, se tiver, não compre porque a cebola pode estar começando a apodrecer.

5- Brócolis ou couve o método na hora de escolher é o mesmo e sem segredos. Na hora que for comprar não leve para a casa aqueles que estiverem com folhas ou flores amareladas ou esbranquiçadas.

6- Melancia e melão são duas frutas que podem ser compradas abertas e neste caso, dá para olhar bem a cara e perceber se está boa ou não. Mesmo assim não é garantia que estará doce. Porém, se estiver inteira a fruta fica mais difícil “avaliar”, neste caso, a recomendação é apertar o lado contrário do cabinho e observar se está macia, se estiver é porque está boa.

7- Limão, laranja e berinjela precisam ter a casca lisa, quanto mais lisa e mais brilhosa significa que está mais fresca e no caso das frutas, que tem mais suco.

8- O maracujá vai precisar de uma chacoalhada para perceber se está bom ou não. Observe se estiver muito leve é porque renderá pouco suco. E outra dica é preferir a fruta menor e que seja mais enrugada. Isso significa que tem mais poupa.

9- Morango e tomate ambos vermelhos e outra coisa em comum é que os dois são colhidos verdes e só depois amadurecem. Por isso quanto eles ainda tem uma tonalidade verde podem estar cítricos. Outra dica é não comprar nem tomate e nem morango com alguma parte murcha, significa que está velho.

10- As uvas fazem parte das frutas que não amadurecem no pé, mesmo assim, elas têm o tempo certo para serem colhidas e quando esse não é respeitado, não ficam doces como deveriam ficar. A que foi colhida antes da hora costuma ter uma tonalidade esbranquiçada.

11- Outra fruta que faz muito sucesso na mesa do brasileiro é a banana e a dica para comprar sem errar é escolher sempre as mais gordinhas e menores, essas serão ricas em nutrientes. Não tem problema se a fruta estiver verde, fora da geladeira ela amadurece rapidamente.

12- Cenoura e quiabo apesar de não serem parecidos tem uma coisa em comum, muito grandes podem estar duros. Tente quebrar a ponta, se conseguir fazer com facilidade é porque é fresco. Murchos nem pensar, estão velhos.

13- Algumas frutas o tamanho ideal na hora de comprar pode ser médio ou pequeno, regra que se adapta bem a beterraba. As grandes tem grande possibilidade de estar endurecida por dentro.

14- É bem possível que você se sinta atraída por um abacate com a casca brilhantes e clara, porém, isso não é um bom sinal, significa que eles foram retirados da árvore antes do tempo certo. Prefira o  de casca fosca.

15- Uma vez fora do pé os limões não amadurecem mais, por isso, compre-os já maduros. O limão que estiver com a casca mais brilhante e bem lisinha terá mais suco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *