?> Como Escolher Carne, Peixe e Frango | Imóveis Cultura Mix

Como Escolher Carne, Peixe e Frango

Uma das melhores coisas da vida é poder cozinhar aquele prato cheio de sabor para degustar com as pessoas queridas. Seja carne, peixe ou frango os pratos podem ficar bem mais saborosos e com uma textura muito mais agradável quando a matéria-prima é bem escolhida. O preparo dos seus pratos começa no supermercado e não na cozinha, isso porque a escolha de cada um dos ingredientes influencia no bom resultado.

Um peixe que não está fresco assim como um bife mal conservado podem fazer com que o sabor final do prato seja bem prejudicado. É importante destacar que o consumo de qualquer tipo de carne que esteja mal conservada é prejudicial não somente para o paladar como também pode causar infecção alimentar ou problemas intestinais.

Para não passar por nenhuma situação desagradável com os alimentos é necessário ficar bem atento a apresentação do mesmo antes de colocar no seu carrinho de compra. Confira abaixo algumas dicas de cuidados importantes para escolher carnes corretamente nos supermercados e açougues.

Dicas de Como Escolher Peixe

Aparência do Peixe

Uma das primeiras coisas que um consumidor atento deve observar na hora de escolher carnes no supermercado é a aparência da mesma. Quando estamos falando de peixe esse quesito é fundamental. Um peixe fresco é aquele que parece ser um peixe vivo, ou seja, cujos olhos estão brilhantes com pupilas escuras e íris branca ou amarelada. Observe ainda as brânquias que devem estar vermelhas ou rosadas, também devem estar úmidas.

Maneira de Acondicionamento

Outro ponto importante é a maneira como esse peixe se encontra acondicionado no supermercado. Evite escolher aquele que está sobre os outros, pois nesse caso o peixe não está tendo contato com o gelo e sim com outro peixe que está embaixo. No caso dos peixes em bandejas é necessário verificar se tem água embaixo, a água é um indicativo de que o peixe foi mal acondicionado.

Verifique a Consistência

Em relação a consistência, o bom peixe é aquele que se mantém firme e resistente. O fato de o corpo estar rígido significa que ele morreu a pouco tempo. Contudo, fique atento se ele está duro, pois um peixe muito duro é aquele que foi congelado e não é fresco.

Tem um teste que o consumidor pode fazer para verificar se o peixe está bom, basta tentar dobrar o corpo do mesmo. Quando após algumas tentativas não se consegue dobrar o corpo do peixe quer dizer que ele foi congelado e dessa forma não está fresco. Olhe ainda o ventre do peixe que precisa estar sem nenhum sinal de inchaço ou de que foi murchado.

Odor

O odor é outra ferramenta para fazer uma boa escolha de peixe, mesmo aqueles de água doce precisam exalar um aroma de mar. Nunca compre peixes que apresentam um cheiro forte em especial quando o odor vem da sua barriga. Depois de algum tempo os restos de comida que estão no interior do sistema digestivo do peixe passam por deterioração o que causa esse mau cheiro.

Dicas de Como Escolher o Frango

Aparência do Frango

Observe a cor do frango que deve ser de um amarelo pálido com um ligeiro toque rosado.

Como Está Embalado

Jamais compre frango congelado em embalagens com danos, com água, gelo ou mesmo sangue. A embalagem deve estar intacta e bem conservada.

Verifique a Consistência

Em relação a consistência o frango deve ter uma carne firme e elástica que esteja com boa adesão aos ossos. Não leve para casa um frango cuja carne esteja mole ou com aspecto pegajoso.

Dicas de Como Escolher Carne Vermelha

Aparência da Carne Vermelha

Observe bem a carne vermelha antes de comprar, pois a sua aparência diz muito a respeito da sua qualidade. De início a carne deve ser brilhante e não ter manchas escuras ou com tom esverdeado. A gordura presente nessa carne precisa ser de uma cor amarelo-clara (um tom parecido com aquele da manteiga) para estar em boas condições.

As carnes que são embaladas à vácuo podem apresentar uma cor amarronzada, isso é bem normal. Essa mudança de cor é causada pela falta de oxigênio. Ao abrir essa embalagem a cor da carne se recuperar em alguns minutos.

Como Está Embalado

As embalagens de bandeja não podem ter excesso de sangue, se a embalagem estiver pingando sangue não leve para casa.

Verifique a Consistência

A consistência da carne vermelha deve ser firme e elástica.

Dicas de Como Escolher Embutidos

Aparência dos Embutidos

Nunca compre embutidos que tenham coloração alterada, isso é sinal de que estão inapropriados para consumo.

Como Está Embalado

Não compre embutidos que tenham dentro da sua embalagem original líquidos ou ar, pois isso significa que não estão apropriados para serem consumidos.

Verifique a Consistência

A consistência correta dos embutidos é firme e devem ter aderência à embalagem original.

Atenção

O consumidor deve ter uma atenção especial na hora de comprar presuntos, salsichas, salames e outros produtos que sejam comercializados já fatiados. Em geral os produtos mais velhos acabam ficando embaixo dos mais novos e assim pode ser que você compre determinado produto baseado na aparência dos que estão mais acima, mas quando chegar em casa perceba que mais da metade do que comprou está passado e em mal estado. Infelizmente muitas padarias e supermercados usam o truque de sobrepor fatias novas e fatias velhas para evitar prejuízos.

Outra coisa é que as regras de higiene indicam que as bandejas devem ser lavadas antes de serem reabastecidas o que muitos supermercados não fazem. Quando não é feita essa lavagem entre um abastecimento e outro pode ser que se acumulem no cantinho da embalagem restos de alimentos velhos o que contamina os novos e mais frescos.

Como Agir

Uma coisa que o consumidor pode e deve fazer é verificar o prazo de fabricação bem como o de validade original que constam na embalagem. Essas informações podem ser solicitadas ao atendente do estabelecimento. Outra informação que os consumidores podem pedir é a data em que os produtos foram abertos ou fatiados uma vez que o prazo de validade é alterado quando a embalagem original é aberta.

Para determinar isso as embalagens têm a frase “Após aberto consumir em X dias”. O melhor mesmo é comprar os produtos nas suas embalagens originais e pedir que sejam fatiados na hora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *