Quando pensamos em decorar a nossa casa, pensamos em sempre ter tudo do bom e do melhor, mas muita gente não sabe como fazer a decoração ideal e por isso procura sempre um profissional para que possa ajudar a realizar os sonhos.
Mas para pagar um profissional da área da decoração, muitas vezes é necessário desembolsar uma boa verba, afinal um bom profissional não custa nada barato, os melhores se valorizam e cobram muito pelo serviço prestado.
No entanto, não é somente quem tem dinheiro que gosta de decorar bem a casa, e por isso buscam alternativas para que se tenha uma boa decoração sem gastar muito, e é para isso que existem as dicas a seguir. Veja como escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa e perceba que não é tão difícil como alguns profissionais dizem ser.
Por Que Escolher Uma Mesa De Jantar?
Pergunta um tanto chata, afinal todos comem e precisam de um local para fazer as refeições. Em muitos casos a mesa de jantar se torna muito importante e a decoração da sala de estar/jantar gira ao redor dela. Afinal é sempre bom fazer bem as pessoas se sintam bem quando estiverem em sua casa e principalmente no ambiente onde se faz refeições.
Para escolher uma boa mesa de jantar, se tem algumas regras que devem ser seguidas ou pelo menos pensadas com antecipação, veja a seguir as principais delas e compre sua mesa de jantar nova.
Conhecendo Bem a Família
Pode parecer a maior bobagem, mas para escolher uma mesa de jantar é necessário se conhecer bem a família, seus hábitos, costumes e quantas pessoas formam o grupo familiar.
Afinal, do que adianta ter uma mesa para 4 pessoas e sua família possui 6 membros? Algo está errado, onde essas 2 pessoas que estão sobrando vão se sentar?
Também entra no caso de que para quê ter uma mesa de 12 lugares se em sua casa só moram 2 pessoas? É para quando acontecer uma festa, mas as festas são apenas o Natal e o Réveillon, é mais local para acumular sujeira, pense com cuidado e veja a sua escolha.
Descobrindo o Tamanho Ideal
Outro dilema encontrado quando vamos comprar uma mesa de jantar, é descobrir o tamanho ideal para a mesa, nesse caso deve-se juntar o útil ao necessário. Lembre-se que a sua mesa deve ter a quantidade para que todas as pessoas da família se sentem juntas, e possam fazer a refeição tranquilamente sem apertos.
Quando pensar no tamanho, pense primeiro no espaço disponível que você tem em casa, claro que se sua casa só permitir uma mesa para 4 pessoas, coloque uma dessas, não tente forçar a barra e colocar uma maior que não vai caber.
Lembre-se que é necessário espaço para a circulação das pessoas ao redor da mesa, portanto, não tente colocar uma mesa maior que o espaço permite.
Ainda vale ressaltar que se deve ter cuidado na hora de por a mesa, afinal se a mesa só comporta determinada quantidade de pessoas, não adianta você colocar mais pratos, além de faltar espaço viável para as pessoas se sentarem juntas, vai faltar espaço para os pratos, copos e principalmente para os braços, ou você não se mexe enquanto come?
Pense em todos esses quesitos e somente após isso faça a escolha de sua mesa, lembre-se uma mesa de 3 m² além do espaço do tampo da mesa, exige ainda o espaço das cadeiras e somando-se a isso ainda é necessário o espaço de circulação.
Se for necessário sacrificar o tamanho da mesa, não tenha meda de fazer isso, é muito mais elegante ter uma mesa pequena que ficará um charme no seu espaço reduzido, do que colocar uma mesa enorme e não conseguir se movimentar dentro da própria casa.
E As Cadeiras? Quais Devo Escolher?
Outro dilema é saber quais cadeiras escolher para compor o conjunto da sala de jantar. Antes de qualquer coisa se deve pensar, mas normalmente o conjunto não já vem pronto? Em muitos casos sim! No entanto, você pode montar o conjunto ideal, conforme seu gosto ou conforme o dinheiro que você tem disponível para pagar.
Uma dica que os profissionais da área dão é que cadeiras não precisam ser confortáveis. Isso mesmo nada de cadeiras confortáveis na mesa de jantar, afinal não é necessário passar 2 horas sentados à mesa fazendo uma refeição. Por isso, não se preocupe com confortável, o que deve ser confortável é o sofá e não cadeiras da mesa de jantar.
Mas se você desejar que as cadeiras sejam confortáveis, não tem problema, muitas vezes o que os profissionais indicam não precisa ser seguido corretamente. Cada um tem um jeito e gosto diferentes, se desejar cadeiras confortáveis, compre-as!
A Mesa Deve Ser Redonda, Quadrada Ou Oval?
Outra dúvida que aflige as pessoas é qual o formato que a mesa deve ter, antes de começar a falar, deve-se dizer a redonda é considerada a mais distinta, também pode ser considerada ousada, contemporânea e moderna.
Enquanto a quadrada é mais elegante e dá um ar mais sóbrio a toda a composição. E as ovais e as retangulares são um misto dos dois, elas normalmente são para as famílias maiores e são mais informais que os outros dois modelos.
O espaço ao redor da mesa é privilegiado com o uso das mesas ovais e redondas, além de que a circulação também sai ganhando.
Portanto, o formato é aquele que você achar que ficar melhor para a sua decoração escolhida.
E o Material?
Madeira com tampo de vidro? Metal? Madeira de demolição? O material da mesa deve ser definido de acordo com a decoração da sua casa, se sua casa tem um design mais ecológico, as mesas de madeira de demolição são uma ótima pedida.
Mesa de madeira, quanto mais nobre a madeira, mais imponente é a decoração, em muitos casos sua decoração acaba ficando com um ar sisudo e carregado, por isso pense bem antes de ter esse tipo de mesa.
Mesa com tampo de vidro, não são indicadas para as casa que possuem crianças pequenas, afinal, vidro e criança não combina. Ou seja, a definição do material é conforme o seu gosto, não se prenda a regras e conceitos, veja o que se encaixa no seu perfil e com o design de sua casa e vá atrás.
Depois de todas essas dicas você está apto para escolher sua mesa de jantar, se quiser procure mais dicas em blogs e sites do ramo, eles servem para ajudar ainda mais nesse momento.