O assunto lixo é muito discutido atualmente no Brasil, uma vez que a coleta seletiva e o tratamento dos restos, a reciclagem, são mais do que uma realidade nos países europeus e também nos Estados Unidos. Esse é um dos pontos que o nosso país está atrasado em relação aqueles do primeiro mundo.
Para conseguir dar um fim adequado ao lixo doméstico são fundamentais dois pontos: primeiro uma mudança no comportamento social e segundo, o suporte de cada prefeitura, que será a responsável pela destinação de tudo o que for recolhido.
Quanto maior a população de uma cidade, maior será o consumo e isso faz gerar uma quantidade de lixo em grande quantidade. Porém, de tudo aquilo que consumimos, uma boa parte, pode ser reaproveitada.
Quando falamos em eliminar o lixo doméstico, estamos fazendo referência aquele lixo que é “produzido” dentro de uma casa, por uma família. Veja como separar o lixo corretamente para a seleta coletiva!
1- Faça 4 bolsas separadas de lixo reciclável: latas, plástico, vidro e papel. Restos de comida devem ser colocado no lixo “normal”.
2- Pilhas, aparelhos eletrônicos estragados, roupas e calçados não devem ser misturados no mesmo lixo.
3- No caso das pilhas, você pode procurar na sua cidade um lugar para depositá-las, o mesmo serve para os aparelhos eletrônicos com defeito.
4- Já roupas e calçados, procure um posto onde doá-los.
5- O óleo de cozinha velho, despeje em uma vasilha de plástico.
Atenção na Hora de Separar o Lixo!
1- O lixo para ser reciclado deve ser limpo, por exemplo, se você tem um pote de vidro de molho de tomante, lave-o bem antes de colocar na bolsa de colheta.
2- Se o papel estiver sujo, não coloque-o para reciclagem, jogue-o fora com o lixo orgânico, porque ele não servirá para o reutilizo.
Você deve estar pensando o que fazer com o lixo dividido se a prefeitura da sua cidade ainda não faz a coleta seletiva. O primeiro passo é se juntar com os vizinhos para exigir que o governo passe a recolher o lixo dando valor aquilo que pode ser reutilizado. O segundo passo, é procurar soluções individuais e pelo menos garantir a sua parte.
Veja o Destino que você Pode Dar para o seu Lixo!
Com certeza na sua cidade tem alguém que cata papel, latinhas e garrafas de plástico. Procure descobrir um ponto de reciclo desses materiais e combine a retirada do que você juntou na sua casa.
O mesmo serve para o óleo velho, que é usado para fazer sabão por algumas entidades que reciclam o material. Entre em contato com uma e combine a entrega ou retirada.
Já as roupas velhas, procure doá-las em uma instuição ou igreja. E móveis velhos e eletrodomésticos quebrados podem interessar a pessoas que trabalham consertando esses objetos. É tudo uma questão de boa vontade de colaborar com meio ambiente.
Veja Porque é Importante Fazer a nossa Parte!
Poluição do Solo
O grande poluidor do solo é o lixo sólido que vai se acumulando, que são as embalagens que temos sempre em casa, de leite, biscoito, aquelas de metal, etc. Outro grande contribuidor para esse mal são os produtos químicos, aqueles usados na lavoura, como os fertilizantes.
Uma garrafa de vidro, que pode ser perfeitamente reutilizada, quando jogada no solo, demora cerca de 5 mil anos para se desfazer.
O resultado da poluição do solo é a dificuldade de se cultivar nele, menos cultivo, representa menos alimentos para colheita.
Definições dos Tipos de Lixo
1- Lixo Inorgânico
É considerado lixo inorgânico todo os restos que não tenham origem biológica. O grande problema desse tipo de lixo é que quando jogado no diretamente no solo, sem que tenha sido feito nenhum tipo de tratamento, o tempo de decomposição é muito longo, como o vidro, que foi dito anteriormenet. Por isso, a melhor solução para esse tipo de lixo é a reciclagem.
2- Lixo Tóxico
Podemos citar como exemplo de lixo tóxico, baterias e pilhas, ambos possuem ácidos e metais na composição. Qualquer lixo que faça parte desse grupo pode não só causar problemas am meio ambiente, como também as pessoas. Ele precisa receber um descarte especial.
3- Lixo Altamente Tóxico
Esse é daquele tipo que se entra em contato com o solo, dificilmente é possível recuperá-lo, e com as pessoas não pode entrar em contato de jeito nenhum. O lixo hospitalar e o nuclear são exemplos desse tipo de lixo, que deve ser isolado e encinerado.
4- Lixo Doméstico
Como foi dito lá no início é aquele que produzimos em casa.
5- Lixo Urbano
É o lixo gerado pelas instalaçõs púlicas, pelo comércio, como restos de construção de uma praça, restos de uma demolição ou restos de um dia de trabalho de um restaurante.
6- Lixo Industrial
É aquele que é gerado pelas indústrias e deve ser descartado corretamente por cada uma delas, levando em consideração o tipo de lixo que é, porque normalmente, agridem severamente o meio ambiente.
7- Lixo Orgânico
O lixo orgânico é aquele composto pelos restos produzidos pelo corpo humano, a urina e fezes. Ele é considerado perigoso, uma vez que pode conter bactérias ou vermes, que podem causar doenças sérias. Por isso, o saneamento básico e a higiene são fundamentais.
Alguns Tipos de Tratamento para o Lixo
O Lixo sai da nossa Casa e depois? Veja como é Resolvido o Problema do Lixo no Brasil!
1- Aterros Sanitários
Considerado o modo mais fácil e barato de eliminar o lixo produzido pelas famílias e também aquele urbano. Em uma grande área de terra se joga todo o lixo recolhido. O grande problema é que ali também estão aqueles produtos que sabemos que levam milhares de anos para se decompor e o pior, às vezes, até mesmo, lixo tóxico. O aterro sanitário acaba se tornando um grande perigo a céu aberto.
2- Reciclagem
A melhor maneira de resolver o problema do lixo, reutilizando determinados objetos que demorariamo anos para se decompor. Porém, para que isso seja feito é necessário ter uma conscientização de governo e sociedade, que deve aprender a separar o lixo da maneira correta.
3- Incineradores
Eles servem para queimar o lixo, que vira cinza, porém, eles também poluem o meio ambiente e podem aumentar o efeito estufa.
4- Decomposição
A matéria orgânica pode ser decompor e ser usado como adubo e composto de adubo. Normalmente, se usa o metano para fazer a decomposição.
5- Confinamento Permanentemente
Esse é o método usado para se livrar do lixo altamente tóxico e que devido ao perigo não pode nem mesmo ser destruído. Neste caso, ele é levado para um lugar que seja de difícil acesso, como por exemplo, são criados túneis profundos abaixo do solo para guardar esse tipo de lixo.