Como Criar Um Espaço Zen Em Casa

Dá uma certa inveja folhear uma revista de decoração e observar projetos de locais em casas grandes apenas para relaxar. Eles até passam uma ideia de muito investimento e a necessidade de um designer de interiores, mas não é bem assim. Com algumas poucas dicas e um investimento mediano, você pode sim criar seu cantinho de relaxamento e ter um local que os outros vão até invejar para chamar de seu.

Escolhendo o Local Certo

O conceito de um projeto de criação de espaço zen em casa é simples: é um cantinho para relaxar, um espaço para curtir não fazer nada ou fazer tudo e ainda por cima um local para sair da rotina diária. Por isso ele pode ser um espaço diferenciado de seu projeto de casa, desde que atenda aos requisitos básicos de conforto e relaxamento.

O local precisa ser agradável e pode ser externo ou interno. Muitas pessoas fazem da varanda como local zen e é bacana de igual forma. Já outras separam um quarto para se tornar seu cantinho do relaxamento ou apenas uma zona no meio casa no caso de um flat. O importante é separar o ambiente dos demais até mesmo com a iluminação, para ela ser ideal para curtir um descanso em seja qual for a intensidade.

Em Que Você Vai Sentar?

Os locais para sentar e relaxar dependem bastante de sua proposta. No geral, os locais zens pedem cadeiras confortáveis ou poltronas reclináveis. Mas tudo depende da finalidade: é um local para uso pessoal e sozinho, ou vai receber visitas para relaxar com você? Ter um local para sentir é crucial, mas depende do tamanho e do seu uso.

Se for para ler, aposte em poltronas reclináveis em que você possa recostar e se possível com pés que levantam para assim poder tirar um cochilo quando necessário. O importante é uma cadeira para proporcionar conforto em seus horários de descanso, e não mais dores nas costas e mais cansaço por ficar algumas horas sentado.

Cuide Da Iluminação

Um dos detalhes que não podem ser esquecidos neste tipo de decoração é, sem sombra de dúvidas, a iluminação. Você precisa ter um espaço bacana para ler e também para apenas ficar sentado ouvindo sua música preferida. Uma dica é luz gradual, em que você possa aumentar a potência quando quiser degustar uma boa leitura ou diminuir quando houver necessidade de deixar o clima mais agradável para os olhos. Há ainda a dica de usar uma luz central mais intensa para leituras e conversar com amigos e pontos espalhados com luz de menor potência para iluminação climática.

Mas uma dica legal é aproveitar o máximo da luz natural. Escolher espaços com janelas, varandas ou áreas externas garante esse aproveitamento do clima da tarde e, dependendo da vista, uma bela apreciação do nascer ou por do sol.

Você pode ainda investir em velas em suportes bacanas se a proposta é relaxamento. Luminárias para velas são baratas, com custo bem em conta e ainda dá para colocar velas aromáticas e criar um espaço ainda mais bem decorado e não gastando muito. Suportes para velas não sai por mais que R$ 30 e em bom estilo. Obviamente tem mais caro no mercado, mas não com preços tão bacanas.

Tapetes No Chão: Por Que Não?

Tapetes centrais, algumas almofadas e boa vista para o mar é uma boa música é tudo o que você precisa para relaxar. Os tapetes são bacanas porque dá para sentar, deitar e apenas curtir um fim de tarde e não gastar muito. Dá para investir também em cores neutras e almofadas coloridas para criar um estilo próprio ao espaço e convidar amigos ou parentes para relaxar em uma tarde zen. Deitados e com as costas confortáveis, você pode curtir tardes e noites inteiras observando o luar, por exemplo.

Mas ao investir em tapetes decorativos, avalie alguns pontos. Se a poeira na casa for grande, a limpeza a cada dois dias com aspirador é crucial. Também é importante avaliar se seus animais domésticos soltam muito pelo, ou vai ter problemas de limpeza mais uma vez. Tais pontos podem atrapalhar não apenas a decoração, como criar um espaço sujo e impossível de relaxamento.

Deixe Uma Mesinha De Lado

Servirá para livros, para apoiar pratinhos de lanche ou seu suco. Uma mesinha do lado de sua poltrona ou uma pequena estante é uma forma ter um apoio para os objetos no dia a dia. Pode ser para abandonar os livros ainda sendo lidos ou suas revistas de assinatura e jornal, já ficando no local certo para começar a leitura.

Com Ou Sem Áudio Visual? Depende

Um sistema de som de baixa potência tem suas vantagens. Você pode ouvir músicas para relaxar, curtir seus cantores preferidos e ainda chamar amigos para ouvir o novo disco de sua banda preferida. Sem som é sempre um espaço zen, mas dá para relaxar bem mais com um sistema de áudio legal. E custa pouco e sem muito dinheiro jogado fora.

Incensos São Bacanas

E ainda incrementam a decoração. Há porta incensos que são uma verdadeira obra de arte, com custo baixo e incrementam qualquer espaço sem muito gasto. Dá para investir pouco e ter um local aromático para relaxamento. Os aromas podem ser de flores para quem adora se sentir no campo ou de menta e chás para relaxar. Mas saquinhos de café também deixam um aroma gostoso no espaço se for fechado e tem gente que adora a energia da cafeína, mesmo em aroma.

Plantas São Legais Também

Um jardim é considerado relaxante porque vegetais tem este poder. Há pessoas que apenas por estar de frente para um vaso com plantas já se sentem mais tranquilas. Por isso, investir em poucos vasos de cuidados simples é uma ótima ideia. Não precisa ser plantas com flores, mas vegetações sazonais são ótimas para se ter o que esperar na primavera. O local ganha uma cara nova na estação de flores e você não gasta nada com isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *