Como Criar Um Espaço com Plantas em Casa

As casas e apartamentos estão ficando cada vez menores e com isso espaços como o do jardim tem sido sacrificados. Muitas pessoas sentem falta de ter um cantinho no seu lar para cultivar plantas. Pensando nisso elaboramos algumas dicas de como criar um espaço com plantas em casa.

Você não precisa ter um grande jardim para ter as suas plantinhas e ter o seu momento verde. A seguir vamos te dar algumas ideias de espaços pequenos, mas ociosos em seu lar que podem se transformar num belo espaço para ter plantas.

Espaços Par Ter Plantas

Embaixo da Escada

Talvez você nunca tenha pensado que existem possibilidades decorativas para aquele espaço embaixo da escada que fica ocioso. Se você tem um espaço sobrando nesse ponto da casa pode cogitar fazer o cultivo de algumas plantas criando para isso um canteiro, é possível cultivar até mesmo árvores com um porte mais elevado.

Para deixar o espaço ainda mais aconchegante e com um visual de SPA coloque uma cadeira estilo divã e outros elementos de decoração que possam ser usados para transformar o local num espaço para leitura e reflexão. A criação de um minijardim dentro de casa ajuda a estimular sensorial e visualmente os seus sentidos.

Corredor de Passagem

Aquele corredor de passagem que tem na sua casa pode ganhar mais vida com o cultivo de algumas plantas. Basicamente você pode ter o seu jardim suspenso nas paredes colocando vasos pendurados na parede. A melhor maneira de conseguir criar um belo orquidário é ter criatividade na hora de fazer o cultivo escolhendo vasos de todos os tamanhos, formas, materiais e cores.

Parede Verde

A parede que fica entre uma janela e outra na sua sala, por exemplo, pode ser o espaço ideal para cultivar as suas plantas em casa. O mais importante para quem deseja cultivar um jardim vertical em casa é ter um bom sistema de drenagem e irrigação que não deixe o ambiente e muito menos a parede úmida.

Muro de Concreto Verde

Uma boa maneira de manter um espaço de plantas em casa é ser criativo, para isso mantenha um muro de concreto com espaços para cultivar as suas plantas. Você pode usar um muro que tenha nichos nos quais você possa colocar as suas plantas. Basicamente em cada nicho você pode fazer o cultivo de uma planta, o melhor dessa ideia é que as plantas ficam cultivadas em contato com o sol.

Muro de Pedras-Modelo

Quando for escolher o material de que o muro da sua casa vai ser feito considere as pedras-modelo que trazem um visual muito mais natural e bonito. A dica é combinar esse tipo de muro com plantas naturais que não exijam podas regulares como, por exemplo, as plantas chifres-de-veado, samambaias e ripsális.

Horta Vertical Com Vasos

Uma forma muito agradável de receber pessoas em sua casa é ter um espaço que seja dedicado ao bem-estar, no qual se possa conversar e estar em contato com a natureza. Você pode ter um espaço gourmet em sua área externa e utilizar uma das paredes para fazer uma horta vertical. O cultivo de plantas e afins nas paredes é uma boa maneira de deixar os ambientes com um visual mais harmônico e gostoso.

Emoldurando a Casa

Um bom lugar para se manter plantas é no entorno da sua casa, pois esse espaço talvez não fosse usado para nada e você pode deixar mais colorido principalmente optando por flores coloridas e perfumadas. É importante saber escolher as plantas que você deseja para deixar o ambiente todo mais colorido.

Varanda

Outro espaço que pode ser utilizado para fazer o cultivo de plantas em casa é o a varanda, para isso escolha plantas que se deem bem com o sol. No caso das varandas com janela e com a possibilidade de fechar cortinas você pode optar por plantas que possam ficar parte do tempo ao sol e depois possam ser recolhidas para sair do contato com a luz solar.

Dicas Para Ter Um Belo Jardim

Uma dica geral para vários tipos de jardins é ter uma boa iluminação para que as plantas possam crescer com mais saúde. Escolha de preferência duas espécies de plantas para serem o destaque do seu jardim. Usar pequenas fontes de água pode ser muito bom para relaxar, pois o som da água torna qualquer ambiente mais tranquilo.

Para não precisar gastar muito para montar o seu espaço com plantas em casa você pode reciclar materiais, ou seja, usar caixotes de madeira, garrafas PET furadas para drenagem e outros materiais que estejam sendo reaproveitados. Evite comprar plantas ornamentais caras sem antes saber se você tem espaço disponível para que elas cresçam como devem.

As plantas pequenas devem ser espalhadas pelo jardim de forma homogênea para ajudar a criar um visual mais harmônico. Invista em mudas pequenas, trabalhe para que elas cresçam ao invés de comprar plantas já grandes.

Colocando as Mãos na Terra

Independente do espaço que você escolher na sua casa é importante saber como fazer o cultivo de maneira correta para que as plantas possam crescer saudáveis e bonitas. A dica é se informar bem a respeito de todos os tipos de plantas que você deseja ter em seu lar e como é feito o cultivo de cada uma delas.

Saiba que tipo de solo elas precisam, se precisam ou devem evitar ficar muito tempo expostas ao sol (para dentro de casa prefira as plantas que não precisam de tanto contato com o astro-rei), quantas vezes precisam ser regadas enfim como é o procedimento para que a planta cresça e se mantenha saudável por mais tempo.

Cuidados

Para que o seu espaço com plantas em casa fique sempre bonito é muito importante se dedicar aos cuidados das mesmas. Mantenha as suas plantas podadas para que folhas doentes não acabem espalhando o problema para o restante do jardim. Observe ainda se não está encharcando as plantas com uma rega muito intensa, pois isso pode deixar as raízes podres com o passar do tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • QUE ARTICULO TAN INTERESANTE Y ADEMAS TAN BONITO

    HERNANDO 24 de março de 2014 17:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *