?> Como Criar Um Ambiente Retrofit | Imóveis Cultura Mix

Como Criar Um Ambiente Retrofit

Podemos dizer que o uso do termo retrofit é uma novidade no mundo do designer, mesmo que a ideia principal não seja assim tão nova. É claro que o termo ganhou uma pegada moderna e conceitos atuais. Você já ouviu falar? Sabe o que é? Então vamos ao conceito para ficar mais fácil de pensar em como criar um ambiente retrofit.

O que é retrofit? Pode parecer estranho, mas não é, o termo retrofit tem a sua origem na engenharia e significa nada mais que um processo de modernização de algum tipo de equipamento, que está sendo considerado ultrapassado, fora das normas atuais.

Um outro exemplo que caracteriza esse termo é de adaptação das tecnologias nas instalações elétricas, hidráulicas e qualquer outro equipamento que seja instalado na área comum de um prédio.

E no caso da arquitetura, criar um ambiente retrofit é transformar e modernizar esse espaço, porém dando valores positivos a ele, como por exemplo, pensando em preservar o meio ambiente.

Como Criar Um Ambiente Retrofit

Como Criar Um Ambiente Retrofit

Veja o Que Considerar Em Um Ambiente Para Transformá-lo Em Retrofit

  • Um ambiente retrofit precisa ter identidade, antes de mais nada.
  • Precisa ter um ótimo estado de conservação.
  • O ambiente retrofit não é só bonito, mas principalmente, funcional.
  • As cores e os padrões dos revestimentos devem ser modernos.
  • Se falamos de banheiro, é essencial que os sanitários não só sejam funcionais, como propiciem a economia de água.
  • Deve ser um ambiente confortável.
  • A parte elétrica deve ser projetada visando a economia da energia.
  • Os móveis além de bonitos devem ser funcionais e confortáveis. Precisam propiciar um ambiente harmonioso.

Esses são alguns dos principais itens que devem ser levados em consideração se você quer criar um ambiente retrofit.

Veja o Que Considerar Em Um Ambiente Para Transformá-lo Em Retrofit

Veja o Que Considerar Em Um Ambiente Para Transformá-lo Em Retrofit

O Uso Do Retrofit Em Grandes Obras

São Paulo tem um prédio que está passando por uma transformação, assim como tantos outros, a diferença é que a construção de 1976 está sendo reformada com o conceito de retrofit sustentável, visando torná-lo mais eficiente e o adequando para as novas exigências tecnológicas.

Esse conceito retrofit quando é pensado para uma obra, não se limita aos detalhes finais, ele já começa desde gestão da mesma, como por exemplo, visando reduzir a quantidade de entulho produzida e a redução do barulho. Como? A maior parte do entulho é reaproveitado, como por exemplo, velhas janelas e portas são reutilizadas. Além disso, não se coloca abaixo tudo aquilo que existe, se faz a requalificação.

Outras iniciativas, em uma grande obra, visando atender um retrofit sustentável também são pensadas, como por exemplo, elevadores inteligentes, que agrupam os passageiros de acordo com o andar que eles irão descer. A colocação de grandes janelas para aproveitar ao máximo a luz do sol. Projeto de iluminação visando a economia da energia, economia também da água, com torneiras que desligam automaticamente evitando o desperdício, e muito mais.

Segundo os especialistas nesse tipo de obra, a economia não é só aquela do pós-obra, ela já começa durante a reforma, podendo custar 10% menos. E depois, é possível chegar a uma economia de 40% de energia e até metade no uso da água.

Prédios Mais Modernos Também Adotam o Conceito Retrofit Sustentável

Esse conceito não é somente usado em prédios antigos, aqueles modernos também adotam esse conceito para reduzir os custos e em consequência o impacto negativo ao meio ambiente.

Nesses casos, é muito comum fazer mudanças no sistema de ar-condicionado para reduzir o gasto com a energia elétrica e também na distribuição de água.

Mais Dicas Para Criar Um Ambiente Retrofit

Como você viu, existe mais de uma maneira de adotar esse conceito para a própria casa, e sem dúvida, o mais eficiente e mais moderno é o retrofit sustentável. Quando estamos para renovar, reconstruir, essa é uma forma eficiente de não só economizar durante a obra como diminuir os gastos no futuro. É claro, que não se trata de um tipo de mudança que será possível fazer sem ajuda de um profissional, pelo contrário, ele será decisivo para que as exigências sejam atendidas. Se a sua conta de luz está muito alta e provavelmente é porque você tem uma instalação velha e ineficiente, o arquiteto irá fazer um projeto para aproveitar melhor a energia da sua casa. Obviamente o retrofit é uma transformação e se você faz pela metade não terá o resultado final esperado. Exemplificamos melhor, se a sua obra se limita a mudança da instalação elétrica e da troca dos pontos de luz, o seu gasto poderá diminuir, mas não tanto, se a reconstrução fosse em toda a casa. Uma reforma geral permite colocar janelas maiores ou simplesmente trocá-las de lugar para aproveitar mais a iluminação natural, entre outras técnicas.

Veja Alguns Ambientes Retrofit Apresentados Na Casa Cor Paraná 2012

  • Mauricio Pinheiro propôs um ambiente retrofit misturando as peças de design com elementos da arquitetura original do ambiente. O resultado foi um espaço com estilo urbano, com destaque para os quadros e a arte digital. Um outro detalhe super bacana dessa proposta foi a mistura de materiais: madeira, veludo, vidro e linho.
  • A arquiteta Liliane Barreiros criou um estilo elegante, deixando o piso original do espaço e usando a iluminação e móveis de alto brilho para concederem mais glamour ao ambiente.
  • Uma sala de refeições hipermoderna seguindo o retrofit foi apresentada no evento. A alta tecnologia foi associada a art déco. Foi usado madeira de demolição e piso cimentício como alternativa sustentável. As portas originais foram mantidas e modernizadas.
  • Open bar e sala de estar foram propostos pela arquiteta Helena Rolim, um ambiente confortável, graças a escolha do sofá e a maciez do tapete e das almofadas. As janelas foram mantidas e a iluminação foi realçada com um projeto cênico.

Como você viu, criar um ambiente retrofit pode ser garantir uma boa economia financeira. Não sai demolindo toda a casa e trocando tudo. Converse com o seu arquiteto e reaproveite elementos da construção antiga, dando a eles um ar mais moderno ou mesclando com peças de design. Não esqueça de priorizar projetos de iluminação e hidráulica sustentáveis, que priorizem a economia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *