O azeite aromatizado é um condimento que está se tornando cada vez mais comum e que pode ser usado tanto para cozimento como para aromatizar molhos, marinadas e outros. Existem opções de azeites aromatizados industriais que são feitos com óleos essenciais que são retirados de elementos que resultam em sabores mais impactantes do que aqueles que se obtém apenas incluindo os ingredientes naturais no óleo.
O fato de existirem bons óleos aromatizados industriais não exclui a possibilidade de você fazer o seu próprio condimento em casa. Porém, fica a dica de tomar alguns cuidados com esse preparado uma vez que a mistura de óleo com produtos com água abre espaço para o crescimento e proliferação de bactérias até mesmo a do botulismo.
Frasco
O azeite aromatizado deverá ser colocado num frasco de vidro previamente fervido por menos 10 minutos.
Consumo
Guarde o azeite na geladeira e consuma em pelo menos três semanas, se for demorar mais tempo acondicione no freezer. O frasco deverá ser embrulhado em folha de alumínio para evitar que haja incidência de luz direta. No caso de quem vai utilizar alho in natura na preparação a dica é usar o ingrediente fresco uma vez que o produto contaminado pode não sofrer alteração de sabor, um grande risco.
Ingredientes Preservados
Para quem deseja usar alho no azeite a dica é seguir o procedimento industrial de conservar o alho numa solução de vinagre antes de adicioná-lo ao azeite. A solução de vinagre é quatro vezes mais forte que o vinagre usado em casa, assim se evita que o alho se torne um potencial local de bactérias.
Ervas Secas ou Desidratadas
No caso das ervas é melhor utilizá-las secas ou desidratadas, isso porque possuem um teor de umidade e assim oferecem um ambiente menos propicio para o aparecimento de bactérias. Jamais deixe ervas (com exceção das desidratadas) dentro do azeite. Você pode secar as suas ervas deixando-as ao sol ou mesmo durante uns 20 a 30 segundos no micro-ondas em cima de um papel absorvente. Com ervas secas ou desidratadas é possível preservar o azeite por mais tempo.
Como Aromatizar Azeite
Infusão à Frio
Uma das formas de aromatizar azeite é mergulhar os ingredientes aromatizantes no frasco do azeite. Lembramos que esse método é o que oferece mais risco de contaminação então tenha o cuidado de lavar bem os ingredientes e utilizar produtos desidratados ou preservados.
Um dos tipos de azeite aromatizado mais famosos é o Molho Pesto. Para fazer você deverá dividir em porções pequenas e conservar no congelador, isso evita contaminação e que o molho azede.
Infusão à Quente
Quem prefere preparar o azeite aromatizado através de infusão a quente deve levar o ingrediente aromatizante ao fogo junto com o azeite. Espere até que chegue ao ponto de levantar fervura, retire do fogo e espere que esfrie. Depois coe com um chinois, trata-se de uma técnica que tem vantagens em relação a infusão a frio em especial na segurança em relação as possíveis infecções, além de que os ingredientes não ficam em contato permanente com o azeite, o efeito é imediato.
Entretanto, não são todos os ingredientes que podem ser utilizados em infusão a quente. Os mais indicados são tomilho, pimentas, alecrim e alho. O processo realizado com alho e azeite no preparo de macarrão alho e óleo podem ser utilizados também com pimenta ou pimenta com alho ou ainda com alecrim com ou sem alho.
Infusão à Força
Nesse processo deveremos passar o azeite e o ingrediente aromático no liquidificador, em seguida coe o líquido. Em especial nessa técnica não é aconselhável utilizar uma peneira ou um chinois e sim um filtro de café de papel. Outra possibilidade é uilizar um pano de camiseta velha que esteja limpo.
Nesse processo o resultado é um azeite verde brilhante e que possui um aroma bastante intenso. Você pode utilizar manjericão para aromatizar o seu azeite com força, o procedimento é o mesmo, comece lavando os ingredientes e depois ferva o recipiente de vidro. O azeite aromatizado deverá ser guardado na geladeira.
Dica Extra
Um truque utilizado pelos chefs de cozinha é antes de utilizar ervas naturais realizar o processo de branqueamento. A maioria dos profissionais utiliza o processo a quente que além de mais seguro é mais rápido exceto quando se utiliza manjericão.
Receitas de Azeite Aromatizado
Receita de Azeite de Ervas do Chef Alex Atala
Ingredientes
- 500 ml de azeite
- 10 gramas de orégano
- 10 gramas de sálvia
- 10 gramas de tomilho fresco
- 15 gramas de alecrim
- 30 gramas de salsinha
Como Fazer
Passo 1
Comece separando as folhas dos seus talos, jogue-os fora.
Passo 2
As folhas deverão ser todas picadas sob uma tábua e depois jogadas no azeite.
Passo 3
A mistura deverá ser aquecida a 80°C durante 2 horas, deixe em fogo baixo, em banho-maria.
Passo 4
Você deverá retirar do fogo e aguardar até que esfrie.
Passo 5
A mistura deverá ser passada por uma peneira com pano de forma que sejam eliminadas as impurezas.
Receita de Azeite de Manjericão
Ingredientes
- 1 maço de manjericão
- Água
- 300 ml azeite de oliva ou óleo de canola
Como Fazer
Passo 1
Comece cozinhando as folhas de manjericão na água fervente, deixe por cerca de 1 minuto.
Passo 2
Em seguida escorra e coloque na água com gelo.
Passo 3
Novamente será necessário escorrer apertando bem com as mãos até que o excesso de água seja retirado. Bata bem no liquidificador junto com o óleo de canola.
Passo 4
Em seguida coloque numa panela em fogo baixo durante uns 5 minutos, observe até que o óleo tenha ficado bem verde.
Passo 5
Coe usando um pano.
Receita de Azeite com Limão Siciliano
Ingredientes
- 2 ou 3 limões silicianos
- 250 ml azeite de oliva
Como Fazer
Passo 1
Descasque o limão o mais fino que puder, você pode utilizar um descascador de frutas, não deixe aquela parte branca da casca para não deixar o azeite amargo.
Passo 2
Corte os limões descascados em pequenos pedaços e acrescente a polpa do limão ao azeite.
Passo 3
Bata a casca no processador que deverá ter lâmina para cortar e adicione a polpa de limão e também o azeite. Será necessário bater algumas vezes, mas não muitas para que o limão não se transforme num purê.
Passo 4
Retire a mistura e deixe que descanse por duas horas, mexa algumas vezes, mas sem bater somente para misturar o limão e o azeite.
Passo 5
Depois que coar com um pano de algodão que deverá ser pré-lavado coloque num vidro e deixe que descanse para que o suco seja separado do azeite aromaizado. Guarde na geladeira e utilize em até uma semana.