Passamos por alterações climáticas em nosso país muito constantes e saber alguns artifícios que nos ajude a conviver com isso é a melhor saída. Antigamente, podíamos definir muito bem as regiões brasileiras em relação aos seus climas, mas hoje isso fica praticamente impossível devido a troca constante de temperatura e a mistura de estações que está bem comum, e isso acontece em qualquer região do nosso país.
Como não temos mais como dominar e nos precaver das mudanças de temperatura, porque muitas vezes elas nos pegam de surpresas, podemos apenas aprender a dominar alguns artifícios que vai nos ajudar e nos manter mais confortáveis. Aqui, vamos aprender melhor sobre como reduzir o calor dentro de casa com alguns artifícios e sem gastar muito.
Use e Abuse das Cortinas
O que para você esquenta mais um ambiente? O sol não é verdade? Então de dia, você pode fazer uso de cortinas a vontade para bloquear um pouco a entrada do sol na sua casa e dessa forma fazer com que a temperatura interna do seu ambiente não se ele muito.
Mesmo abusando um pouco das cortinas, faça com que elas sejam uma aliada e não o contrário. Não é porque você deve abusar das cortinas, que você não deve se preocupar com o estilo delas. Não adianta você ter um ambiente rodeado de cortinas, mas sendo em tecidos mais grossos, que absorvem calor e muito escuros. Nesse caso, você terá um ambiente muito mais quente e não o contrário.
Escolha sempre os tecidos mais leves e de cor clara. Caso queira bloquear a entrada de luz também, use os bloqueadores, que são telas próprias para cortinas que são aplicadas entre estas e a janela. Uma cortina bem aplicada, pode incrivelmente diminuir até 70% da entrada de calor em uma residência.
Opte Sempre por Tintas Claras
Como aprendemos desde cedo, existem cores que absorvem mais calor que outras. Se você mora em uma casa ou apartamento que fica localizado a favor do sol, você com certeza irá pecar muito se optar por cores mais fechadas para as paredes da sua casa e isso vale também para o muro que a cerca.
Utilize sempre as cores mais claras como o branco, o bege, um rosa claro, o amarelo ou qualquer outra cor em tonalidade nude. Esse tipo de tonalidade no lugar de absorver a luz, vai fazer exatamente o contrário e, portanto, não absorverão o calor do sol.
Lâmpadas Econômicas
Se você tiver um pouco de conhecimento em física ou química, irá lembrar-se das aulas dessas matérias e de exemplos que seus professores sempre citavam onde as lâmpadas não fluorescentes eram utilizadas para aquecer ambientes sem calor próprio. Outro exemplo que comprova essa afirmação é o uso dessas lâmpadas em estufas para ajudar na germinação de plantas.
Então sabendo disso, evite o uso de lâmpadas não fluorescentes em ambientes internos, porque elas vão ajudar a absorver mesmo calor, além de fazerem uma diferença considerável no final do mês, pois elas gastam menos energia.
Janelas Para o que te Quero?
Caso não coloque a sua residência em risco, pois sabemos que a incidência de assaltos à residências está bem grande hoje em dia, procure manter as suas janelas sempre abertas. De dia, elas ajudarão a esfriar mais o ambiente e a noite fará com que todo o ar quente absorvido pela sua casa no decorrer do dia, seja eliminado com a entrada do ar mais fresco.
Ventiladores – os Melhores Amigos de Ambientes Quentes
Essa talvez seja a primeira providência tomada por uma família que more em uma casa quente. Não existe ambiente quente sem uma ventilação artificial e ter ventiladores em alguns cômodos da casa, vai ajudar muito a refrescar o ambiente.
Se puder, opte por ventiladores de teto. Apesar deles não terem a mesma velocidade de um ventilador de mesa ou aqueles ventiladores de pé, eles proporcionam uma ventilação melhor no ambiente, fazendo com que o ar circule por todo o cômodo.
Tome Banhos, Mesmo que Não Seja Necessário
Todo mundo possui os seus hábitos diários. Geralmente tomamos pelo menos três banhos durante o dia: um pela manhã, um no meio da tarde ou no inicio da noite e um antes de dormir. Sendo que mesmo com essa rotina, muitas vezes sentimos a necessidade de tomar mais banho, pois o calor do ambiente está muito quente.
Nesses casos, não tema nada e tome seu banho para refrescar. Banhos mais curtos durante o dia ajudam e muito a refrescar o corpo. Em alguns casos, mesmo com todos os artifícios que citamos mais acima, ainda sentimos algum calor, e tomar uma chuveirada no meio da tarde, faz toda a diferença para a nossa temperatura.
Beba Mais Água
Assim com os banhos, tomar muita água em locais mais quentes, ajuda o corpo a se manter hidratado. O excesso de temperatura pode causar um problema chamado hipotensão, no entanto, evite manter-se desidratado durante o dia e abuse desse liquido natural e delicioso, além claro, de ser muito benéfico à nossa saúde. Caso queira, ainda pode substituir a água por um suco ou refrigerante, mas sem abusar desses, claro.
Condicionamento de Ar
Essa é uma opção que pode aumentar, e muito, a sua conta de luz no final do mês, mas se não vai afetar nos seus gastos, ter um ar condicionado em casa é uma das melhores opções para refrescar-se durante os dias de calor. Hoje você já compra esses aparelhos por preços bem acessíveis e não precisa de toda aquela reforma para instalar. Se não tiver como instalar uma geral na casa inteira, coloque pelo menos nos quartos, pois irá deixá-lo bem mais confortável na hora de dormir.
Apesar de ser uma das melhores saídas para refrescar-se durante os dias de calor, evite o excesso desse eletrodoméstico principalmente se você transitar muito entre o ambiente interno e externo da sua casa. O choque causado pela mudança brusca de temperatura pode gerar algum problema alérgico ou gripes mais constantes. Evite também o uso de ar condicionado em caso de alguém dentro da sua casa estar doente com algum problema de saúde que seja transmitido pelo ar.