Arrumar e manter a arrumação da casa é tarefa bastante complicada, especialmente quando há crianças, pois por mais que tentemos, sempre haverá coisas espalhadas pelo chão e ficar por horas catando cada uma delas não é legal. Além disso, ainda rende uma grande dor nas costas e uma profunda irritação.
Então, o lema das mães de plantão deve ser arrumação sem confusão! Sem ficar gastando horas e horas de conversas que não vão levar a lugar nenhum, e que pior, trarão sempre muito stress, o que é desnecessário, pois filhos e mães são todos iguais, só mudam os endereços. Para por regra a todo o caos criado, brinquedos e roupas espalhados por todo o quarto e ainda pela casa, primeiro deve-se conversar com os envolvidos e estipular quais atitudes devem ser tomadas de acordo com as situações apresentadas. Por exemplo, faça diversos cartazes com letras grandes e em cada um deles coloque os seguintes dizeres:
- Sujou – lave
- Abriu – feche
- Derrubou – pegue
- Tirou do lugar – guarde
- Quando sair – apague a luz
- Saiu da sala – desligue a TV
Além desses dizeres, muitas outras regras simples e práticas podem ser acrescentadas de acordo com a necessidade de cada família, sempre focando no bem estar de todos e na organização da casa, que nunca deve ficar delegada a apenas uma pessoa, para não sobrecarregar.
Dicas para Colocar o Quarto das Crianças em Ordem em Pouco Tempo
Bichos de Pelúcia: Eles são uma das coisas que mais se encontra espalhada pela casa, já que as crianças o pegam no quarto e o carregam para os demais cômodos, aumentando o “ar” de bagunça na casa. Para acabar com esse mal estar, instale pequenos varais coloridos no quarto das crianças, mas que sejam quase rentes à parede e com o auxílio de prendedores coloridos, fixe cada um dos bichos a ele. Pronto, você terá menos bagunça e ainda arrumará uma decoração original para o ambiente.
Brinquedos Miúdos: Eles são os grandes vilões da boa arrumação, parecem não fazer volume, mas sempre estão jogados por todos os cantos, por isso, invista em caixas de arrumação daquelas que têm tampas e em cada uma delas escreva com caneta permanente, o que deve ser colocado. Se preferir e tiver tempo, encape várias caixas de sapato e as prenda uma prateleira baixa usando a mesma ideia de escrever o nome de cada coisa nelas. Desta maneira, sempre que as crianças encontrarem algo miúdo saberão onde deve ser guardado.
Jogos de Tabuleiro: Por terem peças que não podem ser perdidas, eles devem ser guardados em suas próprias caixas e em lugares de fácil acesso, como em prateleiras com diversas divisórias e, de preferência, que sejam baixas, para que as crianças não corram nenhum risco ao tentar buscá-los.
Arrumação Geral: É impossível fazer com que tudo fique arrumado de uma hora para outra por isso, para facilitar a organização, instale no quarto diversos ganchos, para que as crianças pendurem seus objetos, como mochilas, jaquetas, pijamas e roupões. Assim, eles não ficarão jogados pelo chão e elas sempre os terão à mão, sem a necessidade de ficar gritando: “Mãe, onde está minha mochila?”
A Organização do Armário: Este é um item de total importância na organização do quarto, por isso, merece atenção especial. Para arrumá-lo, primeiro separe as partes para roupas específicas como: Camiseta de manga curta, camiseta de manga comprida, uniformes, entre outros. Além disso, uma determinada parte tem de ser destinada às roupas que podem ser usadas em casa e aquelas que só podem ser usadas para passeio. Desta forma a criança já terá um limite para saber qual deve usar e em qual ocasião.
Já as gavetas devem ter destinação certa, como uma só para meias, outra pra roupas íntimas e outras. Para facilitar na hora de vestir as roupas, se seu filho for pequeno e ainda não está habituado a combinação de cores e estilos, coloque as roupas certas juntas para que ele não erra e você não se zangue sem motivo.
Armários Divididos: Se seus filhos dividem o mesmo armário e isso sempre acaba em encrenca, estipule quem ficará com qual parte do armário e ainda coloque cabides de cores diferentes para cada um, para que não troquem as peças e nem usem roupas um do outro.
Sapatos: Para facilitar a organização dos sapatos, instale uma sapateira no quarto e oriente seus filhos a sempre guardarem os sapatos nela e os dois pares juntos, para que fique mais fácil não hora que precisarem usá-los.
Roupa Suja: Uma das piores coisas que podem acontecer num quarto é misturar roupas limpas, com as sujas, pois na hora de lavar ninguém consegue distinguir qual é qual. Para eliminar com esse problemão, coloque um cesto de roupas sujas num canto do quarto e oriente para que toda a roupa que estiver suja seja colocada nele. Mas, se ainda assim as crianças não estiverem colaborando, instale uma tabela de basquete bem sobre ele. Aposto que nenhuma roupa vai ficar sem ser colocada no cesto.
Cadê a Escrivaninha do Quarto? Muitas vezes a bagunça do quarto é tanta que até os móveis somem, especialmente a escrivaninha, que acaba sendo alvo de todas as coisas, então, para facilitar, coloque sobre ela vários porta-lápis coloridos e diferentes, para que eles sejam motivados a guardar as coisas nele, ou ainda coloque na gaveta uma espécie de porta-talher cheio de divisão. Com isso, as crianças deverão colocar seus pertences nele e não deixarão as coisas mais jogadas por todos os lugares.
A Cama Desarrumada: Isso sempre dá encrenca em todas as casas e para acabar com isso, basta comprar lençóis com elástico, para facilitar a arrumação da cama e troque a colcha mole pelo edredon. Assim, arrumar a cama fica bem mais fácil e as crianças não terão nenhuma desculpa para colocar tudo em ordem.
As dicas colocadas neste post são apenas um norte para quem está perdido e não consegue colocar o quarto das crianças em ordem. Se você conseguir colocar pelo menos algumas delas em prática, certamente terá uma casa e um quarto bem mais limpo e organizado.