A máquina de lavar roupas é uma daquelas invenções que veio para mudar a vida da dona de casa e principalmente, dos homens solteiros. Não dá para imaginar voltar a ter que usar o tanque. Não somente pelo esforço para esfregar uma roupa de cada vez, mas também pelo tempo necessário de dedicação. Com a máquina de lavar roupas, coloca-se tudo dentro, sabão e amaciante e depois é só voltar para colocar no varal.
Dá para colocar muitas coisas na máquina, além das roupas, lençóis, cobertores (neste caso, depende da capacidade do eletrodoméstico) e até mesmo sapatos e brinquedos de pelúcia. Porém, o o ideal, antes de mais nada é verificar se a etiqueta da roupa diz que ela pode mesmo ser lavada na máquina de lavar.
Além disso, evite alguns itens na máquina, como sutiãs, roupas de seda ou em tecido microfibra, almofadas e objetos de metal não devem ser colocados no eletrodoméstico e por fim, sapatos delicados. A melhor indicação para saber se pode ou não ser lavado na máquina é verificando a etiqueta.
Aprenda A Usar A Máquina De Lavar
1- As roupas devem ser separadas para depois levá-las a máquina. Não dá para ir misturando tudo. A cor da roupa e o tecido devem ser levados em consideração. Veja como!
- Em relação as cores das roupas separe em claras e escuras.
- Se é a primeira vez que você vai lavar uma roupa é melhor fazê-lo na mão. A primeira lavagem de muitos tecidos solta tinta.
- Separe as roupas também por tecido. A lavagem de jeans e toalha, por exemplo, deve ser um ciclo mais intenso do que a lavagem de camisas de malha.
- Os lençóis costumam ser muito desgastados nas lavagens, por isso, é melhor lavá-los separados em ciclo de lavagem mais delicado.
2- As etiquetas nas roupas não estão ali por acaso, são fundamentais para você usar a lavagem correta e não danificar o tecido. Então, antes de lavar as roupas, verifique a etiqueta. Lembre-se que alguns tipos não podem ser lavados em casa, precisam ser limpos em lavanderia. Confira tudo na etiqueta.
3- Outro detalhe importante é na hora de escolher a água quente ou fria e a temperatura. Essa decisão também deve ser tomada de acordo com o tecido e sempre com informações obtidas na etiqueta. Dicas:
- Roupas claras e sujas ficam mais limpas usando água quente na lavagem. A água quente ajuda a soltar as manchas.
- Roupas coloridas e escuras é melhor lavá-las com água fria para não perderem a tonalidade.
4- A escolha da máquina também é essencial para ter um eletrodoméstico que atenda as suas necessidades. Para começar, a quantidade de quilos que ela pode lavar em uma única vez. Normalmente, essa quantidade varia de 7 a 15 quilos. O que determina a sua escolha é o tamanho da família.
Na máquina você jamais deve colocar muitas roupas ao ponto que tenha que enfiar forçando para dentro. Se tem muita coisa, divida em grupos. Se você coloca muitas peças dentro da máquina elas sairão da mesma maneira que entraram, sujas. Sem falar que o excesso de roupas pode danificar a máquina.
5- Outro botão que não existe por acaso é o de ciclo de lavagem. Você deve escolher de acordo com as roupa que foram selecionadas para lavar. Com maior ou menor temperatura, mais ou menos tempo, mais enxague, enfim, depende do que o eletrodoméstico tem para oferecer como opção. Veja alguns ciclos que são disponibilizados normalmente em todos os modelos!
- Ciclo normal: é aquele que faz a lavagem completa e também usa água quente, sendo assim, é ideal para roupas claras e muito sujas.
- Ciclo personalizado: esse ciclo é muito bom para quem tem roupas que variam tecido, cores, etc. Ele permite que você coloque o tempo que acha melhor, a temperatura da água também fica a sua escolha, assim como o tipo de enxague.
- Ciclo delicado: feito exatamente para as roupas em tecido mais delicados. É para aquela roupa que ou você lava na mão ou coloca na máquina usando essa alternativa.
6- O sabão em pó ou líquido que você escolhe também fará toda a diferença na lavagem, assim como ele deverá ser usado na medida certa.
A máquina permite ainda usar o amaciante e o alvejante para a lavagem das roupas brancas.
Observe as dicas para usar da forma correta os produtos de limpeza de roupas:
- O sabão em pó ou líquido deve ser colocado, a quantidade, observando quantas peças devem ser lavadas e o ciclo. Algumas máquinas fazem dois ciclos de lavagem antes do enxague. Observe também que o detergente líquido costuma ser mais encorpado e com menos quantidade você consegue fazer a lavagem de uma máquina inteira. Consulte sempre as instruções da embalagem.
- O alvejante só deve ser usado caso você precise retirar uma mancha mais difícil de uma roupa branca ou que precise deixá-la mais clara. Neste caso, poderá optar por dois tipos de produto: o alvejante que é a base de cloro e o que não tem a substância. O primeiro deixa a roupa branca mais branca que o segundo, porém, não deve ser usado em roupas escuras de forma alguma. Use somente alvejantes específicos para roupas coloridas.
- O amaciante é para deixar as roupas mais fáceis para passar e com um perfume mais gostoso. Toda máquina de lavar tem o lugar apropriado para colocar o produto, assim como a quantidade deve ser respeitada. Veja as instruções da máquina e também do produto, que pode ser mais encorpado, se usa menos ou mais líquido, se coloca um pouco mais.
7- Algumas máquina também possuem o ciclo para secagem. Observe em primeiro lugar, a quantidade, normalmente, não é a mesma que foi colocada para lavagem. Outra coisa que deve ser observada é em relação ao tipo de secagem, como por exemplo, se a roupa vai direto para a gaveta ou se a roupa será passada. Lembrando que algumas roupas acabam estragando quando são colocadas na secagem da máquina. Leia atentamente a etiqueta de cada uma delas. As mais delicadas e coloridas sofrem com o calor produzido para secagem.
Normalmente os ciclos de secagem da máquina de lavar são:
- O ciclo pesado que deve ser usado somente com as roupas brancas. Roupas coloridas neste caso sairiam desbotadas.
- O ciclo personalizado é o ideal para você fazer o melhor ajuste para suas roupas.
- O ciclo delicado é o mais aconselhável, agride menos o tecido e deixa a roupa pronta para passar.