Ter a casa própria é o sonho de qualquer brasileiro, pena que o Brasil não facilita a realização desse sonho. Por ter uma das maiores taxas de juros do mundo, o financiamento no Brasil não é tão barato e se não fosse isso ainda temos os prazos de financiamento que não são tão longos como em outros países.
Apesar das propagandas existentes de empresas ligadas a construção e venda de casas que exaltam como é fácil ter a casa própria, é preciso muito planejamento, análise de riscos e cuidados ao tentar adquirir sua casa própria.
Pagar Aluguel ou Financiar Uma Casa?
Uma idéia que muitas pessoas têm e pode nem sempre estar correta é que alugar uma casa não vale à pena. A compra de um imóvel pode ser vista como um investimento de risco já que conta com gastos bem superiores ao aluguel, principalmente no principio quando deve se pagar a entrada. Além disso, tem as mensalidades da compra do imóvel que são bem maiores que os valores pagos normalmente num aluguel.
Porém, a favor da casa própria existe o fato de que apesar de todo esse investimento, a casa proporia é um patrimônio para toda vida e pode ser vendido no futuro ou usado para outras negociações. Por hora o aluguel pode valer à pena, mas dependendo do tempo que você pretende passar na casa e do dinheiro que possui a compra de uma casa pode ser bem mais viável, é importante analisar bem todo cenário antes de se decidir qual das duas coisas é a melhor para você.
Fatores Para Uma Boa Compra
Se você analisou bem o cenário e concluiu que a melhor escolha é a compra da casa, é importante levar outros aspectos em questão para se fechar um bom negócio.
O primeiro ponto a se pensar é se você comprara um imóvel usado ou na planta. A vantagem do imóvel usado é que você já sabe como o lugar é e como aproveitar os espaços, porém ele apresenta como desvantagem as necessidades de reforma e manutenção. Quando você compra na planta, pode acontecer da casa ao final da construção não sair exatamente igual ao que estava no projeto e a construção também pode atrasar.
Porém a forma de pagamento e os financiamentos são bem mais fáceis se comparados com o imóvel usado. Se você decidir comprar na planta, procure negociar com empresas de tradição e que passem confiança.
Outro ponto importante é a escolha do local da casa. Você deve analisar bem a vizinhança e saber se tudo o que você precisa como escola para seus filhos, supermercado e o que você achar que precisar vai existir perto daquela casa. A localidade é um fator muito importante para o futuro conforto do lar.