?> Casa Segura Para Idosos e Crianças: Dicas | Imóveis Cultura Mix

Casa Segura Para Idosos e Crianças: Dicas

Idosos e crianças pequenas precisam de casa segura para que não fiquem com a integridade física colocada em risco. Há diversas formas no intuito de tornar a segurança como algo frequente em todos os cômodos da casa, sem contar com a parte de fora, que do mesmo modo, possui importância indispensável neste tipo de discussão. Conheça algumas formas de tornar as casas mais seguras para idosos e crianças.

Casa Segura Para Idosos e Crianças: Dicas

Casa Segura Para Idosos e Crianças: Dicas

Como Deixar a Casa Mais Segura Para Os Idosos?

Segundo afirma a Sociedade Brasileia de Ortopedia e Traumatologia, pelo menos um quarto dos idosos já caiu dentro de casa, sendo que em trinta e quatro por cento da estimativa aconteceram fraturas. Em termos gerais, a recuperação dos idosos é muito mais lenta do que as das crianças. Sem contar que a inatividade pode levar à piora do quadro.

Como Deixar a Casa Mais Segura Para Os Idosos?

Como Deixar a Casa Mais Segura Para Os Idosos?

Quartos

A primeira medida interessante deve estar nas janelas com sistemas de correr para dentro. Deste modo, fica mais fácil para abrir e fechar. Tenha a certeza de que não existe nenhum tipo de ferrugem ou elemento que torne o processo complicado. Outra dica interessante para este cômodo da casa, está na presença de algum tipo de poltrona para colocar as meias e calçar sapatos e chinelos com segurança e comodidade.

As camas precisam de altura mínima entre quarenta e cinco e cinquenta centímetros. Tenha em mente que o tamanho do colchão pode ser incluído na contabilização que visa se adequar a densidade do usuário.

Deve ter altura de forma que qualquer pessoa adulta possa ficar sentada com os pés no chão. Este tipo de cuidado evita a hipotensão postural. Deve existir ainda, alguma cabeceira na cama para existir algum apoio para dormir em posição elevada, ideal aos idosos com pressão baixa e problemas com respiração. O acessório auxilia, inclusive, a fazer leitura de forma cômoda.

A mesa da cabeceira precisa ter pelo menos dez centímetros a mais do que a altura da cama. Bordas arredondadas são mais indicadas por não terem riscos de cortes. Deve ficar ao chão ou junto à parede, auxiliando no combate contra quedas, caso alguma pessoa se apoie nela. É sempre interessante deixar alguns acessórios perto da cama: Telefone, números de emergência e abajur.

Os armários precisam de portas leves. Necessário ser bastante arejado. As gavetas podem ter travas de segurança, luzes e puxadores no formato de alça.

Sala

Televisões e sons precisam de controle remoto cujo sistema de troca das pilhas seja prático e simples. Altura de cinquenta centímetros e profundidade de oitenta centímetros, são dimensões ideais ao sofá por causa da facilidade para sentar e levantar. Densidade moderada e apoio para os braços também são pontos importantes não somente aos sofás como também às poltronas.

Estantes que estão presas ao chão ou à parede podem ser usadas como fontes para o apoio. Especialistas dizem que as salas devem ser livres de tapetes, a não ser que eles estejam colados ao chão.

Banheiro: A instalação da ducha íntima perto do vaso facilita no momento da higienização. Instale algum tipo de pia bancada com altura entre oitenta centímetros e oitenta e cinco centímetros. Necessário ter torneiras com manuseio simplificado. Não se esqueça dos protetores de ralo para não pisar em falso e cair no cômodo. Interruptores, tomadas e porta toalhas precisam estar localizados em partes altas.

O boxe precisa de largura de no mínimo oitenta centímetros, além de ser composto por material firme e inquebrável. Necessário ter algum acento com firmeza para o banho. Utilize tapetes de borracha para evitar as quedas que podem ser cruciais à integridade física, causando fraturas sérias e de difícil recuperação. Fixe algumas barras de segurança em algumas partes, principalmente perto do pia, vaso e dentro do boxe.

Cozinha

Utilize algum tipo de carrinho de rodas para levar os alimentos aos outros locais da casa, além de ser ideal para recolher pratos e talheres usados. A pia deve ter altura de no mínimo oitenta e cinco centímetros. Os armários não podem ter altura excessiva. Os objetos de cozinhas mais pesados precisam ficar na parte de baixo. Tenha a atenção redobrada quanto ao formato do fogão, precisam de botões de controle na parte frontal que controlam a liberação do gás assim que a chama se apaga.

http://www.youtube.com/watch?v=5PD1HOWaCaY

Como Deixar a Casa Mais Segura Para As Crianças?

Todo mundo sabe que crianças pequenas são seres curiosos. Conseguem aprender de forma rápida quando interagem com os mais diferente, justamente pela vontade de explorar. Sem contar que os pequeninos adoram colocar as coisas na boca. Estes aspectos se tornam perigosos, principalmente entre os de menos de cinco anos de idade que possuem pouco senso sobre o que venha a ser o perigo. Vale ressaltar ainda que estão começando a ter controle do corpo e das coordenações motoras. Por este motivo, podem escorregar e cair com frequência, em grosso modo quando a casa não está preparada. Asfixias, queimaduras, envenenamento e afogamento são outros tipos de perigos que devem estar na mente dos pais responsáveis.

Neste sentido, é necessário fazer todos os procedimentos possíveis para tornar a casa segura, pois a segurança das crianças pode ser colocada em cheque. Procure instalar plugues que tenham protetores nas tomadas, evitando assim os choques elétricos.

As telas nas janelas também são indispensáveis para quem quer tornar a residência segura às crianças. Quem mora em apartamento deve se atentar também quanto à proteção, principalmente quando se está muito acima do piso térreo.

Outra dica interessante está na instalação de pequenas portinholas entre a parte alta e baixa das escadas. Pessoas com lareira em casa devem providenciar barreiras, vendidas em qualquer hipermercado por preços sugestionáveis.

Não se esqueça de colocar fechos fortes nas portas dos armários, impedindo assim com que as crianças consumam remédios, cosméticos e produtos de limpeza. Procure deixar objetos cortantes e aparelhos elétricos longe do alcance das crianças. Jamais deixem cordas ou sacos plásticos em fácil acesso.

Pelo menos em cada três meses é necessário fazer algum tipo de inspeção dentro da casa no intuito de notar o nível de segurança. Não se esqueça de colocar proteção também em áreas abertas, caso do jardim, quintal ou playground.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *