Camas Infantis

Uma boa noite de sono é essencial para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento. Enquanto dormem as crianças se desenvolvem de forma mais completa e para garantir que o sono delas não seja prejudicado é importante escolher o modelo de cama perfeito.

No momento de fazer essa escolha é necessário levar em consideração algumas questões como o conforto e a segurança que o modelo oferece para os pequenos. A seguir vamos nos aprofundar mais nesse assunto para ajudar as mamães e os papais a fazerem a escolha mais assertiva.

A Importância da Escolha

A escolha da cama exige grande atenção dos pais, pois uma escolha errônea pode fazer com que a criança durma com desconforto e não consiga descansar por completo. Essa falta de descanso acarreta em dificuldades para que a criança se concentre e aprenda com as atividades do seu entorno e na escola.

Vantagens de Escolher a Cama Correta

Escolher a cama correta ajuda a fazer das noites dos seus filhos mais bem dormidas e isso faz toda a diferença na vida dessas crianças a longo prazo. Saiba que muitos adultos que tem dificuldades para dormir enfrentam esses problemas porque quando eram pequenos não dormiam em camas adequadas.

Hoje em dia os pais têm mais opções de escolha e podem encontrar uma que atenda de maneira mais completa as suas necessidades. Quem tem mais de um filho ou deseja ter uma cama reserva para os amiguinhos do pequeno que vão dormir na casa podem apostar no uso de beliches. Com tantas opções é possível encontrar modelos que se encaixam nos mais variados orçamentos.

Recomendações

A variedade de opções, no entanto, também acarreta na necessidade de realizar uma pesquisa mais detalhada a respeito de qual o melhor modelo para atender as suas necessidades e orçamento. Fique atento e evite comprar camas feitas de materiais de baixa qualidade, pois eles representam grandes riscos para as crianças.

Os pais que estão fazendo a transição da criança do berço para a cama devem fazer isso com o máximo de cuidado, pois uma troca precipitada pode fazer com que a criança enfrente sérios problemas. Saiba que não existe uma idade em particular em que se deve fazer essa troca do berço pela cama. Os pais devem levar em consideração o peso e o tamanho da criança para fazer essa troca.

Os Tipos de Cama Infantis

Existe uma grande variedade de camas infantis, ou seja, de inúmeros modelos, cada um com um propósito próprio. O mais importante na hora de fazer a sua escolha é que o modelo de cama atenda as especificações de segurança para garantir o sono tranquilo dos seus filhos.

Berço Mini Cama

Muitos pais optam por esse modelo pelo fato dele poder acompanhar o pequeno durante um bom tempo. Trata-se de um berço que pode ser transformado em cama, quando a criança chega a um tamanho em que deve passar a dormir numa cama é possível remover a grade lateral.

Cama Com Tema

Você já deve ter visto uma cama em forma de carro ou com um castelo na cabeceira, as camas temáticas fazem grande sucesso entre as crianças. É bem possível que exista um modelo do personagem preferido do seu pequeno. Pode ser um bom truque ainda para fazer com que a criança durma mais facilmente, pois em geral as crianças não gostam de ir para a cama, mas quando essa cama tem uma forma específica pode ser mais fácil.

Cama com Dorcel

As meninas adoram as camas com dorsel, pois tem a sensação de que estão dentro de um conto de fadas. Esse tipo de cama tem um design mais clássico que lembra aquele das camas das princesas das animações. O quarto da sua filha ficará muito mais charmoso e você ainda garante que a sua pequena esteja protegida dos insetos que atrapalham o sono.

Cama Com Escorregador

Tem coisa mais divertida para uma criança do que ir dormir e acordar com um escorregador a sua disposição? Além disso, esses modelos de cama ainda têm uma cabaninha embaixo do escorregador o que permite a criança brinque com os seus amigos ou simplesmente possa guardar os seus brinquedos.

Beliches e Triliches

O modelo perfeito para os pais que tem mais de um filho ou mesmo para as famílias com muitos primos. Esse tipo de cama economiza espaço e as crianças adoram a possibilidade de dormir na cama de cima. O melhor é que alguns modelos ainda têm estantes embutidas e gaveteiros que tornam mais fácil organizar tudo.

O Momento de Mudar de Berço Para Cama

A seguir vamos falar mais detalhadamente a respeito desse período de mudança em que os pais fazem a transição da criança do berço para a cama.

O Momento

A primeira coisa que deve ficar clara é que não existe uma regra a respeito de qual o momento ideal para fazer essa transição. Em geral essa mudança é feita entre os 2 e os 4 anos de idade. Observe o tamanho e o peso do seu filho para que a mudança realmente aconteça no momento ideal.

Dicas Para a Transição

Normalmente a transição é fácil uma vez que as crianças têm uma grande ansiedade de crescer. Uma maneira de fazer com que eles gostem dessa mudança é levá-los para escolher a cama e também comprar os lençóis. Eles devem participar dessa mudança e não simplesmente serem ninados numa cama do dia para noite.

Questão de Segurança

A segurança deve ser o principal item a ser observado por você, informe-se se a cama que você escolheu atende a todas as recomendações técnicas e também preste atenção ao fato de se o pequeno consegue dormir sem as grades laterais que existiam no seu berço.

Incentive

Se o seu filho tiver alguma dificuldade nessa transição procure incentivá-lo lhe dizendo o quanto é bom para ele mudar do berço para a cama ou mesmo aproveitar esse momento em que está crescendo. Mas, não force a situação, ele deve estar preparado para viver essa nova fase.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *