?> Cachorro de Porte Grande em Apartamento | Imóveis Cultura Mix

Cachorro de Porte Grande em Apartamento

A regra comum é que animais de grande porte não podem viver em apartamento. Não há espaço para eles. Será mesmo? Então seria necessário se livrar do seu cachorro de grande porte porque houve uma mudança de imóvel, correto? Não é bem assim. Se não houver regras de moradia e com um pouco de adaptação e criatividade, dá sim para criar animais de grande porte mesmo em espaços reduzidos.

O problema de cães grandes em apartamento é mesmo a redução de espaço. Alguns animais e vizinhos podem se incomodar também, pois o latido de um animal de pequeno porte não é o mesmo que um cão sete vezes maior. É bem mais potente e não há como fugir disso. Mas será que dá para criar? Sim, com alguns cuidados, claro. Para os veterinários, não há problema algum de levar um cão de grande porte para um apartamento, desde que os cuidados necessários sejam tomados.

Passear com o Animal Todos os Dias é Necessário

Espaço reduzido é sinal de estresse. Cães de grande porte são nascidos para correr, pular, brincar e latir mesmo, gastar energia, e confinamento leva ao estresse, o grande problema das raças. O melhor a fazer, portanto, é cuidar para o animal não ficar estressado, tanto pelo seu bem como para o bem do imóvel. Para fazer isso, uma boa dica é buscar uma rotina mais ativa para o animal, deixando ele o menos estressado possível.

Uma rotina de exercícios é crucial para animais de grande porte. Os músculos são feitos para serem usados e um animal sem exercícios acaba por tentar gastar energias em casa. Por isso é comum destruir objetos e cavar buracos na parede apenas para livrar tanta energia contida. Assim como temos adrenalina acumulada e ficamos estressados quando não gastamos energia, os cães também precisam gastar energia.

Para a maior parte das raças, é mais do que o suficiente uma hora de diversão por dia caminhando, correndo ou brincado. Você pode descer para a área comum em um horário mais tranquilo e brincar de bola ou aproveitar seu tempo livre para correr junto com o animal e aproveitar para curtir uma atividade física em dupla. Na maior parte dos casos funciona, pois o animal volta tão exausto que se sente feliz e com certeza não vai destruir nada dentro de casa. As vezes ele até vai dormir mais e melhor pelo gasto de energia.

Procure por Raças que não se Estressem Tanto em Espaços Reduzidos

Algumas raças não se importam muito quando moram em apartamento, mesmo de grande porte. O Pit Bull pode ser altamente dócil mesmo vivendo em ambientes pequenos. O labrador, ao contrário, não suporta não ter espaço para correr e é um animal estressado com movimentos. Inquilinos subindo e descendo escadas podem causar latidos. Mas já o Rottweiler e o São Bernardo são ótimas raças para espaços reduzidos e costumam latir menos com movimento na vizinhança.

Leve o Animal em Viagens ou Coloque em um Hotel

Sem os donos para controlar e sem espaço para correr, animais de grande porte em apartamentos podem ser pior que um furacão Katrina. Um pitbull pode destruir paredes e objetos em apenas alguns segundos apenas buscando movimento. Se alguém for até a porta e ele não reconhecer o cheiro, pode latir por horas sem se cansar se for um animal estressado.

O melhora fazer se for uma viagem de mais de dois dias é levar o animal consigo ou deixar em um hotel para cachorro ou ainda com um amigo com espaço. O animal em casa e sem o dono para repreender tente a não pensar muito nos motivos que o levam a ficar de castigo, e pode sujar a própria água com alimento porque está estressado, arranhar paredes e fazer tudo o que for possível para passar o tempo e gastar suas energias, as vezes o que não faria com os donos por perto.

Corte as Unhas do Cachorro Regularmente

Isso evita que mais danos aconteçam em sua casa e o próprio animal se arranhe demais estressado. Cortar as unhas dos cachorros não é nada danoso para o animal e evita acidentes nele mesmo. Basta para isso ter um cortador ou pedir o corte no pet shop quando for tosar e dar banho. Os profissionais irão cortar de forma adequada se você não souber como e evita danos ao bicho mais sérios, como cortar partes erradas da unha e causar sangramento. Também é bacana para evitar que ele cave paredes.

Eduque seu Animal a se Acostumar com Outros Humanos

O ideal é sempre começar a cuidar do bicho no local onde ele vai morar. Se vocês já estão em um apartamento, ótimo, pois ele vai se acostumar com o espaço pequeno. Mas se há uma redução de moradia, pode ser necessário acostumar o animal a conviver com estranhos para evitar os latidos ao menor sinal de humanos no espaço.

Uma boa dica é passeios com coleira em parques e áreas comuns prediais. Acostumando-se com certas vozes e o não perigo por estar perto do dono, alguns cachorros se tornam mais tranquilos aprendendo a conviver com estranhos. Apresentar o animal aos prestadores de serviço essenciais como o cara que entrega a água, síndico, porteiro e a pessoa que troca o gás ajuda também a manter o bicho mais tranquilo na presença de tais visitantes no apartamento.

Coloque uma Grade na Porta

E deixe a porta aberta, apenas protegendo o imóvel por uma grade. Esta pequena medida pode ajudar o animal a viver menos estressado, pois ele pode ver quem entra e sai e até ter contato com vizinhos e crianças. Não ter acesso é como estar em uma prisão, aumentando o estresse do animal.

Castração Pode ser uma Boa Dica

Se seu animal é do tipo estressado, a castração pode resolver e é indicada em diversos casos, como quando o animal tem altos níveis de testosterona. Muitos cães ficam mais calmos e caseiros depois da castração, pois suas necessidades sexuais e de convívio com machos ou fêmeas somem.

Cachorro Grande Para Apartamento

Neste post separamos para vocês uma lista de cachorro em grande porte que possuem mais facilidade para se adaptar em apartamentos.

  • Dálmata

Uma ótima dica para lidar com essa raça em apartamentos, é comprar brinquedos para que o cachorro possa se distrair enquanto estiver sozinho exemplo.

  • Labrador.

Está raça infelizmente possui grandes chances de ficar obeso, por conta disso é muito importe que leve ele para passear e fazer exercícios ao ar livre.

  • Rough Collie

Um exemplo de cachorro bem tranquilo que geralmente possui fácil adaptação em apartamentos.

É muito importante ressaltar que independente da raça é valido toda semana levar o seu cachorro para dar uma volta ao ar livre.

Cachorro Grande Para Apartamento

Cachorro Grande Para Apartamento

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *