Box Para Banheiro
O box é um artigo praticamente indispensável na maioria das residências, principalmente pelo fato de ele trazer maior privacidade no momento do banho, além de tornar o dia a dia mais prático também, evitando que o banheiro fique completamente molhado nesse momento.
Originalmente, o box surgiu com a finalidade de apenas delimitar a área do banho dentro do banheiro, separando totalmente e fazendo com que o piso fora dessa parte ficasse sempre seco, evitando que a umidade se alastre mais do que o necessário.
Porém, ainda que de muita importância, muitas vezes os box não são planejados nem pensados com tanto cuidado para compor a decoração do banheiro, mas é importante pensar que ao fazer a escolha certa – levando em consideração modelo, estilo e tamanho do banheiro – ele torna a vida dos moradores muito mais tranquila e funcional, deixando o dia a dia e a rotina de higiene dos mesmos mais agradável. Por isso ele deve ser tratado como um protagonista no momento do planejamento da construção ou reforma do banheiro.
A gama de box é imensa, e os materiais e formatos são bastante diversificados também, sendo muito possível encontrar um estilo que agrade todas as pessoas da casa. Cada variação também conta com suas próprias especificações, e tudo isso contribui para o resultado final do projeto do banheiro, tanto na parte estética, quanto na parte funcional. Nesse artigo será falado alguns detalhes sobre esse item, dando dicas de como escolhê-lo adequadamente.
Formatos Do Box
Ao se escolher um box, o formato deve ser pensado conforme o espaço que se tem disponível para ele no cômodo, levando em conta também o espaço da porta – caso ela seja de abrir e não de correr – e também cuidando para acontecer uma harmonização entre o estilo da escolha com o restante do ambiente.
– Porta de Abrir:
Esse modelo ocupa um pouco mais de espaço, então é indicado para banheiros mais amplos, que são de médio a grande. Nesse estilo de box, a parte fixa fica junto da parede, e a porta abre para dentro ou para fora do box, por meio do uso das dobradiças.
– Porta de Correr:
Esse é o estilo de box mais comum e utilizado, pois é bem versátil, cabendo em banheiros dos mais diversos tamanhos. Nesse modelo, existe uma parte fixa junto a parede – assim como o anterior – porém nesse caso, ao invés da porta abrir pra fora ou pra dentro, ela corre por um trilho no piso e pelas roldanas na parte superior. Essas roldanas podem ser aparentes ou embutidas, e a escolha deve ser feita conforme o gosto do morador.
– Box de Quina:
Esse é o modelo de box mais indicado para banheiros pequenos, pois como a área já é reduzida, o mais indicado é utilizar as portas de correr, para evitar a ocupação de espaço interno, permitindo também uma maior abertura no canto, com duas portas de correr de modelos quadrados, ou porta curva, para modelos arredondados.
– Box Sanfonado:
Esse é o tipo de box mais raro, mas também é indicado para banheiros pequenos, mas sempre sendo uma última opção. Seu funcionamento consiste em duas partes móveis que passam por trilhos em cima e embaixo. Esse modelo de box exige maior frequência de manutenção, pois consiste em um sistema mais delicado e complexo.
– Box Para Banheira:
Esse tipo de box é bastante funcional, pois impede que a água da banheira se espalhe por todo o banheiro. Esse box geralmente é instalado com trilhos acima da lateral da banheira.
Materiais do Box
O material que é mais utilizado em box de banheiro é o vidro, mas também existem outras possibilidades, que novamente, devem ser escolhidas conforme o gosto do morador.
– Vidro:
Esse é o material de box mais moderno e resistente, podendo durar por muitos anos em boas condições, sendo por esse motivo, o modelo mais utilizado. A única desvantagem é que ele é o tipo mais caro que se encontra no mercado, mas o custo x benefício é excelente. Sempre deve ser utilizado o vidro temperado, pois eles são até cinco vezes mais resistentes do que os comuns, oferecendo muito mais segurança.
– Acrílico:
O box de acrílico é mais barato que o de vidro, sendo bastante utilizado também. Porém, ele é um pouco mais frágil, podendo se quebrar com facilidade. Outro problema é que ele é um material opaco, o que facilita a impregnação de sujeira e consequentemente o acúmulo de mofo.
– Cortina Plástica:
Esse tipo de box é extremamente barato, pois necessita apenas de um varão e de uma cortina plástica para ser utilizado. Esses materiais são muito fáceis de serem encontrados e instalados, evitando assim gasto com mão de obra profissional também.
Harmonização do Box
Como já foi dito acima, o box deve ser enxergado como um elemento principal, e por isso, ele também deve harmonizar com todo o restante do banheiro.
Por exemplo, o vidro fumê é um estilo que caiu muito em desuso nos últimos tempos, principalmente pelo fato de que o que está em alta são decorações minimalistas e “clean”. O mais utilizado são os vidros transparentes, mas como ele não proporciona nada de privacidade, uma alternativa é a aplicação de serigrafia, que é um tipo de processo de gravura.
Olá gostaria de saber mais imformações sobre os box ( orçamentos)
aguardo a sua resposta!!!!!
CUANTO custa um box de vidro modeloum el
cuanto custa um box de vitro
Boa noite Prezados,
Preciso de orçamento para box de acrílico, mas que seja bonito como os de vidro.
Necessito de acrílico por motivos de segurança para meus pais que são idosos.