Até que ponto você esta seguro na sua própria casa? Fora o fato de termos que nos proteger de assaltos, arrombamentos, incêndios, alagamentos, morar em uma casa pode significar outros cuidados bem importantes. Um desses cuidados é conhecido como aterramento em residência, e que garante que os moradores não corram mais riscos de levar os temidos choques elétricos. E mais do que isso, o aterramento pode assegurar que não haverão problemas de pequenos curtos elétricos, que geralmente causam incêndios e queimam os equipamentos domésticos.
Resumo
A utilidade desse procedimento se divide em duas questões, sendo a primeira de dissipar as descargas elétricas e a segunda de minimizar os surtos de tensão que podem ocorrer na parte que é conhecido como o neutro e que esta na rede de distribuição. E para executar essa técnica é preciso que toda a rede da residência possua um condutor de proteção mais conhecido como fio terra. Mas mesmo que a casa esteja de acordo com essa condição mínima, é preciso que o morador encontre um profissional especializado e capacitado para executar o processo de segurança da rede elétrica. Um aterramento mau feito pode ser muito pior do que não ter tomado essa medida.
Como Deve Ser Feito o Procedimento
O mais importante é as conexões serem bem feitas, pois dependem delas a integridade e funcionamento do sistema. Os materiais também são fundamentais para o sucesso da instalação. O profissional que for contratado deve antes de tudo prestar atenção no tipo de solo que o pátio da casa dispõe. Nesse caso o que deve ser observado é se esse solo é úmido, solos com esse aspecto são melhores para o aterramento. Quando o solo é rochoso e seco, é necessário que seja feito uma analise e um tratamento para deixá-lo de acordo com o necessário para o trabalho de aterramento residencial.
Materiais Utilizados
É necessário que o material escolhido corresponda com o necessário, sem que hajam substituições, principalmente sem que profissional responsável tome conhecimento. São eles:
- Uma haste recoberta com cobre, com o comprimento mínimo de 2,40m.
- Caixa de Inspeçào , com uma haste , também cobreada e diâmetro de 5/8” e 2,40 m.
- Condutor de cor verde- amarela ou somente verde e conectores do tipo haste ou grampo.
- Balde de água, pedaço de caibro, marreta e chave de boca 13 mm.
- Canivete, colher de pedreiro, cavadeira, brita e EPI’s ( luvas, óculos e capacete).
Autoria: Clarissa Pippi