Armário Embaixo de Escadas

Armário Embaixo De Escadas

Nos dias de hoje, cada vez mais as casas e os apartamentos estão mais compactados e reduzidos, e por esse motivo, todo o espaço que puder ser aproveitado, seja para um fim decorativo, ou para um fim utilitário, deve ser bem vindo. Todo esse aproveitamento deixa o ambiente mais organizado, mais agradável e até mesmo com pelo menos a sensação de ser mais amplo, deixando assim, tudo com uma cara de maior aconchego.

Um dos espaços que acaba sendo esquecido e desvalorizado nos imóveis que tem mais de um andar, é o espaço que se localiza embaixo da escada. Nele – desde que haja bastante criatividade – é possível implementar os mais diversos itens, deixando o ambiente muito funcional e bonito. Uma boa dica é buscar muitas inspirações e referências, seja nas redes sociais, em revistas, ou em programas de televisão.

Todos os tipos de escada permitem que a parte de baixo seja utilizada de uma melhor maneira, tanto aquelas que possuem um menor espaço, seja na altura ou na área de metros quadrados, quanto nos espaços que ficam embaixo das escadas que possuem menor angulação, mas que podem oferecer uma área mais adequada.

Logo abaixo serão apresentadas dicas e ideias de como fazer esse aproveitamento da melhor maneira possível, e com os mais diversos estilos e com as mais diversas funcionalidades, atendendo assim as pessoas mais diferentes e suas necessidades. O foco desse artigo é a criação de um armário embaixo das escadas.

– Banheiro:

Foto de um Banheiro Modulado

Foto de um Banheiro Modulado

Por mais absurdo que pareça, a parte inferior de uma escada pode sim se transformar em um banheiro mais simples, ou um lavabo, já que esse é um estilo de banheiro que não necessita de muito espaço, pois conta apenas com uma pia e com um vaso sanitário, dispensando assim chuveiro, box, entre outras coisas. Assim, ele pode ser muito ideal para esse ambiente, porém a área abaixo da escada deve ser razoável.

– Casinha Para Os Pets:

Casinha Para Os Pets em Baixo da Escada

Casinha Para Os Pets Embaixo da Escada

Como, de modo geral, os bichinhos de estimação são pequenos, eles não precisam de uma casinha muito alta, por isso, o espaço embaixo de uma escada – ainda que pequeno – pode ser ótimo, tanto para gatos, quanto para cachorros.

– Mini Bar:

Mini Bar Embaixo da Escada

Mini Bar Embaixo da Escada

Uma opção divertida para se aproveitar o espaço abaixo da escada é fazendo uma espécie de mini bar. Para isso, deve ser colocada nesse espaço ou uma mesa, ou uma bancada, juntamente com banquetas ou cadeiras. Nas partes onde o espaço entre a escada e o chão são menores, pode haver alguma decoração que combine com o restante do ambiente. Nesse mini bar também é interessante que se coloque um frigobar para armazenar as bebidas geladas, e algumas estantes também, para que se coloque aquelas bebidas que não precisam de refrigeração.

– Pequeno Escritório:

Pequeno Escritório Embaixo da Escada

Pequeno Escritório Embaixo da Escada

Nesse espaço também pode ser feito algo próximo a um home office, ou seja, um pequeno escritório dentro da casa. Ao se decidir fazer isso, é necessário ter disponível uma mesa, ou uma escrivaninha e uma cadeira confortável, que precisam caber e ser acomodadas facilmente em locais em que exista altura suficiente. Já na parte mais baixa da escada, pode ser inserido um gaveteiro ou um arquivo, que servem para organizar e armazenar melhor todos os itens que são desse local. Por ser embaixo da escada, e ser utilizado sempre juntamente com documentos e  necessitar de fazer uma certa força com a vista, deve ser contar com uma boa e extra iluminação.

– Estante Para Livros:

Estante Para Livros Embaixo da Escada

Estante Para Livros Embaixo da Escada

Geralmente essa é a primeira coisa que vem a mente, onde a ideia é aproveitar a própria parte de baixo dos degraus para a construção de prateleiras, podendo também – dependendo do espaço – complementar com nichos, armários e outros itens que facilitem e melhorem a disposição dos nichos.

– Espaço Para Leitura:

Espaço Para Leitura Embaixo da Escada

Espaço Para Leitura Embaixo da Escada

Seguindo a mesma linha da ideia acima, fazer um espaço para os amantes de leitura embaixo da escada pode ser uma ótima pedida. Caso ainda sobre espaço do armazenamento de livros, nesse espaço podem ser alocadas uma cadeira bastante confortável, um puff ou uma poltrona, além de um tapete bem aconchegante e macio e oferecer uma iluminação muito boa, fazendo assim com que se torne um ambiente aconchegante para que for desfrutar.

– Espaço Para as Crianças:

Espaço Para as Crianças Embaixo da Escada

Espaço Para as Crianças Embaixo da Escada

Quando as crianças não possuem uma sala ou um local específico para brincarem, esse pode se tornar um local muito apropriado, tanto para o armazenamento do brinquedo das crianças, quanto para montar uma espécie de cabaninha, para que elas possam brincar de se esconder, ou coisas assim.

– Jardim:

Jardim Embaixo da Escada

Jardim Embaixo da Escada

Esse item torna o espaço muito agradável no que diz respeito à estética, e as plantas também trazem outros benefícios, como deixar a casa com um clima mais fresco e alegre. Quando há a  falta de espaço, a parte de baixo da escada pode ser a melhor, porém, devem ser levados em consideração vários pontos, como se há a incidência de luz natural, pois isso é muito importante, e se é possível implementar um bom sistema de drenagem e de irrigação. Por isso, um jardim pode ser uma ideia não tão acessível para todos.

– Aparador De Televisão:

Aparador De Televisão Embaixo da Escada

Aparador De Televisão Embaixo da Escada

Caso a escada conte com uma estrutura de altura razoável e não muito angulada, o aparador pode facilmente ser instalado nesse espaço. Assim, o mais indicado é que o sofá fique logo a frente desse espaço e que também não seja um local onde aconteça muita circulação, pois pode acarretar na falta de visão da TV.

Armários Embaixo Da Escada

Armários Embaixo Da Escada

Armários Embaixo Da Escada

Como foi dito, esse é o principal assunto do artigo, e o armário se torna um item muito interessante, principalmente por ser de grande funcionalidade. Ele pode ser útil para todas as pessoas de uma casa, seja para guardar roupa de cama, roupa de banho, mantimentos do dia a dia, entre várias outras coisas. O ideal é que se faça um móvel adequadamente planejado, otimizando da melhor maneira possível os espaços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *