Muitas pessoas não imaginam como é fazer a limpeza de casa, a situação se complica quando se tem que limpar vidraças. Normalmente, este tipo de limpeza é considerada como um grande contratempo na hora da faxina da casa.
Não é Tão Simples Limpar Vidros
Este tipo de higienização é um pouco mais demorada que algumas outras, pois exigem um certo cuidado. Limpeza de vidros de mesas, portas, janelas, vitrais dão mais trabalho do que imaginamos, principalmente quando gostamos que os vidros fiquem extremamente límpidos e translúcidos, sem esquecer daquele que tanto gostamos.
Quais Erros Cometemos ao Limpar Vidros?
O que acontece na maioria das vezes é que ficamos lavando, jogando água, esperando que o vidro fique lindo e brilhante, mas nada disso acontece, e o esforço de ficar esfregando e secando os vidros é totalmente em vão, afinal eles ficam com constantes manchas que nós não queremos ou então ficam com aquela aparência de embaçado.
Algumas pessoas ficam por horas aplicando um pouco de tudo, tais como: detergente, sabão em pó, receitas caseiras, saponáceos, e outros produtos recomendados.
As pessoas não sabem que não é necessário gastar tantos produtos para deixá-los com cara de novos podemos deixar nossos vidros como novos sem desperdiçar tantos produtos de limpeza.
Algumas Dicas
- A primeira dica que devemos prestar atenção na hora de começar com a sua faxina nos vidros é verificar como o tempo está, pois para este trabalho o tempo ideal é quando está com pouco sol, pois os raios solares agiliza a secagem dos produtos usados para fazer a limpeza e com certeza ajudam a criar as tão indesejadas manchas.
- Para que suas janelas tenham uma boa aparência elas necessitam de limpeza regularmente. Você pode usar tanto os produtos comerciais quanto as receitas caseiras, elas darão os mesmos resultados que os produtos de ultima geração e que prometem mundos e fundos. A única diferença é que com certeza você encontrará é que as receitas caseiras são muito mais baratas e desta forma você irá economizar um bom dinheiro.
Técnicas de Limpeza
Saiba que mesmo existindo diversas “técnicas” surpreendentes, como o uso de vinagre ou limão, álcool e água são satisfatório para efetuar a limpeza. Você pode trocar o jornal na hora de limpar os vidros, pois ele libera tinta apesar de dar um brilho, use uma esponja macia ou um pano limpo, água e detergente neutro.
Se você deseja uma limpeza profissional, procure um produto do seu agrado no mercado, pois eles possuem além de muita qualidade, aromas agradáveis, e o mais importante eles proporcionam uma limpeza adequada e que você deseja e espera.
Se você precisa limpar os cantos da janela, use uma escova de dente ou cotonetes. Para uma limpeza mais profunda, afinal sua janela pode conter muita poeira, passe um jornal velho ou toalhas de papel, depois limpe com um pano macio e água ou álcool, aqui você pode aproveitar camisetas velhas, esta técnica é boa até para você se livrar de itens velhos, guardados há tempos em casa.
Qual Produto Usar?
Se você esta em dúvida de que produto deva usar para limpar os vidros, saiba que existe um produto que é muito usado pelas donas de casas na cozinha, mas que é muito bom na hora da limpeza dos vidros.
Este produto “milagroso” é o vinagre branco, use-o em partes iguais de água e vinagre, passe a mistura e seque com um guardanapo ou um pano que não solte fiapos (aqui também vale a regra das blusas velhas).
Relembrando: se o vidro estiver muito sujo ou engordurado, você deve limpá-lo com papel toalha e somente depois passar água e sabão.
Limpando o Vidro
Para limpar vidro jateado, não podemos usar produto com solvente ou amoníaco, mas se a sujeira não estiver visível você pode usar a mistura de três partes de água para uma de álcool, e se precisar lave com água e sabão neutro, não podemos usar detergente ou sabão colorido, pois este tipo de produto deixa manchas no vidro.
Na limpeza de janelas de vidros podemos usar a mistura de água com vinagre branco. O ideal é fazer essa limpeza dias de pouco sol, como dito anteriormente, pois a luz do sol ao refletir com força sobre a janela, ajuda a secar mais rapidamente o produto usado e acabar manchando.
Para esfregar o ideal é que se use o truque de esfregar cada lado em uma direção, no lado de dentro faça movimento horizontais e no de fora faça movimentos verticais, assim você vai saber onde tem manchas.
Para fazer o polimento, lembre-se que você pode usar camisetas que não usa mais e que não podem ser doadas, caso não tenha alguma camiseta velha, use jornal amassado, ele costuma dar um brilho incrível.
Para limpar os espelhos utilize vinagre em movimentos horizontais para as manchas ficar visível, desta forma facilite a retirada delas. Você também pode usar álcool e água que deixam seu espelho limpo, pode usar sabão e detergente neutros ou os produtos recomendados para limpar vidros, nunca usar produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária pois causam danos ao vidro, para aplicar o produto, você deve umedecer um pano não borrife direto no espelho.
Para os espelhos, nada de usar o jornal, pois a tinta usada na impressão acaba se dissolvendo e deixando manchas tipo arco Iris nos vidros, você pode usar a água com detergente, para cada litro de água use quatro gotas de detergente.
Lembre-se que não podemos usar produtos ácidos ou alcalinos como ceras, removedores, desinfetantes para limpar vidros, eles vão causar danos que podem ser irreversíveis, o seu vidro pode ficar corroído.
Receita de Limpador de Vidro Caseiro
- 2 colheres (sopa) de amônia
- 1/2 copo de álcool para limpeza
- 1/4 de colher (chá) de detergente
Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão. Agora é só usar!
Agora que você já viu várias dicas de limpeza e de como economizar na hora de limpar vidros, arregace as mangas, comece sua limpeza e deixe tudo brilhando!!