Todo mundo já se deparou com algum alimento no mínimo curioso dentro da sua geladeira e ficou se perguntando “o que isso está fazendo aqui”. Porém, saiba que além de coisas absurdas como pipoca, por exemplo, tem outras que não devem ser guardadas dentro do eletrodoméstico e nem todo mundo sabe.
A seguir preparamos uma lista com alguns desses alimentos que não devem ser guardados na geladeira e que talvez você nem imaginasse. Pronto para descobrir que nem os tomates devem ser guardados na geladeira?
Alimentos que Não Devem Ser Guardados na Geladeira
Tomates
Para começar as descobertas saiba que tomate é fruta e não legume, mas isso nem é o mais importante. Essas frutas não devem ser guardadas na geladeira porque estragam mais rapidamente, além de perder o sabor. O ideal é colocar os seus tomates na fruteira de cabeça para baixo.
Cebola
As cebolas necessitam de uma boa ventilação e por isso não se dão bem com a geladeira que é um ambiente úmido. Nessa atmosfera as cebolas estragam mais rapidamente, guarde-as na despensa. Oura dica importante é não deixar as cebolas próximas das batatas, pois com isso apodrecem mais rápido.
Alho
O alho é o mesmo caso da cebola, ou seja, precisa de ventilação. A geladeira ainda pode acabar tirando um pouco do sabor do alho e em alguns casos acarretar até mesmo no aparecimento de mofo. A melhor forma de guardar o alho é solto e em ar fresco, com essa atitude o alho irá durar uns dois meses facilmente. Depois que o alho é picado pode ir para a geladeira, mas coma assim que possível.
Batatas
Qualquer tipo de batata, comum, doce ou outra não devem ser guardadas na geladeira pelo fato de que o amido se transforma em açúcar e com isso muda a cor, o sabor e a textura da sua batata. O local perfeito para guardar as suas batatas é um lugar fresco, arejado e escuro. Coloque dentro de um saco de papel e deixe na despensa.
Pimenta
Independente de o vidro de pimenta em conserva estar fechado ou aberto não deve ser colocado na geladeira. Fora da geladeira a pimenta pode durar até três anos quando em conserva uma vez que em ingredientes que a conservam como azeite e vinagre.
Café
O café, quando consumido em quantidades adequadas, é bom para o organismo já que atua como um estimulante e ajuda a promover a acuidade cerebral, também tem efeito antioxidante. É possível guardar o pó de café em recipientes hermeticamente fechados (em que não entra ar) na sua despesa, mas não coloque na geladeira, pois dentro dela se cria condensação que muda o sabor. O que você pode fazer é guardar o coador de café na geladeira.
Pão
O melhor é sempre comer o pão que você compra na hora, mas se não for possível saiba que você em até quatro dias. Porém, não guarde o pão dentro da geladeira porque a refrigeração o deixa ressecado mais rapidamente. Quem deseja conservar o pão por mais de quatro dias pode usar o congelador.
Mel
O mel é um caso bem interessante, pois se trata de um alimento natural que praticamente não estraga. Quando o mel é guardado na geladeira acaba ficando grosso e cristalizado. As abelhas não fabricam mel no refrigerador, então pense nisso.
Melões e Melancias
Algumas pesquisas revelaram que quando melões e melancias são conservados fora da geladeira ficam com vários antioxidantes intactos. Após cortar as frutas você deverá guardá-las na geladeira por um período de até quatro dias.
Manjericão
Outro alimento que causa confusão é o manjericão que não deve ser conservado em baixas temperaturas. Para manter o manjericão por mais tempo é indicado lavá-lo, secá-lo e depois cortar os seus caules em diagonal, coloque-os então num copo com água coberto por um saco.
Azeite
O óleo, chamado de azeite, não deve ser conservado dentro da geladeira porque acaba ficando espesso. O melhor é guardar o óleo num local escuro e que não tenha umidade e calor. De preferência guarde as embalagens deitadas.
Temperatura na Geladeira
Dentro da geladeira a temperatura deve variar de 0 a 7°C, porém, cada ponto do refrigerador tem uma temperatura específica. O congelador é a parte mais fria e nele a temperatura deve ficar igual ou superior a -18°C, isso permite o congelamento completo do alimento que foi armazenado. A baixa temperatura também faz com que acabe a ação a microbiológica.
Na geladeira as partes que ficam mais próximas do congelador acabam sendo mais frias que as que estão mais distantes, gavetas e porta. Dessa forma é bom avaliar quais os alimentos que precisam de mais resfriamento para posicioná-los de forma correta.
Distribuição de Alimentos na Geladeira
Primeiras Prateleiras
As duas primeiras prateleiras são as mais geladas do aparelho e por isso é nesse local do refrigerador que você deve armazenar alimentos que são mais perecíveis. Posicione em cima os lácteos como o leite, iogurtes, queijo entre outros. Depois devem ser guardadas as embalagens abertas de suco, doces prontos como pudins, geléias e outros.
Prateleiras Mais Baixas
As prateleiras mais baixas devem ser destinadas para armazenar alimentos que estejam prontos como legumes cozidos e sobras de alimentos que estejam guardadas dentro de potes de vidro ou de louça. A dica é evitar a todo custo usar potes de plástico que liberam toxinas que prejudicam o organismo como, por exemplo, o bisfenol-A.
Nesse espaço também devem ser guardados os ovos, mantenha-os na embalagem original para que fiquem corretamente higienizados. Não guarde os ovos na porta da geladeira, pois é um dos pontos que mais tem variação de temperatura já que é sempre aberta.
O fato de a porta ficar sendo aberta constantemente faz com que haja proliferação de micro-organismos. Outra dica importante é não lavar a casca dos ovos, pois como é bastante porosa pode ser que as sujidades entrem dentro deles.
Gavetão
Sabe aquela gaveta grande que tem na parte de baixo da geladeira? Então ela é o local ideal para você guardar garrafas pet e frutas já que as temperaturas não são tão baixas de forma que é ideal para esse tipo de alimento. Nesses gavetões você pode guardar hortaliças como legumes e verduras.