?> Recipientes e Alimentos que Não podem ir ao Micro-ondas | Imóveis Cultura Mix

Alimentos e Utensílios Que Não Devem Ir Ao Micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico de grande utilidade, especialmente nos dias corridos que vivemos atualmente. Mas é preciso saber como usá-lo para não causar mal à saúde, especialmente em decorrência de embalagens usadas no mesmo e alimentos, tudo feito da forma incorreta.

Para não ocasionar nenhum problema maior, vamos seguir as dicas abaixo:

Primeiro, Vamos Pensar no que Pode ser Levado ao Micro-Ondas:

-Porcelana: A porcelana é uma amiga do microondas, entretanto, caso tenha detalhes feitos com metais, nem pensar! Em razão disso, fique atento, pois os frisos metálicos, em dourados ou prateados, são bastante habituais em porcelanas, especialmente naquelas mais requintadas. Fique alerta!

-Vidro: O vidro comum, deste que temos em copos e pratos pode ir sem medo ao micro-ondas.

O Que Não Pode Ir ao Micro-ondas?

a)Plásticos: Diversas pesquisas puderam constatar que os objetos plásticos não são recomendados para o uso no micro-ondas, já que, sempre que aquecidos, acabam por liberar substâncias como o BPA (bisfenol-A) que têm ligação direta com o câncer, por terem uma substância tóxica que se solta da embalagem chegando até o alimento. Para o micro-ondas prefira recipientes de louça ou vidro, e para proteger o eletrodoméstico contra a sujeira use papel toalha. Essa dica também serve para mamadeiras, atenção papais e mamães, isso não é brincadeira.

b) Alumínio: Se você tiver bastante sorte, o mínimo que vai acontecer é provocar um incêndio dentro do eletrodoméstico. E isso ainda vale para colheres, facas, garfos, entre outros.

c)Embalagens que acompanham comida chinesa: Há determinadas embalagens para viagem, especialmente as de comida chinesa, que contém metal, então, não combinam com o micro-ondas, tenha atenção!

d)Embalagens de Isopor : Não use essa embalagem, pegue o alimento e passe para outro tipo de recipiente, preferencialmente de vidro ou louça, por exemplo, senão acabará comendo o alimento juntamente com o isopor e outras substâncias nocivas demais ao corpo humano.

e)Louça com detalhes prateados ou dourados: Usar recipientes em louça é o correto, entretanto, o mesmo não pode conter detalhes prateados e nem dourados, já que os mesmos normalmente são traçados a base de tinta metalizada.

f) Vidros nãorefratários: Atualmente, quase todos os vidros disponíveis no mercado são refratários, por isso, são feitos para suportar temperaturas altas, porém, se por acaso você tiver em casa um que não o seja, use-o apenas para esquentar rapidamente o alimento, senão o mesmo pode se estilhaçar caso fique tempo demais no micro-ondas. Vamos salientar que, da mesma forma que a louça, os vidros também não devem possuir nenhum detalhe que seja metálico.

g) Acrílicos: Esse recipiente é feito a partir do uso de material plástico, que em contato com altas temperaturas faz mal à saúde, que irá acabar estragando o objeto, deixando-o opaco, causando rachaduras internas, ou seja, use outro recipiente.

h)Cristais: Eles podem ir ao micro-ondas, mas devido à sua grande fragilidade, podem se quebrar em razão da mudança abrupta de temperatura, prefira o vidro comum.

i) Embalagens de margarina, iogurte, de sorvete, e outras mais: Como já mencionamos anteriormente, micro-ondas e plástico não combinam. E nessas situações ainda piora, as embalagens podem não suportar as altas temperaturas e acabariam derretendo.

j) Sacos de papel: Não é recomendado o uso de sacos marrons, daqueles de padaria, pois de acordo com pesquisas, eles podem acabar pegando fogo, além do mais, lançam substâncias tóxicas quando em contato com o micro-ondas, ou ainda pior, caso se tenha algum desenho, e o mesmo sofrer aquecimento, pode se tornar um veneno para o homem.

Os Alimentos

a) Água: Parece até brincadeira, mas é verdade. Em contato com temperaturas elevadas, a água acaba por entrar facilmente em ebulição, e, no micro-ondas pode até mesmo explodir. Por isso, é recomendado que se ponha junte ao recipiente com água, um palitinho, para não dar problema.

b) Uvas: Também não podem ser levadas ao micro-ondas, pois certamente se explodirão, ou ainda pior, pegarão fogo.

c) Salsicha e Linguiça: Precisa ter sua pele furada para não correr o risco de explodir ou ainda pode ser feita enrolada numa folha de papel toalha.

d) Pimentas: Todo material seco disposto no micro-ondas, pode acabar pegando fogo. E em se tratando de pimentas, elas soltam substâncias voláteis que podem causar irritação nos olhos e na garganta.

e) Ovos com casca: Se você não sabe, nem todos os alimentos são recomendados para se fazer no micro-ondas, como o ovo, por exemplo. Caso queira um ovo cozido feito no aparelho, apenas conseguirá fazer sujeira, a pressão exercida pelo calor fará com que o ovo sofra uma explosão. Por isso, há inúmeras vasilhas próprias para se usar na preparação do ovo, mas sempre sem usa-lo inteiro com casca.

f) Cenouras: A cenoura contém doses mínimas de magnésio, ferro e selênio, que ao sofrerem aquecimento no micro-ondas acabam se transformando em metais que causam faíscas.

g) Batatas com casca: Para aquecer esse alimento com a casca, é preciso necessário furá-lo, para que se não corra o risco de os mesmos acabarem explodindo.

h) Tomate com casca: Esse alimento pode ocasionar a mesma coisa que as batatas.

i) Carne Cozida: Para se cozinhar carne no micro-ondas o melhor é fazê-lo em pedaços bem pequenos, para que não cozinhe somente a parte de fora. Caso seu interior fique cru ou congelado, poderá ter bactérias que fazem mal à saúde.

j) Comida em geral: Todos os alimentos que contém pouca umidade, como bolos e pães, e comidas em geral, também não precisam ficar por um tempo prolongado no aquecimento, senão podem inflar e perdem um pouco o sabor.

l) Pães: Geralmente eles não ficam muito gostosos quando aquecidos no micro-ondas, se tornam borrachudos e úmidos, sendo recomendado seu aquecimento no forno convencional mas, se quiser deixar poucos segundos, pode até dar um avivada nos pães congelados ou duros demais.

m) Legumes feitos com casca: Berinjela, batata, e outros alimentos com casca e pele podem ser preparados no micro-ondas, desde que tenha sua casca perfurada, para evitar uma possível explosão

Teste Para Saber se um Recipiente Pode ser Levado ao Micro-Ondas:

Ponha um copo com água fria, próximo ao recipiente que quer usar, dentro do aparelho. Coloque na potência alta por aproximadamente 01 minuto. A água deverá aquecer, entretanto o recipiente posto ao seu lado permanecerá frio. Se acontecer o contrário, ele sofrer aquecimento é sinal que não deve ser usado no micro-ondas.

Isopor No Micro-Ondas

Antes de tudo, vamos falar resumidamente como funciona o micro-ondas.

Para quem não sabe ou não conhece, o micro-ondas são basicamente ondas parecidas com ondas de rádio, televisão e luz solar. Eles possuem um dispositivo projetado para transformar energia elétrica nessas ondas.

Com este pouco conhecimento é possível ter uma base do que pode e não pode ir dentro do micro-ondas. Uma duvida bem comum entre as pessoas são: Isopor pode ir no micro-ondas? A reposta é não, pois poderá derreter e/ou contaminar o conteúdo.

Isopor No Micro-Ondas

Isopor No Micro-Ondas

Pode Esquentar Vidro No Micro-Ondas?

Existem alguma duvidas quando falamos do que pode e não pode ser levado ao micro-ondas. Dependendo do material que não é apropriado, ele pode queimar o seu aparelho. É muito importante consultar antes de qualquer manuseio.

O vidro por exemplo, é um dos matérias que dentre eles quase todos podem ser levados ao micro-ondas. Porém é aconselhável que você de preferência as assadeiras e refratários. Desde que não tenham nenhum detalhe metálico os pratos de porcelanas também podem ser colocados no micro-ondas.

Pode Esquentar Vidro No Micro-Ondas

Pode Esquentar Vidro No Micro-Ondas

Isopor No Micro-ondas

Muitas pessoas utilizam o micro-ondas para otimizar o seu tempo na hora do almoço, porem existem alguns materiais específicos que são perigosos se forem utilizando dentro do micro-ondas. Alguns exemplos desses matérias são:

  • Plásticos (alguns tipos).
  • Alumínio.
  • Papel-filme.
  • Isopor.

Falando um pouco do isopor, este material quando aquecido no micro-ondas liberada certas substancias, uma delas é chamada de estireno. Após esquentar este tipo de substancias, ela se transforma em hipoxido, um elemento com grande potencial carcinogênico e obesogênico.

Isopor No Micro-Ondas

Isopor No Micro-Ondas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *