Um balde de água de uns cinco litros, um copo de thinner, uma tampinha de refrigerante com detergente, misture tudo dentro do balde. Use fazendo bolas de jornal e molhando na solução, daí você aplica com força no vidro e esfrega pequenos fragmentos de jornal que ficam você tira com uma flanela seca, mas fica muito pouco e mais nas bordas dos vidros.
Limpe bem mesmo e para limpar vidros de carros internamente ainda não vi coisa melhor, se quiser fazer em menor quantidade é só imaginar que para cada litro você vai usar +/- 20 ml de thinner e uma colher rasa de chá de detergente, jornal a vontade com bolas de jornal amassado, apenas umedeça bem as bolas de jornal e esfregue. Toda mulher gosta de ver sua casa limpinha, porém, certos lugares necessitam de mais empenho para um bom resultado. É o caso das janelas e os vidros. Para adquirir uma aparência melhor, as janelas necessitam de limpeza regularmente. Tanto os produtos comerciais quanto as receitas caseiras dão o mesmo resultado. A diferença é que com as receitas caseiras, você economiza dinheiro.
http://www.youtube.com/watch?v=H75i9o__QXUComo Limpar Janelas e Vidros
Uma dica valiosa serve para vidros muito sujos de poeira. Nesses casos, vocês devem antes de tudo passar neles um papel absorvente ou jornal, para retirar o excesso. Feito isso, basta um pano macio e limpo, que não solte fiapos, molhados em agua ou álcool, e ele estará pronto. Outra tática boa e fazer a faxina em um dia nublado, quando a luz solar não irá secar o produto da janela antes que você termine a limpeza.
Para os vidros espelhados, você jamais deve jogas água diretamente neles, além disso, devido a sua delicadeza, passe antes uns espanados para retirar a poeira e qualquer coisa que possa riscar o vidro. Nos cantinhos da janela, que sempre apresentam maior dificuldade de limpeza, o ideal é utilizar uma escova de dente macia ou cotonetes, que conseguem alcançar antes mesmo o mais difícil espacinho da janela.
Para limpar vidros em janelas utilize uma mistura de água com vinagre branco. Prefira dias nublados em que a luz do sol não incida com tanta força sobre a janela. O sol seca as soluções de limpeza antes que você possa limpar corretamente a janela. Esfregue cada lado em uma direção. Por exemplo, faça movimentos horizontais por dentro e verticais por fora da janela. Assim fica mais fácil saber qual lado ainda apresenta manchas. Para polir, utilize camisetas velhas de algodão. Esfregar jornal amassado também aumenta o brilho.
Polir as janelas com um jornal amassado é uma forma de obter um brilho reluzente. O papel ainda deixa uma película que é resistente à sujeira. Camisetas de algodão, ou fraldas de tecido, ou esfregar um apagador de quadro-negro limpo sobre a janela recentemente lavada e seca são outras formas de garantir um vidro ainda mais brilhante. Caso o vidro esteja muito empoeirado, antes de limpar passe apenas um papel (absorvente ou jornal). Depois, um pano macio e limpo, embebido com água ou álcool. Para finalizar, aí vai uma receita de limpador de vidro caseiro que garante um bom resultado e economia.
Como limpar vidro cristal:
Não utilize produtos abrasivos. Faça a limpeza do cristal com pano macio, que não solte farrapos, umedecido com água e álcool. Se desejar, utilize produtos especiais disponíveis no mercado.
Como limpar vidro jateado:
A dica para a limpeza de vidro jateado é não usar nada com solvente ou amoníaco. Estas substâncias podem danificar a impressão. Se a sujeira não for tão visível, utilize uma mistura com 3 partes de água para uma de álcool. Se necessário, lave antes com água e sabão neutro. Não utilize substâncias coloridas como sabão em pó ou detergente pois podem manchar a parte porosa.
Como limpar espelhos:
Além do vinagre, para a limpeza de espelhos ou outras superfícies planas de vidro, faça movimentos horizontais, assim as manchas ficam perceptíveis, facilitando a retirada.
Receita de Limpador de Vidro Caseiro
Você vai precisar de:
– 1/4 de colher (chá) de detergente
– 1/2 copo de álcool para limpeza
– 2 colheres (sopa) de amônia
Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão. Agora é só usar!
Limpar os vidros
Há algumas dicas que ajudam a simplificar esta tarefa e a melhorar o seu resultado final:
“Para aquelas que não acham que álcool e água são suficientes para deixar limpo, os produtos recomendados são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária devem ser evitados sempre, porque são extremamente danosos ao espelho. Na hora de aplicar o produto, vale a mesma dica da água, nunca borrife líquidos diretamente no espelho, use um pano. Quando o vidro estiver muito sujo ou engordurado, limpe-o antes com papel toalha ou lave-o com água e sabão. Não deixe o vidro secar ao sol, pois o processo costuma resultar em manchas. Jornal amassado pode ser usado para dar brilho”.
Nunca limpe os vidros das janelas quando o sol incide neles – secarão demasiado depressa, podem ficar manchas visíveis. Se as janelas estiverem muito sujas, limpe sempre primeiro a moldura, para não voltar a sujar o vidro quando o fizer. Comece por limpar o vidro com um pano húmido, para tirar a maior parte da sujidade. Use um rodo de tamanho adequado para a limpeza das suas janelas. Comece a limpar de cima para baixo e assegure-se de que limpa bem os cantos. Esfregue depois com um pano seco ou um jornal velho, para dar brilho e tirar possíveis manchas.
Limpe os espelhos da mesma forma que limpa as janelas, mas não use demasiado detergente, pois pode danificar o espelho. Quando limpar molduras, ceras de televisão ou monitores de computador, deita o limpa-vidros no pano, nunca na superfície que vai limpar. Isto evita que fiquem riscos do líquido e que este possa danificar superfícies que não possam estar em contacto com produtos de limpeza ou líquidos.