Algumas Dicas para Organizar Roupas
Final de semana chegou, é momento de relaxar e se divertir, mais também pode ser uma oportunidade para organizar a casa, começando pelo guarda-roupa. Sabe aquele dia que deu tudo errado? Então esse é melhor dia pra você atacar o seu guarda-roupa e fazer uma limpeza que vai te deixar com bom humor e até orgulhosa.
Tire todas as peças do seu guarda-roupa, e jogue fora aqueles cabides de arame que vieram da lavanderia, eles espetam as mangas, deformam os ombros e costumam ceder ao peso das calças, e pronto já pode começar. Arrumar o armário é uma das tarefas mais importantes para os bagunceiros. Além de gastar muito tempo, essa é uma daquelas atividades que simplesmente não podem ser esquisitas pela metade.
Por isso, muita gente tem preguiça de encarar a tarefa por não saber por onde começar. Algumas dicas simples, no entanto, podem ajudar a resolver esse dilema. “Segundo a personal organizadora Carol Ledandeck, de Campinas, um bom ponto de partida é saber o que pendurar e o que dobrar”. Ela diz que o maior erro na hora da organização é colocar tudo no cabide.
Peças de tricô e de lã, por exemplo, devem ser mantidas dobradas Organizando o seu guarda-roupa, além de você conseguir deixar tudo em ordem, pode arrumar um espacinho a mais para comprar mais roupas e ainda poder eliminar aquelas peças que você não usa mais. Depois que você eliminar as peças que não usa mais, é só sobrar uma por uma, e separa-las por ocasião, estação e cores.
Separação da Roupa
Para ficar mais fácil, é bom separar as roupas da estação na parte mais visível do guarda-roupa, no verão só colocar as roupas mais fresquinhas em uma mais acessível, e no inverno, as roupas mais quentinhas. Separar as roupas por cores ajuda muito na hora de escolher o que usar, comece sempre separando pelas cores, começando pelas brancas, depois os tons médios, as cores vivas, as mais escuras ate chegar nas estampadas.
As roupas sociais como saias e vestidos, devem sempre ficar penduradas em cabides ou capaz, pois são peças delicadas e os tecidos amassam com facilidade. Os blazers, jeans, paletós, camisas, vestidos, calças, casacos, também vão para o cabide, que também devem ser penduras por categorias. Nas gavetas e nas prateleiras, devem ficar as peças difíceis de amassar, como as de algodão e tricôs, colocar sacos plásticos nas peças individuais podem evitar junta poeira.
As roupas íntimas, pijamas e meias, devem ficar em gavetas especificas. os acessórios devem ter um espaço separado na prateleira, mas caso não tenha uma espaço na prateleira, pendure eles no quarto de forma organizada. Se forem penduradas, seu próprio peso sobre o cabide faz com que a peça perca a forma e esgarce. “Experimente todas as peças do seu guarda-roupa em frente ao espelho para saber o que vai guardar o que vai pra pilha reformar ou para pilha que irá doar“.
Organize suas roupas por ordem cromática, comece pelo branco, depois para as cores médias, as cores vivas, as escuras, e por último as estampadas. Separe as roupas por estação, se estiver calor, deixe as roupas de verão num lugar mais à mão, e as roupas de malhas e as de lã guardem, para não ocupar muito espaço, faça o contrário no inverno. Fica muito mais fácil para combinar uma roupa quando conseguimos visualizar todas as peças que temos no guarda-roupa, por isso é bom perdurar as roupas por categorias.
Primeiro as blusas, depois pendure as camisas, as saias e a calças, em seguida os blazers e paletós e por último os vestidos, caso seja muito comprido, dobre ao meio. Já os lenços e echarpes, podem ficar em uma prateleira, caso o espaço seja pequeno, é só pendurar em algum lugar fora do guarda-roupa, isso pode até ajudar a dar uma colorida no quarto, só cuidado para não ficar uma bagunça.
Sapatos e bolsas, deixe separado os de uso diário aos mais preciosos. Agora só levar as roupas da pilha “arrumar” para uma costureira, senão elas podem ocorrer o riso de ficar lá pra elas. Já roupas com babados ficam mais bonita ainda no cabide do que dentro de uma gaveta porque a chance de amassar é menor. Mas nunca ponha duas peças no mesmo cabide, pois elas vão amassar e será mais difícil encontrá-las, alerta Carol.
Opções para Guarda a Roupa
O tipo de cabide ideal depende do tipo de roupa. Para camisas sociais masculinas, por exemplo, o melhor é o de madeira, que vai de ombro a ombro e mantém a peça esticada explica a personal organizer. Para quem tem pouco espaço, uma boa saída é guardar as roupas mais pesadas em outros compartimentos do armário quando o inverno acaba. Dá para colocar as roupas que se usa menos no interior das malas, no maleiro.
As peças precisam ser protegidas com um saco plástico ou capa para não ficarem expostas a pó e bolor, recomenda a personal organizer Ingrid Lisboa, de São Paulo. Outra opção é guardar tudo em grandes caixas organizadoras de plástico em cima do móvel. Os chapéus devem ser colocados em cima das outras peças, como cachecóis e casacos, para que não amassem e percam a forma. “Na gaveta de roupa íntima pode ser encaixado um organizador de lingerie em forma de colmeia.”
Os pequenos nichos servem para guardar calcinhas, cuecas e meias. Já a roupas de cama e de banho podem ser colocadas em um roupeiro, armário específico para isso. Se não houver espaço, é possível armazená-las em prateleiras. Independentemente do lugar de estocagem, devem ser separadas por família. As toalhas, por exemplo, podem ser agrupadas por função: piso, rosto ou banho, ou por jogo, e guardadas em capas.
Mesmo com todas as dicas, no entanto, o único jeito de manter tudo arrumado é se policiar, alerta Ingrid. Não existe pessoa bagunceira com armário organizado. O único jeito de ter um guarda-roupa arrumado é criar um espaço para cada coisa. E devolver aquela coisa àquele local depois de usar. Assim, tudo se mantém no devido lugar.