O que era pra ser motivo de conforto e um benefício para os herdeiros, muitas vezes passa a ser um grande problema. As heranças que precisam passar por inventário acabam conduzindo os herdeiros por um processo burocrático, demorado e dispendioso. Os valores, para realizar o inventário de um imóvel, por exemplo, podem passar dos 10% do valor deste. As despesas ficam por conta do Imposto Sobre Transmissão Casa Mortis e Doação de bens ou direitos: ITCD (em torno de 4%), honorários com advogados (em torno de 5%) e custos judiciais (em torno de 2%).
Para evitar esses problemas, a melhor saída é o parente realizar uma doação em vida, deixando o imóvel para os herdeiros após o seu falecimento. Os custos contudo serão semelhantes, pois ainda assim será pago o imposto ITCD e os honorários de advogados, porém a tranqüilidade para realização do processo é vantajosa.
minha mãe tem uma herança para receber,que se trata de divisões de terra,porém meu tio esta criando obstáculos para que isso aconteça,ela quer colocar no inventario,qual o melhor método para resolver esta situação