Tons Neutros Na Decoração: Dicas De Como Usá-los

Uma boa maneira de fazer uma decoração que não sairá de moda nunca é investindo em cores neutras. A regra básica é escolher aquelas tonalidades que não são contrastantes e pode ter certeza que a lista é longa. Do branco as várias nuances de cinza passando pelo creme e bege. O que conta neste tipo de decoração é o quanto versátil você consegue ser e pode ter certeza, que além de garantir sofisticação ao ambiente, passará a sensação de tranquilidade e conforto.

Os arquitetos, neste tipo de decoração, aconselham começar escolhendo quais as cores serão usadas e só depois partir para elaboração dos ambientes.

Tons Neutros Na Decoração: Dicas De Como Usá-los

Tons Neutros Na Decoração: Dicas De Como Usá-los

Veja Como Usar As Cores Neutras Na Sua Decoração!

Uma das formas de usar as cores neutra na decoração da casa é criando uma composição usando uma tonalidade como base, partindo dela, selecione outros tons, sempre neutros, que combinem. Alguns exemplos: a base seria cinza e mais, verde acinzentado, azul acinzentado e cinza com marrom.

Outra dica é que além de jogar com várias tonalidades de uma mesma cor, dá para misturar texturas diferentes, que dão um excelente efeito visual. Sempre lembrando que qualquer composição feita com combinações de cores neutras podem ter a cor branca e preta introduzidas.

Veja Como Usar As Cores Neutras Na Sua Decoração!

Veja Como Usar As Cores Neutras Na Sua Decoração!

Em relação a onde usar as cores na decoração, podemos dizer que em praticamente todos os ambientes elas ficam perfeitas, banheiros, sala, quarto, cozinha. Tudo depende de que tipo de “informação” você está querendo passar e ou que tipo de estilo prefere adotar para sua decoração.

Não descarte o uso dos tons neutros na decoração como base, sem abrir mão de tonalidades de maior destaque. Seria um bom equilíbrio entre um ambiente e outro da casa.

É muito comum associarmos os tons neutros as cores claras, mas não se esqueça das tonalidades escuras, que também podem ser perfeitas para a sua decoração, como preto, marrom ou caramelo, entre outras. São cores simples para harmonizar um ambiente e ao mesmo imponente, que podem deixar o espaço ainda mais elegante e sofisticado.

Busque o Equilíbrio Na Sua Decoração Com Tons Neutros

Pensem em duas linhas de raciocínio para não errar ao fazer a sua decoração com tons neutros: usar muitas nuances diferentes e investir na iluminação, ela pode fazer uma grande diferença no resultado final. Essa combinação proporciona o equilíbrio perfeito para se ter um espaço atraente.

Um grande erro é pensar que por se tratar de tons neutros eles automaticamente ficam harmoniosos entre si, na verdade, um forte contraste pode estragar a sua decoração.

O contraste na decoração com tons neutros deve ser muito suave, nada deve sobressair muito sobre outra coisas. Vale ressaltar, que as peças de decoração com cores mais vivas neste tipo de ambiente deve ser pequenas ou de preferência, é melhor optar pela sequência de tons neutros.

Resumindo, não é porque se trata de uma decoração neutra que dá para ir fazendo tudo o que quiser, nem tudo é permitido. Cores são sempre cores e fazer um festival delas em um ambiente não é o mais indicado em nenhum caso.

Pensando por esse lado, os arquitetos aconselham a escolher somente 3 tons e trabalhar com a iluminação, as várias nuances de cada um deles e com composições de madeira. Essa pode ser a “receita” para a decoração com tons neutros funcionar.

Uma decoração que apesar de estar muito em alta agora, com certeza, nunca sai de moda é o branco com o preto. Há quem goste só do branco, neste caso, para a casa não parecer um hospital a dica é caprichar nos elementos de composição da decoração, com vasos coloridas, almofadas, plantas, quadros, entre outros.

Outra opção para quem quer apostar somente no branco é caprichar nos detalhes, como por exemplo, com cadeira coloridas, tapetes, obras de arte, etc.

Decoração Com Tons Neutros: Degradê e Outras Ideias

Existe mil e uma ideias para decorar com tons neutros, dá para experimentar, por exemplo, a composição: branco e bege; preto e bege; branco, preto e bege; cinza, preto e branco e mais um degradê de cinza.

Outra dica, é apostar no jogo com os móveis, que não tê-los em um único estilo pode ajudar a dar movimento a uma decoração com cores neutras claras, por exemplo.  A mistura pode render um excelente resultado visual. Pode apostar!

Como Escolher As Cores Neutras Para Usar Na Decoração Dos Ambientes Da Sua Casa

Antes de escolher as cores, pense na ordem de como deverá ser montada a sua decoração: primeiro os móveis maiores devem ser escolhidos. Na sala, comece sempre pelo sofá, que no caso de uma sala pequena, não poderá ser escuro. Se você pensou em bege, o seu sofá pode ser na cor fendi. Monte a cartela de cores e siga com os demais móveis: mesas de centro e ou de canto, almofadas, tapetes e os demais objetos. O móvel para televisão e a mesa de jantar, quando for necessária colocá-la no mesmo lugar, são a mobília que vem a seguir na hora da escolha.

Outra regra básica para quem quer um ambiente aconchegante: invista em quadro, em tapetes e em cortinas. Procure comprar acessórios que representem o gosto da família. Não esqueça de pensar na praticidade, comprando acessórios de decoração fáceis de limpar e de mantê-los em ordem. Não adianta comprar uma luminária maravilhosa que é tão difícil de limpar que a tarefa será feita somente a cada 15 dias.

Normalmente, esse tipo de decoração, com tons neutros, combina mais com estilo clássico, que não quer dizer que não pode ser usado em outras situações, basta que você encontre o equilíbrio justo.

O Que Não Pode Faltar Na Decoração Com Tons Neutros

  • Escolha da cartela de cores base e aproveitamento das nuances dos tons escolhidos.
  • Buscar elementos que criem um ambiente harmônico, incrementar com o objetos para não deixar o ambiente “triste” ou escuro demais.
  • Abusar da iluminação. Com ela você pode dar uma outra cara para sua decoração. Valorizar o que tem que ser valorizado e destacar objetos e cantinhos da casa.
  • Não sai comprando nada antes de decidir quais serão as cores e como elas serão aproveitadas.
  • Não deixe que o tipo de decoração interfira no seu estilo pessoal. Apesar de parecer muito clássica uma decoração com tons neutros, com os móveis e objetos certos, ela pode ficar muito mais divertida.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *