Dicas para Usar Papel de Parede

Toda pessoa gosta de chegar em casa ao final do dia e ver que o seu cantinho está ali, lindo, limpo e arrumado só para você descansar e curtir o aconchego em família. O que muita gente não pensa é que manter a casa limpa e arrumada não é tão simples assim. Além da limpeza da casa devemos pensar também na decoração e na limpeza da mesma. Mas como vou decorar minha casa de uma forma bonita, simples e barata?

A dica que podemos dar (e que a maioria das pessoas está aderindo) é para você usar papel de parede na decoração da sua casa. O papel de parede ficou algumas décadas esquecido, mas agora ele está super em alta e você não pode ficar de fora dessa. O papel de parede tem sido usado em casas e escritórios, tudo bem coerente com a finalidade do ambiente. Vamos conhecer um pouquinho dessa tendência e ver algumas dicas de papeis de parede que você pode usar.

Vantagens de se Usar o Papel de Parede

Algumas pessoas ainda preferem usar tinta para pintar as paredes de suas casas. Elas dizem que com a tinta tem uma liberdade maior de escolher uma cor que combine com a personalidade da pessoa, e que tem maior liberdade também na hora de escolher os móveis do ambiente, mas o papel de parede também tem lá as suas vantagens.

O papel de parede não é pintado, é colado à parede. Por ser aplicado à parede, ele seca mais rápido e não deixa aquele cheiro forte de tinta. Podemos dizer também que o papel de parede requer uma mão de obra menor, gastando menos dinheiro além de menos tempo já que a tinta, à vezes, requer várias demãos para atingir a tonalidade desejada e o papel de parede é só você escolher o que quer e aplicar. Não vou nem comentar que o papel de parede também dura mais do que a pintura, ou seja, menos gastos!

Se você quer investir em uma decoração mais básica, sugerimos que você escolha o papel de parede, pois aí você vai poder “exagerar” um pouco mais nas paredes e maneirar a mão na decoração.

E vamos combinar, assim como pintando a parede você pode fazer uma decoração mais rebuscada, é só você escolher um papel de parede liso ou mais básico.

Me digam, você pode aproveitar a tinta em algum outro canto? Não. Com o papel de parede, você pode aproveitar os retalhos e disfarçar postas de armários embutidos ou até mesmo renovar a decoração de um móvel. Fica como se fosse um combinado de parede com móvel.

Uma das maiores vantagens em usar o papel de parede é que se você enjoar, é só trocar o papel de parede. Tudo bem que tem um gasto de comprar outro papel e pagar a mão de obra, mas não é tão caro quanto mandar trocar a cor da tinta caso você enjoe, não é?

Ainda tá em dúvida se prefere usar papel de parede ou se vai para a tinta mesmo? Então vamos dar agora algumas dicas que vão fazer você mudar completamente de ideia e querer trocar a tinta da parece por um papel de parede à sua cara.

Dicas Para Papel de Parede

O papel de parede é ótimo para quem quer mudar a decoração de uma forma rápida e simples, sem muitos gastos e sem nenhum quebra-quebra. Como já dissemos logo acima, você pode escolher um papel de parede sem estampa ou pode dar uma animada na decoração com a estampa do papel. Existem papeis de parede bem divertidos, a nível infantil, assim como também há os papeis de parede mais detalhados, românticos, e etc.

Como o mercado de papel de parede tem crescido muito, os fabricantes deste tem investido na inovação de estampas, criado papeis de parede com textura, e por aí vai. Além das estampas que vão do retrô ao clássico. Isso tudo combinado e com o nosso estilo nos dá uma maior criatividade na hora de decorar nosso cantinho, não é?

Como Decorar a Parede

Como Decorar a Parede

Caso você queira experimentar o papel de parede, você pode colocá-lo apenas em uma parede, fazendo até um jogo com as estampas de camas, sofás, colchas e cobertas, além das cores dos mesmos. Combine a cor de fundo do papel de parede com a cor do móvel. E agora que vimos como combinar o papel de parede com a decoração da casa, vamos ver algumas dicas de como aplicar o papel de parede.

Dicas Para Aplicar o Papel de Parede

Para que o papel de parede escolhido fique perfeito é necessário ter uma parede bem cuidada. É importante que a parede onde o papel vai ser aplicado esteja lisa e livre de buracos de prego ou de rachaduras.

Se você souber aplicar o papel, ótimo, menos um gasto, mas se você não souber, não hesite: contrate um profissional. Melhor pagar um profissional e a sua parede ficar linda do que você desperdiçar material e sem parede decorada.

Dicas Para Usar Seu  Papel de Paredde

Dicas Para Usar Seu Papel de Parede

Quando for comprar o papel de parede, se possível questione uma pessoa que entenda disso a quantidade necessária. Se for para uma parede só, basta calcular a altura x a largura da parede, mas se for para o ambiente completo, tem que haver a emenda perfeita, o que pode gastar mais papel do que o imaginado por alguém que não entende. Papeis lisos não precisam disso, nem as listras verticais, mas as outras estampas, todas precisam desse cálculo.

Para limpar uma parede de tinta, normalmente você passa um pano úmido ou coisa do tipo. Para limpar o papel de parede você usa um espanador ou um aspirador de pó.

Caso queira dar uma proteção ao papel de parede, aumentando sua durabilidade, você pode aplicar uma camada de resina acrílica nele. Antes de fazer essa aplicação, confirme com o fabricante se não há risco de desbotamento.

O papel de parede tem muitas vantagens em cima da tinta e só não usa o papel quem realmente não gosta. Você pode usar até mesmo em banheiros ou cozinhas, ambientes úmidos, mas estes requerem um cuidado especial. Combine o papel de parede estampado com móveis no mesmo tom e a decoração ficará muito harmoniosa. Você ainda está em dúvida entre o papel de parede ou a tinta? Faça um teste com o papel. Você vai ver como é ótimo poder decorar a casa com maior facilidade e praticidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *