Os tapetes são peças fundamentais em uma decoração. Além de proteger o piso de um ambiente, eles ainda deixam o espaço bem mais bonito e com um toque mais que especial. Saber escolher o tapete certo para sua casa faz toda a diferença na hora de decorar. Aqui, vamos ensinar como fazer tapetes para sua casa, como decorar com eles e algumas dicas na hora de comprar aquela peça linda que você viu na loja, mas não sabe se combina com sua casa.
História do Tapete
Em muitos casos, quando conhecemos a história do objeto que usamos na decoração das nossas casas, sabemos como direcioná-lo melhor. Os primeiros tapetes surgiram no Irã há cerca de 2500 anos. Não se sabe exatamente onde ou quem começou a produzir tapetes porque os materiais utilizados eram muito comuns e essa arte se popularizou muito rapidamente na região. São os tapetes persas, os mais valiosos do mercado nos dias atuais.
Como usar Tapetes em Quartos
Os tapetes quando são utilizados nos quartos, possuem a intenção de levar mais beleza e também mais conforto para o ambiente. Na hora de escolher o tapete ideal para seu ambiente, lembre-se principalmente da limpeza. Algumas peças são muito aveludadas, peludas ou feitas em um material que é mais delicado e precisa de mais atenção na hora de limpar, então se você não tem muito tempo para isso ou não gosta, opte pelos mais práticos.
Se no local não circula muita gente e, principalmente, se você não tem crianças muito pequenas e/ou animais em casa, optar por um tapete branco para seu quarto vai dar um toque mais que especial à ele. Os tapetes brancos além de passarem a ideia de um lugar mais calmo, também deixam seu quarto visualmente mais limpo. Caso não goste do branco total, pode usar alguma variação desta cor ou então outras tonalidades mais claras.
Já para aquelas pessoas que gostam de cores, podem apostar tranquilamente em tapetes coloridos porque eles também combinam com os quartos. A única dica nesse caso, é de sempre manter a cor do seu tapete em harmonia com as cores da decoração do quarto. Isso pode acontecer pelas paredes, móveis ou até mesmo pelo jogo de lençóis que você usa em sua cama.
Tutorial 1 – Como fazer Tapete em Forma de Nuvem
Essa dica é muito legal para quem está buscando comprar tapetes infantis e se espantou com os preços deles no mercado. Qualquer coisa para criança custa sempre muito caro e às vezes ficamos sem poder comprar e deixar a decoração do quarto do filho ainda mais bonito. Vamos ensinar como fazer o tapete em forma de nuvens, mas vocês podem usar e abusar da criatividade e variar a técnica para outras formas. Lembrem-se apenas que os desenhos devem ser simples para que sejam notados. Desenhos que exigem muitos detalhes não ficam legais com esta técnica.
Você vai precisar de tecido para tapete e cola quente ou cola de tecido transparente. O tecido que você vai comprar, depende muito do seu gosto, mas os aveludados e peludos ficam mais bonitos. A cor também fica ao seu critério, mas como é para crianças, quanto mais alegre, mais bonito vai ficar seu tapete.
Na parte oposta à textura do tecido, você vai usar um lápis ou marcador de texto para fazer o desenho que você deseja, no nosso caso, uma nuvem. Lembre-se de usar marcadores o mais próximo da cor do tecido para não marcar e se você não quer correr o risco de errar, faça um molde em um papelão e depois passe para o tecido.
Com uma tesoura, recorte o seu tapete dando a forma do desenho que você escolheu. Quando terminar, dê uma sacudida de forma que os pelos soltos saiam do tecido. Passe então a cola exatamente na linha que você cortou para selar e não correr o risco do seu tapete desfiar. Agora é só repetir o processo quantas vezes desejar.
Tutorial 2 – Como Fazer Tapetes Rústicos Costurados
Estes tapetes são ótimas opções para quem mora em sítio, fazenda ou quer decorar um quarto com móveis mais rústicos. Ele também é muito simples de fazer e mesmo que você não tenha tanta prática com artesanato, vai conseguir. Para montar o seu tapete é necessário apenas de tapetes pequenos de algodão e fios de cordão na cor de sua preferência. Estes tapetes são aqueles pequenos que compramos em qualquer mercado e possuem uma textura mais grossa. Você pode comprar vários da mesma cor ou seguir um padrão do seu gosto. A quantidade será de acordo com o tamanho do tapete que você deseja.
Agora é muito simples de montar. Basta pegar os tapetes menores e costurá-los de forma que fiquem unidos e formem um tapete maior. A riqueza dessa peça está justamente na costura, porque você não precisará fazer um alinhamento perfeito e quanto mais desordenado ficar, mais bonito será o seu tapete.
Tutoria 3: Como Fazer um Tapete com Padrão
Sabe aqueles tapetes lindos com padrões de desenhos como arabescos ou figuras geométricas? Eles são mais simples de se fazer do que você pode imaginar. Você pode fazer um lindo tapete desse tipo para seu quarto, mas indicamos não usar esse padrão em tapetes maiores, porque além de serem mais difíceis de pintar, vai ser mais difícil para você montar o padrão.
Para esse tutorial você precisará apenas de um tapete branco do material que achar mais bonito, spray de tinta para tecido na cor de sua preferência e um padrão desenhado em papelão. Você pode comprar o papelão Paraná ou desenhar em uma dessas caixas que ganhamos comumente. Abra a caixa exatamente no tamanho que você desenha que fique o seu padrão. Ele pode cobrir o tapete inteiro ou apenas o centro, os cantos, etc. Nele, você vai desenhar o padrão de sua preferência. Se não tiver prática com desenhos, pode imprimir um de seu gosto e colar sobre o papelão.
Recorte então de forma que as partes com papelão não serão pintadas no seu tapete. Assim você terá uma espécie de “decalque”caseiro. Agora é só posicionar sobre o seu tapete e passar o spray. Para não correr o risco do papelão sair do lugar, você pode prendê-lo no tapete com fita.