Soluções Para Aproveitar Melhor os Espaços em Casa

Atualmente é bastante comum termos apartamentos com 30, 40 ou até mesmo com 50 metros quadrados. Quando o vemos na unidade decorada ou na planta, eles parecem ótimos, perfeitos, especialmente funcionais e práticos, pois ninguém precisa de tanto espaço, e quanto mais espaço, mais bagunça.

Mas, depois, na hora de mudar e colocar os móveis dentro do apartamento começam os problemas, será que tudo vai caber naquele lugar?

A falta de espaço em casa talvez seja um dos grandes problemas, especialmente nas grandes cidades, onde os apartamentos estão cada vez menores e os preços cada vez maiores.  Não é fácil chegar em casa e ter que ficar desviando dos móveis até conseguir chegar no próximo cômodo, por isso, aproveitar os espaço de maneira inteligente é a única solução.

A Importância do Aproveitamento        

É bastante complicado organizar uma casa ou apartamento se o lugar é um pouco pequeno e, por isso, sofre com a falta espaço para prateleiras e armários. É difícil mesmo, mas nada que não possa ser resolvido quando se usa as ideias certas.

Pode até ser um problema, mas tem solução, basta ter em mãos as dicas e informações corretas, e aproveitar qualquer cantinho da casa, seja ele no banheiro, na cozinha ou no quarto.

Truques Para Conseguir Ocupar os Mínimos Espaços

Há diversos truques que podem ser usados para conseguir um espaço maior em pequenos cômodos, como nos quartos, por exemplo. Eles podem vir através de ideias simples e a partir do uso de móveis planejados. Seguem abaixo os principais:

-A cabeceira da cama, pode ser maior e formar um armário, onde pode ser guardada coberta, edredon, roupa de cama e tudo o mais.

-A cama pode vir com gavetas, para ajudar na organização do espaço e ainda pode-se montar um pequeno armário no chão, construído em alvenaria e com tampa de madeira. Nele podem ficar guardados sapatos, livros e o que mais quiser.

-Uma mesinha do lado da cabeceira da cama, daquelas que vêm presas à parede, com apenas dois pés também é uma excelente opção e ajuda bem na organização do quarto.

Dicas Para Aproveitar o Espaço dos Armários:

-Não deixe de fora nenhum espaço do armário, e isso inclui ainda as portas, no lado de dentro e também em cima do móvel.

Organizando a Sala

-Compre ou faça em casa uma espécie de capa com vários bolsos, ela pode ficar sobre o braço do sofá e nos espaços podem ser colocadas revistas, e ainda o famoso controle remoto, que vive sumindo do lugar.

-As escadas podem sempre ser usadas de várias formas como opção de armazenamento. Isso acontece especialmente nos degraus da mesma, basta ter criatividade e bom senso.

Como Ajeitar a Casa

Como Ajeitar a Casa

Como Organizar o Quarto das Crianças

-Além de ser uma ideia bastante prática, ela auxilia na organização do quarto e ainda pode ser educativa, já que através dela as crianças podem visualizar melhor os objetos que precisam e ainda podem ajudar na arrumação. Isso tudo é conseguido através de um Porta-treco de parede e transparente, cheio de bolsos e pode ser colocado tanto na parede, quanto atrás da porta, por exemplo.

-Um balde de plástico, com tamanho médio, e encapado com um tecido repleto de bolsos, pode ser levado para todo o lugar e ainda ser guardado em qualquer canto.

-Há ainda a ideia do quadro que promete acabar com os pares de meias perdidas. É um quadro simples, com estilo de lousa, um quadro com prendedor para tentar organizar as meias e os pares para não se perderem mais.

-Algumas caixinhas de plástico bem coloridas, com a forma de lixeirinha sem tampa para guardar livros e revistas que fica um charme e resolve todos os problemas de organização e espaço. Como são presas à parede, quase não ocupam espaço.

 Soluções

Soluções

-Ocupe todo o espaço da parede. A solução é perfeita para toalhas. Feitos com pedaço de cano transparente e um tanto grossos, onde são inseridas enroladas as toalhas de banho e rosto.

-Um varal dobrável para colocar por do box também é perfeito para colocar roupas íntimas.

Invista no Mobiliário

É bem mais complicado encontrar móveis com o tamanho perfeito para se encaixarem perfeitamente em espaços pequenos. E para sair comprando sem que haja uma metragem certa ou mesmo um projeto certo para cada ambiente pode ficar bem mais caro depois.

É preciso estudar bastante o lugar para depois escolher um móvel que não seja desproporcional. Para os ambientes menores, a melhor escolha é a marcenaria, já que podem caber em qualquer lugar, conforme a medida oferecida.

Tons Neutros

O uso de tons claros auxiliam a aumentar o tamanho dos ambientes. Para isso use os tons neutros e frios, perfeitos para o caso. Também pode-se apostar em tonalidades mais quentes e vibrantes, entretanto é importante usá-las em ambientes de pouca permanência, como banheiro, lavabos, ou em apenas um lado da parede.

Fuja dos Exageros

Caso o ambiente seja muito pequeno, é necessário economizar no tamanho e na quantia de móveis e também nos itens decorativos. A dica mais importante é apostar em uma forma funcional e prática de se colocar os móveis, para não incomodar na hora da circulação. Tudo deve ser bem pensando para não comprometer o espaço.

Escolha um tapete que esteja de acordo com o tamanho da sala. Modelos grandes demais podem proporcionar uma sensação de ambiente menor, o que não adianta em nada.

Espelhos de tamanho grande podem ser colocados em lugares estratégicos, como, por exemplo, sala de jantar ou até mesmo na porta do lavabo.

Opções de Revestimentos 

Os materiais usados no acabamento são os maiores aliados na procura de um espaço maior. Prefira as peças em tons claros e com tamanhos maiores. Além disso, coloque o mesmo piso na casa inteira, assim parecerá tudo uma peça só.

Iluminação

Uma iluminação bem projetada auxilia na valorização do espaço. As luzes embutidas colocadas em um forro de gesso são excelentes alternativas, da mesma forma os balizadores presos próximo ao rodapé. Eles trazem uma iluminação de cima para baixo e aumentam os ambientes.

Invista nessas ideias e dicas e deixe sua casa muito mais aconchegante e confortável.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *