?> Quartos Temáticos para Meninos | Imóveis Cultura Mix

Quartos Temáticos para Meninos

Quarto decorado é coisa de menina!  Verdade ou Mentira?

Acertou quem não acredita nesse mito e investe no ambiente para o filho sem nenhum preconceito, na busca de comodidade e elegância.

É bem verdade que as meninas, mais do que ninguém, adoram quartos temáticos, e é comum seus pais prepararem um ambiente nas cores, formas e personagens que agradem a elas.

Mas os meninos também não ficam atrás, muitos deles adoram um quarto padronizado. A diferença está na forma com que isso acontece. Pois comumente não havendo a mesma preocupação que há com as meninas, os quartos dos meninos surgem quase que sem planejamento.

Aonde o menino, por sua vez vai adicionando lentamente objetos de gosto  pessoal  e aos poucos ele mesmo constrói (ou tenta) o espaço que ele gostaria de ter, e por fim constrói involuntariamente um quarto temático sejam sobre temas comuns (como música, esporte, carros, tecnologia) ou não (insetos, coleções, etc.).

A verdade é que os pais por achar, enganosamente, que os filhos ignoram os quartos temáticos, ou por questões de economia não se preocupam em preparar um ambiente bacana para eles.

Mal sabem que com pouco investimento e um pouco de criatividade é possível construir um espaço que os filhos vão adorar.

Como Montar um Quarto para Meninos

Primeiro é necessário conhecer a criança. Saber quais cores, estilo musical, objetos ele gosta, não gosta e levar em consideração a sua idade, claro. Pois se ele for um bebe, ainda não saberá de fato o que lhe agrada ou terá gostos diferentes e bem mais infantis que uma criança de 10 anos. Que por sua vez são mais independentes e estão formando personalidade. E depois é preciso permitir que seu filho participe das escolhas que você ira fazer para construir o ambiente dele.

Também é preciso ter em mente o quão diferente um quarto de menino deve ser do de uma menina, “onde deve se evitar mimos, fotos, ursos e muita organização e repetição de cor e priorizar a praticidade e espaçamentos livres para que ele mesmo possa preencher com suas coleções”.

A seguir disponibilizamos algumas sugestões que podem facilitar na hora de decorar o quarto do seu filho, caso ele tenha entre 0 a 5 anos de idade, e você ainda seja o responsável pelas escolhas feitas para ele:

1 – Escolha um tema: Você pode escolher entre os mais usuais, tipo:

  • Comum: fazendinha, ursinhos, safári, bailarina, desenhos animados e personagens de filmes, etc.
  • Alternativo: (Considerando assuntos comuns aos pais da criança, por exemplo).
  • Estilos musicais: Rock, Musica popular brasileira, clássica, etc.
  • Esportes: Handball, futebol, ciclismo, natação, etc.

A partir dai você pode preparar todo o ambiente, considerando a proposta de cores, elementos e personagens do próprio tema escolhido como, por exemplo: Colchas, cortinas, tapetes, paredes estampados de homem aranha.

Ou ainda fazer uma releitura com elementos de gosto pessoal, como cores e formas que você particularmente gosta muito. O importante nesse caso é atentar para as combinações. Para não exceder e tornar o ambiente cheio de informações. Nesse caso você pode escolher:

2 – Cor: Cores femininas, e cores masculinas são nomenclaturas impostas pela sociedade, mas que não existem como regra. Acontece que por ser sempre associadas a gênero sexual, onde a maioria das famílias usam para determinar se a criança é menino ou menina ao nascer, acabou se tornando um habito e as pessoas tem medo de usar livremente por medo de afetar a criança ou sofrerem repressão. Como é o caso das cores rosa e azul.

Então quanto à escolha de que cor ou que cores usar  para padronizar o ambiente do seu filho há duas opções, uma para os mais radicais onde você pode respeitar essa ideia de cores masculinas, escolhendo entre as cores verdes, azul, roxo, preto e suas respectivas tonalidades. Evitando as ditas cores femininas: Rosa, lilás, vermelho. etc.

E a outra para os mais convictos e ousados, onde há uma paleta de inúmeras cores e variações para se escolher e combinar a(s) cor (es) que mais te agradem.

http://www.youtube.com/watch?v=Dbks77l-PiQ

3 – Objetos de decoração: Considerando que nessa fase a criança é bastante curiosa, evite colocar no quarto dela objetos de decoração delicados e pontudos que se quebrados ou mesmo se não forem quebrados, podem cometer acidentes. Prefira os emborrachados.

  • Moveis: No geral você precisa no mínimo de um berço ou cama, guarda roupa, cômoda e estantes de paredes para preencher o quarto. Existem lojas que disponibilizam moveis  já decorados conforme temas comuns. Caso prefira, pode ainda contratar um marceneiro para fabricar os moveis conforme sua recomendação e recursos financeiros.
  • Adicionais: Entre as coisas que caem bem em um quarto de menino podemos sugerir:
  • Cesto organizador: onde ele poderá colocar seus brinquedos.
  • Estantes de parede: para colocar brinquedos e artigos colecionáveis.
  • Mesa e cadeirinhas: Onde eles vão poder estudar e brincar alguns joguinhos com os amigos, como dominó e cartas.
  • Tapete: amplo, confortável e fácil de limpar. Lá você pode adicionar almofadas também ilustradas ou em formatos compatíveis ao tema escolhido (como todos os outros elementos propostos devem ser) e seu filho poderá brincar com segurança, sem estar em contato direto com o chão.
  • Abajur: A lâmpada deste pode ser em cor normal (branca ou amarela) ou ainda na cor predominante do tema escolhido.
  • Adesivos para paredes e moveis: Caso você não possa gastar com moveis feitos especialmente com o tema escolhido. Invista em adesivos que você pode encomendar em gráficas ou encontrar disponíveis a compra em lojas de decoração. Escolha adesivos que condizem com o ambiente, e espalhe por todo o quarto com muita praticidade. Caso você não os encontre, outra saída é contratar um pintor ou um grafiteiro e dar imagens para que ele reproduza nas paredes e torne o quarto, o cenário ideal para seu filho viver os melhores momentos da infância dele.

Agora que você já sabe como montar e decorar o quarto para o seu filho, não tenha medo, arrisque, se ele já for maior, converse com ele, busque entender o que passa na cabeça dele, assim a decoração ficará como você e ele sempre sonharam. Invista em revistas focadas no assunto e busque o melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *