?> As Lâmpadas Certas para Cada Ambiente da Casa | Imóveis Cultura Mix

As Lâmpadas Certas para Cada Ambiente da Casa

Quando estamos preparando nossa casa para receber, sejamos nós mesmos que estamos de mudança, ou reformando a casa, algum parente próximo que está chegando de viagem ou até receber amigos, pensamos em como arrumar a casa e deixar tudo de um jeitinho especial para encantar as pessoas. Porém, muitas pessoas acabam esquecendo que só limpar a casa, colocar os móveis e objetos em seus devidos lugares e/ou passar um pano higienizando o ambiente pode não ser suficiente.

.

As novidades no mundo do design de interior e decoração

Pode parecer estranho, mas atualmente quando contratamos alguém para nos ajudar a reorganizar nossa casa, uma das primeiras coisas que este profissional nos fala é sobre o chamado “Projeto Luminotécnico”. Mas afinal, o que é um Projeto Luminotécnico?

Em suma um Projeto Luminotécnico é o responsável pela organização das lâmpadas e os locais onde elas devem ficar em sua casa, desde o jardim, passando pelas que servem apenas de decoração, até aquelas que são de extrema importância, como as dos quartos e salas.

Agora que você já sabe o que é um projeto luminotécnico, sabe que você pode e deve fazer um trabalho como esse em sua casa, pois assim saberá onde e como iluminar sua casa.

As lâmpadas e a natureza

De uns tempos para cá, uma das notícias que mais ouvimos falar é em economia de energia, em pensarmos na natureza e assim por diante. Sabemos que a energia no Brasil é conseguida basicamente da retirada das hidrelétricas, mas não é assim em todos os locais do mundo. Também sabemos que mesmo tendo uma fonte muito grande de energia, a água, e que estamos passando por sérias crises de abastecimento, e por isso ouvimos muito o pedido para economizarmos e evitarmos os famosos apagões.

Lâmpadas

Lâmpadas

Mas mesmo diante dos pedidos para economizar água, outro pedido foi feito pelas “autoridades”, foi-nos pedido a troca de todas as lâmpadas de nossas residências e dos locais de trabalhos por lâmpadas fluorescentes, aquelas brancas, deixando assim as incandescentes e amareladas de lado. Estas lâmpadas redondas que encontramos em qualquer mercadinho de esquina costumam ser muito mais baratas, em compensação possuem um alto consumo de energia e uma durabilidade muito menor quando comparadas com as lâmpadas frias ou brancas.

Mas, todos sabem que essas lâmpadas frias ou brancas não são ideais para todos os ambientes que temos em casa, então como fazer para deixar um quarto de dormir mais aconchegante, sem utilizar uma lâmpada branca? Saiba que existem soluções viáveis para que você deixe cada ambiente mais confortável e com a iluminação correta.

A iluminação certa para cada ambiente

Iluminação do Ambiente

Iluminação do Ambiente

Agora que você já entendeu que deve deixar de lado as lâmpadas incandescentes e utilizar sempre as fluorescentes, pode dar inicio a nova iluminação da sua casa.

Primeiro passo:

Decidir se vai pagar um profissional para desenvolver um projeto luminotécnico ou se vai fazer por conta própria. Atenção: fazer um projeto desse tipo para quem não estudou não é nada simples. Então, se puder pagar, não poupe seu dinheiro, pode ter certeza que vai valer a pena.

Segundo passo:

Viu que é impossível pagar um profissional gabaritado da área para fazer um projeto e fazer toda a instalação? Não fique preocupado, busque alternativas até poder realizar toda essa reforma. Faça pesquisas, busque em sites e revistas e procure entender mais sobre as lâmpadas.

Defina qual ambiente você quer iluminar. Depois de decidido procure pelo tipo de iluminação ideal para ele, como já foi dito anteriormente, como colocar uma lâmpada branca em um quarto, sem afetar o sono de quem irá dormir lá?

Para esses casos, as empresas que fabricam lâmpadas já começaram a disponibilizar novas lâmpadas fluorescentes, mas com cores diferentes da branca.  Essas empresas, estão tão empenhadas em melhorar, que todos os anos surgem novidades para melhorar ainda mais o bem estar das pessoas.

Que tal começarmos a analisar qual o tipo de lâmpada você deve utilizar em casa ambiente especificamente?

Começando pela sala de estar

A primeira dica para uma sala de estar é colocar um interruptor em que você possa escolher a intensidade da iluminação, pois aquele comum que temos em casa, que só liga e desliga só permite isso, mas com um interruptor deste tipo, você pode colocar uma lâmpada mais forte, como a de 20 W e reduzir de acordo com o for fazer no ambiente.

Lembre-se que algumas pessoas, possuem na sala de estar, uma televisão para assistir, outras colocam seus computadores de mesa, algumas costumam ter uma mesa que serve de escritório ou escrivaninha onde se pode trabalhar ou estudar. E como são motivos diferentes para se utilizar a iluminação, ao usarmos este interruptor, isso nos previne de ter que utilizar vários tipos diferentes de lâmpadas com o foco de luz direcionado para cada local mais especificamente.

Então na Sala de Estar, procure utilizar lâmpadas brancas de grande alcance de iluminação, mas coloque o interruptor em que você possa reduzir a iluminação ao invés de desligar completamente.

Na Cozinha e na Sala de Jantar

Se estes forem ambientes integrados siga o mesmo exemplo da sala de estar e modifique também o interruptor. Mas se forem separados, coloque uma luz “forte”, que ilumine bem os locais de trabalho na cozinha, nada de pouca luz, isso pode atrapalhar na hora de preparar aquela refeição.

Se sua Cozinha/Sala de Jantar for integrada com a Sala de Estar, procure por luminárias com o foco direcionado para a mesa ou bancada onde são servidas as refeições, para essas luminárias, procure utilizar lâmpadas do tipo amarelada, com 15 W, é o suficiente para iluminar e deixar sua mesa ou bancada aconchegante para a refeição.

Banheiros/Lavabos

Uma dica muito importante, caso você mulher se maquia em frente ao espelho do banheiro, procure utilizar luz amarelada para iluminar mais próximo do espelho, e de preferência oriunda das laterais, dos dois lados, pois ao vir de cima, pode criar sombra e assim não permitir que a maquiagem fique perfeita. Indica-se a luz amarelada, pois esta se parece mais com a luz natural que encontramos no sol. Para o restante do ambiente, pode iluminar com lâmpada branca de 15 W, não tem muito segredo.

E por fim a iluminação dos quartos

Aqui também entra o mesmo “dilema” da sala de estar, se o quarto possui diversas funções é ideal que se tenha uma luz mais específica para cada uma das funções. Se tiver uma escrivaninha ou mesa de estudos ou trabalho, procure colocar uma luminária próxima com luz branca.

Se o quarto for feminino e possuir uma penteadeira ou algo similar, siga o exemplo do banheiro e coloque iluminação amarela próxima as laterais do espelho, para que a maquiagem sai sempre perfeita.

E na iluminação geral de um quarto é indicado que a luz seja amarelada, para criar aquele clima de introspecção e deixar o ambiente mais aconchegante para quem for relaxar e descansar nele.

Agora que você já sabe quais os tipos de lâmpadas utilizar em casa ambiente, lembre-se de comprar as que foram testadas pelo INMETRO, as lâmpadas frias sendo de luz branca ou a de luz amarelada podem ser mais caras que as lâmpadas incandescentes. Mas elas possuem uma durabilidade muito grande, fazendo assim com que o custo – benefício seja grande, e que haja uma economia na hora de pagar a conta de luz.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *