Móveis Antigos

Ter uma casa para chamar de sua é um sonho de muitas pessoas e no anseio de ter o seu lar algumas pessoas encontram dificuldades financeiras para mobiliar o espaço. A escolha da mobília pode ser bem complicada no sentido de pesar no orçamento então encontrar soluções criativas e inteligentes é fundamental. Uma das possibilidades que mais ganha força é a do reuso.

Os móveis antigos podem ser uma opção interessante para o seu bolso e também um toque de charme para os seus ambientes. Esse tipo de móvel conta com uma grande carga de história e ainda pode contribuir para dar mais personalidade para a sua decoração.

Onde Encontrar?

Os móveis antigos ou usados podem ser encontrados em vários tipos de estabelecimentos como lojas de antiquários, bazares, feiras entre outros. Encontrar opções de móveis antigos é relativamente fácil, contudo, pode ser complicado fazer escolhas assertivas para não se arrepender e ter que gastar muito com reparos.

A grande dica é ter muito cuidado para escolher boas peças que não deem trabalho depois. A seguir vamos dar algumas dicas de como fazer boas escolhas para não gastar dinheiro em móveis que vão dar trabalho depois.

Dicas Para Escolher Móveis Antigos

Tenha Um Olhar Crítico

Peças antigas nem sempre estão no melhor estado de conservação. Com o passar do tempo é possível que a madeira acabe arranhada ou mesmo que o verniz comece a descascar. Essas peças podem ter sido submetidas a processos falhos de restauração que deixaram a sua aparência prejudicada. Porém, saiba que esses detalhes não fazem necessariamente com que a peça não seja bonita ou não tenha um bom valor de mercado.

Tudo depende de conseguir ver as possibilidades que a peça tem de recomposição. Devemos compreender que peças que são muito velhas podem sim ser e ficar muito bonitas. Depois de algum tempo garimpando móveis antigos as pessoas começam a perceber com mais facilidade quais são as peças boas. Saiba que pode ser que um móvel que parece estar destruído seja reformado de maneira a se tornar novo.

Transformação dos Móveis

Encontrar o móvel que poderá resultar numa boa peça depois de ser transformado é algo que depende de ter um olhar com bastante cuidado. Pode acontecer de você se deparar com uma peça que tem um desenho que conseguiu ultrapassar o tempo e que se mostra bastante durável.

Nesse caso nos deparamos com um móvel que ainda pode ser usado e que pode durar por mais um longo tempo, mas sendo adaptado para um novo momento. Uma forma de melhorar a sua visão é acessar sites que tratem desse tema na pesquisa de modelos que estejam prontos, pois um deles pode estar numa das lojas que você visitou e pode ser o que estava faltando para terminar de decorar um espaço vazio.

Examine os Móveis

Infelizmente devemos alertar os compradores que nem todas as lojas de móveis usados são realmente confiáveis. As lojas que oferecem garantia de qualidade do produto são mais confiáveis e não tem problema comprar delas. Contudo, nem todas trabalham dessa forma e então a única garantia que se pode ter é confiar na loja e no que o vendedor diz.

Nem todo vendedor será completamente honesto e descreverá a peça como ela realmente é ou indicará os defeitos da mesma. Fazer um exame detalhado da peça é bem importante para ter certeza de que o valor que está sendo pago é justo. Procure por lojas que ofereçam garantias e que sejam recomendadas por conhecidos.

De Olho nas Imperfeições

Você deve olhar os objetos bem de perto sempre em busca de imperfeições e observando se o móvel ter firmeza nas suas bases. É importante sempre abrir e fechar as gavetas ou mesmo correr portas e testar as dobradiças para saber que a funcionalidade do móvel não está comprometida. Se houver a possibilidade você deverá fazer um exame por dentro da peça, na parte de cima, de baixo, na frente e atrás.

Saber exatamente como está o objeto ajudará a saber se o preço pago é justo. No caso de um móvel de sentar é essencial que você sente nele. Se a peça for de molas é importante observar a consistência das mesmas. Faça o teste para saber se os pés ficam no local ou se eles se mexem.

Cupins e Oxidação

Os móveis feitos de materiais de madeira podem sofrer com o ataque dos cupins. Já as peças de metal podem passar por algum processo de oxidação que pode interferir na sua estrutura. São detalhes que devem ser observados com toda atenção, pois se passam despercebidos podem gerar grande dor de cabeça.

O Preço

Tudo o que dissemos para você observar ajudará a formar o preço da peça. Quando o móvel ainda conta com garantia pode ser um pouco mais caro. Saiba que os comerciantes desse segmento são mais resistentes a dar descontos, contudo, não se pode deixar de tentar. Se a peça necessitar de algum tipo de reforma o preço pode ainda ser um tanto reduzido.

É muito importante que antes de concluir o negócio e fechar contrato você saiba exatamente quais são os produtos que estarão inclusos nesse pacote como a garantia de devolução. Com essa possibilidade de devolver você ficará mais seguro, pois se encontrar cupins poderá devolver a peça já que eles não aparecem de um segundo para o outro. Tem contratos que não permitem a devolução o que pode gerar um grande prejuízo para os compradores.

Reforma dos Móveis

Reformar um móvel antigo pode sair bem caro, não é difícil que no final das contas se gaste mais com a reforma do que com a compra da peça em si. Uma maneira de tentar reduzir os gastos com reformas de peças é tentar fazer você mesmo os consertos, ou seja, pesquisar na internet como fazer e se valer dessas técnicas.

Vale dizer ainda que nem todo os móveis antigos precisam de reparos, alguns podem ter os seus “estragos” como um charme extra. Vivemos uma fase em que está em evidência o visual detonado. Pense nisso e deixe que as suas peças tenham a magia de peças antigas que estão sobrevivendo ao passar do tempo.

Ao projetar e desenvolver todos os parâmetros que farão parte da elaboração de um design de interiores, um dos pontos que são considerados cruciais e que estão ligados diretamente ao estilo que se quer agregar ao imóvel são os tipos de móveis que irão compôr todo o ambiente interno e que irão promover a harmonia que irá modelar o ambiente em sua totalidade. Uma boa dica a ser empregada é a utilização de móveis antigos e de relicários, os quais irão incrementar o espaço promovendo luxuosidade e primor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *