Lustre de Madeira
Todo e qualquer detalhe colocado em sua casa coopera para a formação da decoração do cômodo, e como qualquer outro objeto decorativo, o lustre de madeira muito diz sobre o ambiente em que se faz presente.
O lustre de madeira deixa forma um ambiente rústico e aconchegante. Podem ser encontrados vários modelos e várias tonalidades de cor para o lustre de madeira, confira em algumas imagens abaixo!
O Que São e Para o Que Servem os Lustres
O lustre é tipo um abajur só que fica pendurado no teto e possui várias ramificações, onde ficam as lâmpadas ou as velas. Além de ser um objeto com a função de iluminar o ambiente também é considerado um item sofisticado de decoração. Hoje em dia para garantir maior segurança e não ocorrer nenhum acidente, como um incêndio, raramente se encontram lustres que suportam velas.
Este é o tipo de objeto muito procurado para decorações, pois deixa o ambiente com um ar de requinte e muito mais sofisticado. Para a instalação do lustre é importante que o teto seja alto, pois os lustres geralmente possuem longos fios em que eles ficam suspensos. Existem muitos modelos e diferentes materiais pelo qual os lustres são feitos. Para escolher o que combinará muito mais com o ambiente o deseja colocar.
Tipos de Lustres
Lustres de Vela: O mais antigo modelo de lustre, geralmente possui 5 ramificações onde as velas são colocadas. E também possui um lugar no mais alto de sua extensão para uma vela central.
Lustre Antler: São lustres feitos com chifres, a maioria hoje em dia são chifres sintéticos. Mas eles oferecem para sua casa em ar rústico e a sensação de estar em um ambiente selvagem.
Lustres de Cristal: Esse é o tipo de lustre mais comum que se conhece, ele recebe esse nome, devido ao material que é feito, no caso o cristal. Tem-se uma grande variação de modelos e tamanhos. Com certeza algum deles atenderá suas necessidades.
Lustre de Vidro: Também recebe esse nome por causa do material que ele é produzido. Pode ser encontrado em diversos modelo e adapta muito bem a qualquer cômodo da casa. Uma das vantagens em relação ao de cristal é que normalmente os de vidro são mais baratos.
Lustres Modernos: São lustres com um estilo futurista que representa muito bem essa era digital. São produzidos em formato geométricos e geralmente não são feitos para grandes exibições, pois são pequenos ou no máximo de porte médio.
Lustres de Tambor: As sombras refletidas pelas luzes se parecem com um tambor, por isso o nome. Não é uma regra geral para todos os tipos de lustre desse modelo, porém a maioria apresenta esta característica. São lustres que dão um ar romântico ao ambiente.
Lustre de Transição: É como se fosse um híbrido de lustres, em um mesmo objeto percebe-se a passagem do tempo. Ele apresenta características e aparência dos primeiros lustres à vela com aspectos de lustres mais modernos.
Lustres de Bacia: É uma das formas mais simples de lustre existente. O suporte para a luz parece com uma bacia. A luz incide para o teto, de alguns orifícios do objeto e pelas laterais, por isso é recomendado para quem não gosta de uma iluminação muito forte.
Lustres de Contas: Talvez seja o modelo mais exótico de lustre já visto. Ele é todo feito de contas e é preciso muita criatividade para encaixá-lo na decoração do ambiente. Por ser muito trabalhoso de se produzir os tamanhos variam entre pequenos e médio, dificilmente encontrará lustres de desse tipo em tamanhos maiores.
Lustres Enjaulados: Faz parte também da era moderna no que diz respeito a decoração. A luz fica posicionada no centro de uma peça que se assemelha a uma gaiola. Pode-se ter vários modelos da “gaiola”, sendo quadrada, redonda, abstratas, entre outras formas.
Lustres de Camadas: Neste modelo as lâmpadas são colocadas em camadas verticais e são extremamente ornamentais. Devidos à essas camadas, esses lustres geralmente são grande e necessitam de um bom espaço para serem instalados.
História dos Lustres
Os lustres têm mais de oitocentos anos de história e mesmo com o passar do tempo e sua popularização, eles sempre foram associados à riqueza, ao luxo e à nobreza. Com o progresso tecnológico, mais habilidades na mão de obra e muito mais dinheiro em jogo, os projetos e modelos de lustres se tornaram cada vez mais aperfeiçoado e sofisticado.
Não houve um único ponto inicial, onde os lustres foram inventados e a partir dai disseminados para o resto do mundo. Três modelos foram os primeiros fabricados de maneira separada e em lugares distintos, sendo eles, o francês Rock Crystal, o vidro inglês e os lustres venezianos. Cada um desses candelabro obtiveram caminhos diferentes para serem moldados e chegaram às casas da grande elite, que era a população que consumiam esse tipo de objeto.
Durante o tempo houveram grandes mudanças no estilo, aparência e modelo dos lustres, isso vinha de alguns designers e fabricante que tiveram que bater de frente com alguns conservadores que não aceitavam mudança no estilo original da luminária. Porém essas mudanças foram feitas e muitas delas refletiram o desenvolvimento da tecnologia utilizada pra sua produção e até mesmo a estética dos desenhos de grandes estilistas.
Os primeiros lustres eram feitos com suporte para velas, que a formar de iluminação da época, isso por volta do século XV e geralmente tinham o formato de anéis ou coroas.
No começo do século XVII modelos mais ornamentados começaram as ser produzidos, com longos braços que abrigavam mais velas e eram inspirados na estética Grego Romana.
No século XVIII começou-se a fabricação de lustres de vidros e os preços fora caindo e se tornou um objeto um pouco mais acessível.
Com a chegada da eletricidade, candelabros caíram em desuso e seu símbolo de riqueza passo a ser questionado, pois agora se tinha algo novo e muito mais tecnológico que era a energia que podia trazer iluminação de forma mais simples e barata.
No final do século XX até hoje em dia, os lustres são muito mais utilizados como uma forma de decoração do que propriamente para iluminação. Sendo que alguns deles nem fonte de luz possuem.
Lustre de Madeira
A madeira é uma das matérias-primas mais antiga e mais versátil que se pode encontrar, objetos feitos com ela deixam os ambientes com um estilo mais rústico e elegante.
A madeira traz com ela um ar rústico, logo se um lugar com esse estilo é o mais lhe agrada um lustre de madeira caberá perfeitamente para o seu propósito. Mesmo algumas vezes o design mais rústico ser confundido com algo grosseiro, a harmonização entre todos os objetos fará com que o lugar seja mais aconchegante e com uma pegada moderna.
Um ambiente aconchegante e confortável pode se conseguir facilmente através de uma luminária de madeira, que além de servir para iluminação fará com que o ambiente fique mais deslumbrante. Melhorando e embelezando ainda mais a decoração do lugar.
Os lustres de madeira podem ser encontrados em vários modelos, tamanhos e o local onde ele será instalado. Tem lustres de parede, de chão e os mais comuns de teto, essa grande variação afeta diretamente em seu valor, podendo ser encontrado lustres simples de R$ 50,00 até os mais ornamentados que chegam a custar nada mais nada menos do que R$ 10500,00.
Os lustres de madeira pendurados por um fio no teto deixam o local mais intimista e as lâmpadas podem receber algum tipo de material utilizado para cobri-las ou não dependendo de sua necessidade.
Os lustres de madeira que são pendurados na parede são ótimos para serem colocados em áreas externas como a varanda e o jardim. E no interior da casa ficam bem instalados em corredores e escadas.
Há também as luminárias de chão que combinam perfeitamente com os cantos laterais da casa, seja na área interna ou externa. Pode ser encontrado lustres que são utilizados sobre móveis, como mesas de canto ou criado-mudo e servem para que se tenha pouca iluminação no quarto.
Porém se você deseja um lustre de madeira e não quer gastar muito, pode-se utilizar do artesanato ara construí-lo. Além de gastar menos você mesmo pode definir um design que mais lhe agrade e fazer no tamanho que quiser.
Caso você seja uma pessoa muito criativa e com o dom para artesanato o lustre pode ser feito pode você mesmo, só irá precisar dos materiais necessários para a produção, mas se esse não for o seu caso, poderá contratar um marceneiro para a fabricação do candelabro. Dessa maneira não ficará tão mais barato se você mesmo fosse fazer, porque terá que pagar pela mão de obra do profissional, mas terá a garantia de que o produto final será da melhor qualidade e com a aparência que desde o principio era de sua vontade.