Para quem não curte uma simples cobertura no teto, uma alternativa são os forros de gesso. São bonitos, práticos e dão um ar moderno a casas e escritórios. A obra no geral não custa caro, pois o material é barato e resistente, além de ajudar na estética da casa. Você pode fazer sozinho ou contratando um profissional, mas em ambos os casos o trabalho deve ser bem feito para evitar vazamentos.
O gesso é vendido em metros, em pedaços semelhantes a cerâmicas, mas em tamanho maior. Ele é bastante usado hoje em dia para revestir tetos de alvenaria porque é simples de ser aplicado. Outra vantagem é que pode ser quebrado facilmente para depois colocar outro ou mudar de cobertura.
É versátil, barato, e quando bem feito gera um ótimo acabamento ao espaço. Ele também seca bem rápido, se tornando um trabalho de no máximo 48 horas, sendo 12 para aplicar e as demais horas para secagem.
Quando Aplicar o Forro de Teto em Gesso
Em teoria qualquer tipo de teto pode ter forro aplicado, mas há algumas dicas bacanas quanto aos usos. O gesso é ótimo para regular paredes desiguais, com desnivelamento. Também é uma boa pedida para rebaixamentos de tetos, se você não quer mexer na estrutura original de sua casa mas acha o teto muito alto, o que pode dificultar uma iluminação mais eficiente e pode gerar uma casa mais ventilada que o necessário. Pode-se usar o forro de gesso no teto ainda para fazer galerias para cortinas, rodateto, dentre outros.
Você pode criar desenhos quando o gesso ainda está molhado também no teto, criando uma decoração personalizada. Texturas são comumente usadas em paredes com gesso, erguidas como divisórias em casas.
Passo a Passo de Instalação de Forro de Gesso em um Teto
O primeiro passo do profissional será colocar no teto pinos de aço a uma distância de 60 cm cada, que é o tamanho normal de uma placa de gesso. Estes devem ser aplicados com um revólver especial e merecem cautela no manejo. Outra forma de fazer ganchos é usando um arame de aço ou cobre, deixando que o arame passe pelos buracos dos tijolos no teto, caso você ainda esteja na laje.
Os pinos devem ser colocados da mesma forma, passando os arames por eles também. O arame também deve ser nivelado para que as placas de gesso fiquem iguais.
Depois de aplicados os pinos, você deve fazer uma massa de pó de gesso, comprada pronta, mas a ser preparada no momento da aplicação. Passe a massa preparada com água e coloque a peça de gesso, segurando um pouco para fixar bem. A massa também é passada entre as placas de gesso para acabamento, o que se chama rejunte, também usando em cerâmicas em paredes e pisos.
Antes de partir para a colocação das placas de gesso, pequenos detalhes devem ser observados como a quantidade de peças necessárias, pois complementar posteriormente neste tipo de obra não gera um resultado bacana. Os espaços a serem usados para luminárias já devem ser demarcados. Qualquer item metálico deve ser protegido antes de aplicar a massa para gesso, pois o contato pode danificar a peça como fios elétricos.
O Que Não Se Pode Esquecer ao Aplicar Forro de Gesso
Ao aplicar gesso no teto, alguns detalhes não podem passar despercebidos. Um deles é quanto as luminárias. Apesar de ser resistente, o forro é frágil e não há garantias que a furar uma peça para passar fios, ela não quebre. A aplicação do gesso deve ser planejada juntamente com o projeto luminotécnico, planejando os pequenos mimos que vão valorizar o ambiente.
A fiação de energia deve ser pensada antes da aplicação do forro, pois ela deve estar por baixo do novo teto. Você deve instalar a fiação necessária, como fios de luz e cabos de som ou ar-condicionado, antes de aplicar todo o gesso. Você pode precisar de um técnico eletricista para distribuir os fios corretamente e não danificar a estrutura visual do seu teto.
Uma boa dica ao aplicar gesso é fazer desenhos e texturas. O material quando mole é semelhante a uma argamassa, e por isso deve ser pensado da mesma forma para incluir alguns detalhes e desenhos diferentes, usando rodos, espátulas ou outros itens para criar os desenhos. Os desenhos também podem ser bem úteis para separar os ambientes caso você tenha um teto único, como sala de estar e jantar ou sala e cozinha. É mais bacana e poupa menos espaço que paredes divisórias. Contudo, use os desenhos de uma forma sutil e cores discretas que combinam entre si.
Cuidado com o acabamento em seu teto usando gesso para cobertura, pois os pequenos detalhes ficam gritantes. Uma dica é usar molduras ou tabica para não errar ao final e ter uma melhor junção entre teto e parede. Os famosos roda tetos são uma ótima pedida para evitar erros e fornecer um visual mais nobre ao ambiente.
Ao fazer sozinho a aplicação, tenha certeza do que está fazendo. Se for contratar uma empresa, procure conhecer os trabalhos já executados pelos profissionais e peça para avaliar um portifólio. Uma indicação é o melhor, mas caso não conheça ninguém, escolha com cuidado. E mais cautela ainda ao avaliar a qualidade do serviço. Desconfie de empresas muito baratas e que não possuam referências.
Muito resto de gesso deve ficar na sua casa depois de aplicar o gesso no teto. Por isso sempre questione antes se será a empresa contratada que irá remover o entulho, ou se isso deve ser feito pelo cliente. Observe um local para jogar fora, pois as empresas de coleta comum não levam restos de obra pelo peso.
Para evitar sujeira no piso (o gesso seco é bem chato de remover), cubra o chão com papel jornal ou plástico, principalmente nos cantos das paredes. Tente tirar os restos de gesso assim que forem caindo no piso para facilitar o seu trabalho. O gesso rebaixa seu teto, então lembre de deixar uma distância adequada entre o teto original de alvenaria e o gesso para usar uma iluminação embutida. O ideal é uma distância de rebaixamento de ao menos 15 cm, mas quanto mais melhor para o eletricista ter conforto.