Ideias De Decoração Simples

Decoração de casa pode ser sim um dos trabalhos dignos de obra de arte, lento e bem caro. Um decorador (também chamado de ‘designer de interiores’) pode demorar meses até fechar um projeto e ter uma casa ideal entregue a seu dono. Porém, nem todo projeto precisa ser de decoração de uma mansão e ser magnânimo assim. Com ideias simples e baixo custo, é possível ter a casa dos seus sonhos gastando pouco e tendo um ambiente mais adequado com o dono. E para isso basta um pouco de dedicação e senso de observação.

Ideias De Decoração Simples

Ideias De Decoração Simples

Um Bom Senso Estético Ajuda

Para ter uma casa bem decorada você não precisa ser um profissional e nem gastar milhões de reais. Um dos primeiros passos é ter senso estético, saber usar os tons e priorizar o principal: conforto. Do que adianta ter uma linda sala de estar se é extremamente desconfortável assistir um filme de duas horas em sua linda e perfeitamente encaixada na sua decoração? Conforto, portanto, é um dos pontos mais importantes a serem priorizados em seu projeto.

Bom senso no uso das cores é importante. Uma dica simples que já falamos em artigos anteriores em nosso portal é o contraste: cores claras com cores escuras ou o inverso. O tom sobre tom sempre funciona também, mas muitas cores escuras ou muitas claras em um mesmo cômodo não cria um efeito legal.

Para quem ainda está se aventurando no universo da decoração, temos dicas simples que podem ajudar a mudar a cara de seus ambientes em casa. O melhor: gastando pouco e dando quase nenhum trabalho. Como? Confira a seguir.

Um Bom Senso Estético Ajuda

Um Bom Senso Estético Ajuda

Mantas No Sofá Para Dá Um Toque De Estilo

Mantas são tecidos comprados para serem usados em sofás novos ou usados, e mudam completamente a aparência do seu sofá. Lojas de departamentos costumam vender lindas mantas para sofá, ou você pode criar uma com tecidos mais grosso e adaptar. Mudando a cor do sofá você muda completamente a cara da sua sala. Faça um teste: jogue uma colcha de cama por cima em formato V e observe: sua sala vai ficar quase de cara nova.  Use um tom diferente do seu sofá na manta mas que combine com as paredes: cores claras no sofá, escuras na manta e claras na parede.

Tapetes Na Sala Dão Um Toque Especial

Tapetes podem cumprir duas funções: limpar os pés ou apenas decorar. Na sala de estar, eles podem ser decorativos mas também uma opção para sentar, deitar ou relaxar. Para isso bastante escolher um tom bacana para criar contraste e jogar um belo tapete por baixo do seu sofá, eliminando o centro de mesa ou escolhendo um modelo maior para abarcar tudo o que há no centro da sala.

A regra para tapetes em sala de estar é simples: o sofá deve ficar todo em cima ou ao menos com uma sobra de vinte centímetros, não mais do que isso. Mas ambos devem se tocar para criar a sensação visual de continuidade. Mas cuidado com tapetes escuros: eles diminuem o espaço de sua sala de estar.

Paredes Com Textura Criam Uma Sensação De Mural Divertida

Não sabe o que fazer com sua decoração de sala ou quarto, mas quer mudar algo? Crie uma textura de parede em apenas uma das quatro do cômodo. A textura deve ficar na maior parede ou na mais importante. No caso da sala, seria onde ficar a sua televisão. No caso do quarto, onde fica a sua cama ou escrivaninha se for uma cama virada para a porta.

Nos dois casos você precisa apenas de um rolo com textura e tinta. Pinte em um tom mais escuro que as paredes laterais para dar destaque ao espaço. Gastando pouco e em apenas uma tarde você criar uma decoração diferente para seu cômodo.

Mural Com Foto Em Corredores Ou Quartos

Um cronologia de imagens da família dá um toque especial em sua casa. Você pode usar quadros, mas também pode usar lindas fotos coladas na parede ou em um mural em metal. Vale ai uma avaliação para o que combina mais com seus móveis e o estilo de sua casa. Não tem uma família grande ou mora sozinho? Sem problemas! Reúna fotos de momentos bacanas com seus amigos e até mesmo de seu animal de estimação.

Crochê No Quarto

Quer um visual mais leve no quarto de casal? Peças artesanais podem dá o toque você quer. Uma colcha de cama de crochê colorida pode mudar totalmente o seu ambiente e sem gastar muito. Outra dica seria usar peças com retalhos aproveitando tecidos já descartados em casa. Vale sua criatividade para montar o ambiente que mais combina com você no seu cantinho mais íntimo. Não se esqueça de usar algumas almofadas também.

Reciclados Que Se Tornam Obras De Arte Em Casa

Você não tem ideia de itens bacanas que joga fora e fazem parte do seu dia a dia e podem se tornar objetos decorativos. Alguns exemplos:

Latinhas de leite que se tornam porta canetas – remova os lacres da lata, pinte e passe verniz e pronto! Você tem porta canetas ou porta trecos considerados ecologicamente corretos e bem baratos. Pode chamar filhos ou sobrinhos para se divertir com a arte e ainda gastar pouco.

Caixas de papelão que viram guarda fotos – ou guarda trecos, o que você quiser. Pinte caixas de sapato e outras recebidas em casa e transforme em arte! Para isso você gastar pouco, basta ter tinta para papel ou tecido verniz para dá um acabamento final. Para uma arte tipo decoupagem, com colagem em papel, você pode pensar em cobrir a caixa com papel contato ou uma mistura de cola para papel e água para dá um bom acabamento.

Garrafas de vinho que se tornam vasos – dê um toque especial em sua varanda, janela da cozinha ou mesa de sala de jantar usando garrafas diferentes de bebidas para colocar flores com água. Você pode ainda desenhar arte com cola em alto relevo ou colar fotos e cobrir com papel contato. O toque final fica a sua escolha.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *