Enfeites Para Decorar a Cozinha

Quem gosta de decoração sabe que qualquer cômodo da casa merece atenção especial, incluindo a cozinha e o banheiro. Aliás, quem também sabe bem disso são os produtores de artigos para decoração que não deixam não faltar imaginação e oferecem uma gama enorme de novidades.

No caso da cozinha, em particular, é muito importante que a decoração não seja pensada somente para ser bonita, mas que seja prática e funcional. Dependendo da casa é um dos espaços mais usados quando não o mais usado e merece um carinho todo especial.

Quando pensamos em decorar a cozinha temos que levar em consideração, acima de tudo, a organização. Para que esse ambiente funcione como deve ser e ofereça tudo em mãos para quem ama cozinhar e principalmente atenda as regras de higiene é muito importante pensar na organização.

A decoração na cozinha tem que ser uma associação de coisas bonitas, funcionais e que cada objeto ocupe o seu devido lugar.

O que é muito legal na cozinha em termos de decoração e que se repete pouco nos outros cômodos é o uso de muitos acessórios como parte integrante do “colorir” o espaço. Isto é, com a ajuda dos fabricantes de produtos para cozinha, uma batedeira deixa de ser somente um eletrodoméstico e passa a ser também um item de decoração.

Reunimos algumas ideias de enfeites para decorar a cozinha, entre os que têm esse fim e outros que podem ser usados e ainda são úteis para a rotina diária de preparação de pratos para família.

1- Enfeites Para Decorar a Cozinha

  • Na cozinha não só dá como se deve apostar em quadros na parede. Os mais usados e que combinam mais com ambiente são aqueles cujo “tema” remete ao ambiente, como frutas, guloseimas que chegam abrir o apetite. Ou então, uma aposta certeira são nos quadros com gravuras e publicidades antigas usadas em bares. Uma publicidade de uma marca de refrigerante ou de um molho de tomate. A escolha deve ser feita levando em consideração o estilo da sua decoração como um todo. Deve entrar no “clima”. 
  • Objetos como uma coruja, um pinguim, uma galinha podem sim fazer parte da decoração e não são por nada cafonas, como muitas pessoas julgam. É só não encher o ambiente com esses objetos e encontrar o tamanho e o lugar ideal para colocá-lo. Sim, no singular, menos é mais, não esqueça disso nunca.
  • A tinta virou uma grande aliada na decoração da cozinha. Não é correto chamá-la de enfeite, mas acaba exercendo a função de enfeitar. Essa novidade da tinta que imita a antiga lousa preta das escolas é sensacional. Mas, muito cuidado para não pegar pelo exagero. Um cantinho, um pedacinho de parede ou uma coluna bem estreita e é mais do que o suficiente.
  • As plantas são sempre bem-vindas em qualquer ambiente e o mesmo na cozinha. Porém, tenha cuidado na hora de escolher as espécies. Nem todas se adaptam facilmente ao “clima” da cozinha. Legal mesmo é ter potinhos com ervas e unir o útil ao agradável.

2- Enfeites Para Decorar a Cozinha com Dupla Funcionalidade

Com certeza essa é a categoria que tem mais coisas para deixar a sua cozinha linda. Então, vamos lá, veja a lista abaixo e escolha o que mais combina com o seu estilo e com o seu espaço.

  • Eletrodomésticos coloridos estão na moda e são lindos mesmo. Além de ter uma batedeira ótima você terá um objeto que dará mais cor e alegria para sua cozinha. É claro que para fazer valer esse lado, digamos, fashion do seu eletrodoméstico é necessário colocá-lo em um lugar de destaque. Uma prateleira ou um móvel com espaço próprio para a  batedeira, liquidificador ou outro é a forma ideal de aproveitá-lo como item de decoração.
  • Utensílios de cozinha como concha, colher, entre outros, quando pendurados em um bonito suporte podem exercer a segunda função de enfeite. Escolha os coloridos ou aqueles em inox que bem lavados fazem o estilo mais clássico. Aqui também fica valendo o lugar em que eles são colocados para ganhar destaque como enfeite para decorar a cozinha.
  • Os suportes seja qual for podem ser sempre um objeto para enfeitar. Aquele porta pratos bem diferente, o faqueiro com um suporte lindo que merece destaque sobre a pia, o suporte para pano de prato que tem uma “carinha” bem diferente, entre outros. Escolha o que mais combina com a decoração, coloque em lugar de destaque e pronto, mas um item faz parte da decoração.
  • Fruteiras são pouco usadas atualmente, mas ainda dá para encontrar peças muito legais que incrementam a decoração da cozinha. Elas podem ser usadas como centro de mesa ou ficarem sobre algum outro móvel. Com lindas frutas dentro delas não tem como não ficar linda a decoração da sua cozinha.
  • Potes de vidro podem fazer muito pela decoração da sua cozinha. O próprio mantimento dentro de cada um deles pode valorizar ainda mais. Algumas pessoas compram algumas coisas, como a pimenta, por exemplo, e nem nunca usam. As deixam colorindo um pote e o colocam em um lugar para complementar a decoração da cozinha. Brincar com o tamanho e o formato dos potes é sempre um outro modo para deixar a decoração mais divertida. Eles também podem fazer o papel de centro de mesa, com biscoitos, por exemplo. Já os potes de plásticos, quando não são lindos, ficam melhores escondidos no armário.

Essas são só algumas das inúmeras ideias de enfeites de decorar a cozinha que dá para usar na sua casa. Relógio na parede, objetos para colocar na janela, entre outros, também podem ser usados. É só pensar bem antes de sair espalhando um monte de coisa pela cozinha e principalmente, procurar sempre seguir a linha da sua decoração.

Quando bater aquela dúvida, peça conselho aos vizinhos, faça uma busca na internet e com certeza você encontrará ótimas dicas de decoração para deixarem a sua cozinha ainda mais linda. Só não esqueça de não comprometer a funcionalidade por conta da decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *