Como Decorar Sala de Visitas

A sala de visitas também chamada de sala de estar podemos dizer que é o “cartão de visitas” de cada casa. É o primeiro contato que os nosso convidados tem com o “nosso mundo” quando abrimos a porta. Sendo assim, como diz o ditado “ a primeira impressão é a que fica” é melhor caprichar, não é mesmo?

Apesar de se tratar de um cômodo de grande importância, porque além de ser o “cartão de visitas” da casa é aquele espaço de socialização da família e dos momentos de descanso, não é difícil de decorá-la.

Algumas regras básicas, bom senso e personalidade podem render da sala de visitas um lugar como deve ser: muito agradável.

Então, vamos começar pelas regras básicas que aconselham os arquitetos que devemos ter na hora de decorar a sala de visitas.

Regras Básicas de Decoração de Sala de Visitas

Algumas regrinhas a seguir servem não só para decoração da sala de visitas, mas para qualquer outro ambiente da casa. Vamos ver o que falam os profissionais!

  • Saber usar o espaço é fundamental para que uma decoração dê certo, seja da sala de visitas ou de qualquer outro. Os móveis devem ser comprados de acordo com a metragem disponível. Antes de comprar qualquer coisa, tire as medidas do espaço que se tem em casa e em seguida dos móveis.
  • É como matemática, quem tem pouco espaço precisa de móveis pequenos e de linhas retas. Só quem tem muito espaço pode apostar em móveis grandes e com estruturas diferenciadas.
  • Na escolha dos móveis considere o que é mais importante e menos importante. O sofá deve ser o protagonista da sala e em função dele monte a decoração.
  • As salas integradas com a cozinha ou com a varanda gourmet precisam ser cuidadas de modo que haja equilíbrio entre os ambientes. Cores, texturas, móveis, acabamentos, tudo deve ser pensado com um todo.
  • A sala de visitas é um ambiente de circulação, que deve ser priorizada no seu objeto. Não saia deixando móveis ou outras coisas pelo meio do caminho.
  • A sala de visitas assim como qualquer outro cômodo deve ser aconchegante e organizada, cada coisa deve ter o próprio lugar para guardá-la.

Após os conselhos que considerados básicos e regras quase que gerais para a decoração de todos os cômodos, vejamos o que pode fazer a diferença.

Dicas Para Acertar na Hora de Decorar a Sala de Visitas

  • Sala de visitas deve ser aconchegante e os elementos que podem fazer isso por você são: almofadas, tapete e cortinas. Aposte em objetos de boa qualidade. Uma cortina com um ótimo tecido que consiga “bloquear” a passagem da luz do sol quando estiver fechada, por exemplo. Um tapete com tramas de boa qualidade que acrescente a decoração.
  • Aproveite a parede: a sala de visitas merece ter um espaço de parede especial para um belo quadro. Não menospreze essa peça de decoração porque ela pode fazer muito pelo ambiente.Um sofá bonito com um belo quadro na parede que fica acima do encosto pode ser o ponto central de atenção da sua decoração.
  • As plantas na sala de visita: o verde é sempre bem-vindo, aliás, em qualquer um dos cômodos. Escolha uma planta grande, bonita e que seja adequada para ficar em um ambiente fechado. É importante que ela também seja colocada em um vaso bonito que a valorize. O ideal é colocá-la em um canto, que não atrapalhe a passagem. O que poderia até mesmo prejudicar a planta. Na falta de espaço, pequenas plantas em vasos sobre um aparador ou até mesmo em cima da estante também ficam lindas e valorizam o ambiente.
  • Espelho: com ou faltando espaço eles são sempre um elemento que valoriza muito a sala de visitas. Quando são necessários para criar a sensação de um ambiente maior, devem ser colocados estrategicamente próximos a porta ou a parede que leva para o outro cômodo. Quando a função é dar mais charme a sala de visitas, devem ser colocados refletindo um outro objeto de decoração, como por exemplo, um quadro ou uma planta. É um modo de ver a mesma peça sob um outro ângulo.
  • As fotos podem ser usadas na sala de visitas, mas de maneira comedida, nada de exageros, um ou dois porta-retratos, na estante ou na mesa de canto.
  • A mesa de centro pode ser um espaço para colocar algo que tenha a ver com a sua personalidade ou represente alguma paixão. Como livros do seu autor preferido, revistas de moda para quem gosta do assunto, objetos de decoração que façam referência ao que você gosta, etc. Sem exageros, uma coisa aqui outra ali, como se estivesse em cima da mesa de centro por acaso.

Dê Espaço Para sua Criatividade

Use as regras sim, siga os conselhos dos profissionais, mas tudo como base para decorar a sua sala de visitas. Em seguida, comece a colocar os detalhes, que são pessoais e devem ter a ver com a personalidade de quem vive naquela casa.

A cor da parede de destaque, por exemplo, as cores do tapete, almofadas e cortina. Devem agradar quem mora na casa e passará os momentos de descanso diante da televisão.

Uma grande estante pode dar espaço a suas paixões, como seus livros preferidos, as miniaturas compradas na viagem, um troféu importante do seu filho, enfim, é o seu espaço.

É muito comum que as pessoas pensem que devem transformar a sala de visitas em casa em uma vitrine ou cenário de novela. Em que tudo está perfeitamente colocado, mas que no fundo não tem nada a ver com o dono da casa.

Não é por aí, o bom gosto também é escolher as coisas que você gosta e imprimi-las na sua decoração. Sem excessos e com equilíbrio.

E para chegar a esse resultado é bem mais fácil do que normalmente julgamos, o segredo é sempre o mesmo organização, planejamento. Antes de furar a parede e colocar um quadro, pegue um jornal, recorte e coloque para ver como ficaria.  Faça fotos do móvel que você gostou, tire as medidas, vá para casa e pense antes de comprá-lo.

As compras feitas pelo impulso tem grande chances de não darem bons resultados e isso vale também para aquelas feitas para decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *