Divisória Flexível na Decoração

Uma das tendências mundiais no segmento imobiliário é que as casas e apartamentos fiquem cada vez menores. Com isso os ambientes internos vão perdendo espaço e quando se percebe está difícil até mesmo para receber os amigos. Uma forma de driblar essa falta de espaço é usando divisórios flexíveis na decoração.

Essas divisórias são painéis deslizantes bastante versáteis que podem integrar ou separar os ambientes com mais praticidade. Em geral esse tipo de divisória é feita sob medida para o local em que será usada podendo ter uma grande variedade de tamanhos e podendo ser feita de diferentes tipos de materiais. Continue lendo e tenha ideias inspiradoras para transformar a sua casa.

Tenha Mais Espaço

O principal motivo que tem levado as pessoas a aderirem ao uso de divisórias flexíveis é ter mais espaço para ambientes como a sala. Por exemplo, se a sua sala é pequena, mas tem um quarto extra no apartamento você pode dar um jeito. Ao invés de usar uma porta convencional para separar os ambientes você pode optar por uma divisória.

Usando as divisórias é possível integrar os dois ambientes e ainda assim manter o quarto extra para o caso de alguém passar alguns dias com você. Essas divisórias ajudam a dar mais espaço para os cômodos da sua casa. É importante dizer que para que as divisórias se integrem perfeitamente aos espaços é necessário que o projeto das mesmas seja feito especificamente para o seu apartamento.

Derrubando Paredes

As divisórias podem ser usadas também no lugar das paredes que ficam entre os cômodos. Quem deseja aproveitar a luz natural que entra pela janela da cozinha, por exemplo, na sala de jantar pode derrubar a parede entre os dois cômodos. Para que seja possível separar os ambientes tenha uma divisória flexível.

Aliás, com essa ideia de substituir as paredes por divisórias é possível que você cerque um cômodo da casa totalmente com as divisórias e assim possa deixá-lo ou não a mostra. As possibilidades com essas divisórias são bem interessantes para ter uma casa mais dinâmica.

Dicas Para Integrar

Com as divisórias você tem a possibilidade de aumentar o espaço a qualquer momento, porém, quando essas paredes de correr são abertas é necessário que haja uma ideia de continuidade de um espaço para o outro. Por exemplo, se você irá integrar um cômodo com a sala é interessante que o outro ambiente também tenha um sofá, assim quando as divisórias estiverem abertas é possível entender tudo como um único ambiente.

Além disso, é importante seguir uma cartela de cores para fazer a decoração de cada espaço. Mantenha uma ideia básica para a decoração dos ambientes de forma que fiquem harmoniosos quando as divisórias estiverem abertas.

Integração

Uma das principais vantagens que a divisória flexível traz para a decoração da casa é a integração dos diferentes cômodos o que oferece uma maior integração entre os espaços. Durante uma faxina geral no apartamento é bem mais vantajoso poder circular por todos os ambientes ao mesmo tempo.

Além disso, você pode deixar a casa mais aconchegante integrando a sala e o quarto ou mesmo criar um ambiente mais descontraído recebendo os seus amigos para jantar com a cozinha integrada a sala de jantar. Quando não desejar mais essa integração basta que você feche as divisórias e pronto.

Materiais

Com o uso crescente de divisórias nos mais variados cômodos da casa muitas empresas passaram a fabricar as mesmas e com isso surgiram mais opções no mercado. Os materiais utilizados para fazer as divisórias podem ser bem variados incluindo fórmica, vidro serigrafado, madeira entre outros.

A dica é escolher o material da divisória de acordo com a decoração e com o ambiente. Para a cozinha a fórmica é a melhor opção, para a sala podem ser usados painéis laqueados. Aliás, uma dica legal é usar divisórias de faces diferentes para separar ambientes distintos como a cozinha e a sala, por exemplo. A face voltada para a cozinhar pode ser fórmica enquanto que a face voltada para a sala pode ser de um material mais sofisticado.

Não Perca a Privacidade

Ter um apartamento maior é um desejo de muitas pessoas e por isso mesmo as divisórias flexíveis vêm ganhando destaque no segmento decorativo, mas é fundamental também não perder a privacidade que cada ambiente exige. As divisórias permitem que se você preferir possa fechar os ambientes mantendo assim a possibilidade de ficar sozinho.

Combinando as Divisórias Com os Ambientes

Quando você vai decorar a sua casa com certeza pensa nas cores das paredes em relação ao restante dos ambientes, não é mesmo? Então com as divisórias não é diferente, você precisa levar em consideração a decoração geral do cômodo para escolher o material de que ela será feita.

A decoração de um apartamento ou casa deve ser pensada como um todo, ou seja, não se deve pensar numa decoração para a cozinha e outra totalmente diferente para a sala. Todos os elementos decorativos e cores devem pertencer a uma mesma cartela de cores assim como devem conversar entre si.

As divisórias são elementos que devem vir para somar a decoração da sua casa e dessa forma as suas cores e materiais devem estar nos móveis e nos pequenos detalhes. Para que a divisória se torne um elemento mais leve do que uma parede é necessário que possa ser visto como algo que faz parte do ambiente.

O Projeto

Para que as divisórias flexíveis sejam instaladas corretamente e para que estejam integradas corretamente a decoração do ambiente é interessante que seja feito um projeto por um profissional. Instalar divisórias vai muito mais além do que somente achar o ponto para dividir ou separar os cômodos.

Além disso, em alguns casos pode ser necessário derrubar paredes o que é bastante complexo e necessita da observação e da projeção de um profissional. Dessa forma antes de pensar em promover mudanças tão complexas na decoração da sua casa ou apartamento consulte um arquiteto. Aproveite para conferir fotos dos projetos em que esse tipo de divisória é utilizada para que você possa escolher a melhor ideia.

Uma forma de dinamizar a decoração de uma casa ou apartamento é através do uso de divisórias flexíveis. Basicamente são painéis que deslizam e que podem separar ou integrar ambientes diferentes de forma bastante prática. Quem se interessou pela ideia para deixar o seu espaço mais dinâmico vai gostar das dicas a respeito do uso de divisórias na decoração.

Muito Mais Que Aparência

As divisórias podem ser usadas por muito mais razões do que somente a aparência da decoração. Esse tipo de divisória pode te ajudar a ter mais espaço em determinados ambientes quando necessário e até mesmo a dividir a iluminação de partes diferentes do apartamento ou casa.

Sendo assim quando as divisórias flexíveis entram num projeto de decoração tem muito mais do que um papel de deixar os ambientes mais bonitos. Os painéis deslizantes se tornaram tão importantes para a decoração das casas que já podem ser encontrados em vários tamanhos e de vários materiais.

Ideias

Como existe uma grande variedade de estilos e possibilidades com as divisórias flexíveis vamos dar algumas dicas de decoração com elas. Saiba como você pode usar as divisórias para obter um visual mais moderno, prático e cheio de usabilidade para a sua casa.

Ideia 1 – Ganhando Espaço

Os apartamentos e casas estão ficando cada vez menores, pois as grandes e médias cidades estão em constante expansão sendo necessário ter mais espaço para mais pessoas. Se você mora num apartamento compacto e acha que por isso não pode ter bastante espaço para a sua sala, por exemplo, saiba que uma divisória flexível pode mudar isso.

Por exemplo, vamos supor que a sala do seu apartamento é pequena, mas você tem um quarto extra. É possível derrubar a parede que separa os dois cômodos, mas sempre fica a questão do que fazer se aparecer um hóspede de última hora. A dica é usar uma divisória flexível que permita ao seu hóspede ter privacidade e quando o quarto estiver livre manter a mesma aberta prolongando a sua sala.

Quando se trata de ter um cômodo que aparece e desaparece pode ser interessante ter um projeto em que o quarto seja cercado por painéis deslizantes. Quem preferir pode deixar apenas o painel que seria a porta do quarto como móvel. O que é importante para que a ideia funcione é que seja possível integrar o quarto a sala quando estiver vazio.

Móveis Funcionais

Para que essa ideia funcione é importante contar com móveis funcionais como um sofá que se transforma em cama, por exemplo. Você não vai querer ter uma cama no meio da sua sala, não é mesmo? Uma ideia legal para fazer essa integração é usar o espaço do quarto como home theater ou escritório. A sala fica maior e você usa esse espaço a mais de forma criativa e que agregue ao seu dia a dia.

Ideia 2 – Dividindo a Iluminação

Uma das principais dificuldades de quem mora em apartamentos ou casas pequenos é conseguir uma boa iluminação para todos os ambientes, pois pode acontecer de um deles não ter janelas.

Nesses casos uma boa forma de contornar o problema é dividir a iluminação dos demais ambientes que tem janelas. Com uma porta de correr você pode integrar dois ambientes quando desejar usar a iluminação natural de um deles e separá-los quando essa luz não for mais necessária.

Ideia 3 – Sala de Jantar Para Convidados

Mesmo que você tenha muitos amigos não irá servir jantares na sua casa todos os dias. Dessa forma quase sempre a sala de jantar dos apartamentos e casas são de tamanho insatisfatório. Uma maneira de aumentar o espaço para os dias em que você tiver convidados e ainda conseguir manter a separação entre os ambientes é através do uso de uma divisória flexível.

Assim nos dias em que você tiver mais convidados pode abrir a divisória e integrar a sala de jantar a copa, por exemplo. No seu dia a dia você pode manter a privacidade da copa apenas fechando o painel deslizante.

Mesas

Para que essa integração seja possível é necessário que a mesa da sala de jantar e a mesa da copa sejam do mesmo modelo, pois assim poderão ser unidas formando uma mesa única para que mais pessoas possam se sentar. Além disso, dessa forma as cadeiras serão iguais. É legal ter esse pensamento de unidade para a decoração dos dois ambientes que viram um só com um simples mover da divisória flexível.

Ideia 4 – Misturando os Ambientes

Uma possibilidade ousada e criativa que as divisórias flexíveis permitem aos ambientes é juntar duas partes da casa que provavelmente não ‘conversariam’. Um exemplo prático é deixar a cozinha e a sala de jantar no mesmo ambiente retirando as paredes que separam os dois ambientes.

É um pouco difícil de imaginar que o fogão, por exemplo, fique no mesmo cômodo que a mesa em que a comida é servida. Pode ser um jeito interessante de promover mais momentos em família na sua casa. Porém, quando você recebe convidados pode não curtir a ideia de cozinhar no mesmo local em que as pessoas estão reunidas.

Para essas situações é possível contar com o uso de uma divisória que separe os dois ambientes. Uma dica é usar materiais adequados para cada ambiente, ou seja, o lado da divisória que fica voltado para a cozinha tem que ser mais simples de limpar como a fórmica, por exemplo. Já o lado da sala de jantar precisa ser mais sofisticado, pois é o local em que você vai receber os seus convidados.

Usando as Divisórias a Seu Favor

Com as ideias que te demos acima é possível usar as divisórias para aumentar o espaço disponível em seus ambientes e também para aumentar a iluminação natural de alguns cômodos. São várias as possibilidades que essas divisórias oferecem e com certeza se você pensar de forma mais criativa vai encontrar uma maneira de utilizá-las mais adequadamente as suas demandas.

Os painéis deslizantes são uma boa saída para deixar a sua casa com muito mais espaço sem precisar descaracterizar por completo os cômodos extras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *