Talvez a sala de TV seja um dos ambientes mais queridos e disputados da casa. Nela você se diverte, se reúne em família para fazer nada, mas ainda assim pode estar à vontade, sem a formalidade da sala de estar ou da sala de jantar, por exemplo.
Os amigos estão sempre nela, e se tiver crianças em casa, basta procurá-los na sala de TV e saber que certamente as almofadas estarão fora de lugar e haverá de algo de comer por ali, e de preferência aquelas besteirinhas gostosas que matam a fome somente num primeiro momento.
Mas apesar de ser um ambiente mais despojado da casa, a sala de TV também precisa de uma atenção especial quando o assunto é decoração. Quando se fecha os olhos, como seria uma sala de TV? Um local cheio de pompa e circunstância, repleto de bibelôs e móveis de madeira refinada, e um sofá de estofado finíssimo? Claro que não!
A Sala de TV deve ter todo o conforto que o momento TV pode trazer, de preferência com um sofá bem espaçoso, com chaise, mas nada de tecido de camurça, sendo melhor de algo que possa ser limpo com bastante facilidade. Além disso, é importante que o ambiente tenha o menor número de móveis possível.
O correto é que o local da TV tenha um tapete bem confortável para que as pessoas possam se sentar ou deitar nele, e ainda muitas almofadas espalhadas, para que todos fiquem bem à vontade e confortáveis. Assim podem assistir a seus programas preferidos, sem correr o risco de terem dores pelo corpo por ficarem em posições desconfortáveis.
Então, para aqueles que ainda estão em dúvida quanto a decoração ideal para a Sala de TV, basta seguir as dicas abaixo e chamar a galera para ver um bom filme.
Dicas Para Decorar a Sala de TV
A sala de TV, na maioria das casas, não foi criada exclusivamente para isso. Na verdade é um ambiente comum, no entanto, será decorado com a finalidade de suportar uma melhor qualidade de vídeo e som. Nela é que reunimos os amigos e a família para aproveitar a convivência, tudo com muita diversão, conversa e ainda uma enorme variedade de atividades.
A primeira coisa a ser levada em consideração numa sala de TV é o ângulo de visão que cada dos ocupantes terá da tela da TV, para depois escolher qual o local mais apropriado para colocar a poltrona ou o sofá. A partir daí deve-se encontrar um tamanho de TV adequado, bem como uma iluminação que seja mais agradável.
Como Organizar a Sala de TV
1- Os assentos: Já pensou alguém em uma sala, passando grande parte do dia assistindo àquelas trilogias sensacionais na TV. Certamente as horas passarão voando, mas seu corpo, em dado momento irá reclamar por passar tanto tempo em repouso, por isso, os móveis usados na decoração da sala de TV devem ser os mais confortáveis possíveis, e especialmente desenhados para que se possa deitar neles. Além disso, você terá fome, então, o tecido empregado no sofá deve ser fácil de ser limpo e, de preferência, à prova d’água, para que ninguém fique estressado com manchas.
2 –Iluminação: para esse ambiente o melhor é instalar uma iluminação que seja controlável, ou seja, que você possa aumentar ou diminuir sua intensidade sempre que sentir necessidade. O ideal é que seja instalada uma iluminação de três níveis: baixa, média e alta. Com isso, você pode assistir aos mais variados programas sem que a iluminação interfira na imagem da TV.
3- O aparelho de TV – como há no mercado uma grande variedade de televisores a disposição, e isso inclui modelos e padrões diferenciados, escolher um modelo adequado depende do quanto você está disposto a gastar e ainda do tamanho de sua sala, já que uma TV enorme não deve ser colocada em uma sala pequena e vice-versa.
Para calcular qual o tamanho ideal veja a distancia entre o aparelho de TV e o sofá, de maneira que a visão esteja confortável para assistir a tudo, inclusive a um filme com legenda.
4- A praticidade dos suportes– em um espaço da sala é importante que tenha um suporte e ainda uma mesa para que se possa colocar um computador, desta forma você ainda poderá usar sua TV como monitor e exibir fotografias, vídeos caseiros e muito mais.
5- A importância das dimensões: nunca se esqueça de calcular as medidas da sala antes de dispor os móveis e a posicionar a TV. Além disso, deve ser também calculada a mobilidade boa dentro do ambiente e ainda outra serie de pontos importantes.
6-Sofá: Para esses ambientes, a melhor opção é o sofá em formato de L. Eles são perfeitos, pois se ajustam muito melhor aos espaços, sendo também mais espaçosos e confortáveis. Então, se suas paredes possuem uma coloração neutra, que tal apostar em peças com revestimentos coloridos e vivos,
7-Apoios e Pufes: Isso é sensacional, e pode fazer grande diferença na decoração da sala: os pufes. Eles combinam perfeitamente com o lugar, especialmente quando for receber mais gente que o habitual, dando mais conforto aos convidados.
8-Mesa lateral: As mesinhas laterais são itens que não podem faltar na sala da tv, já que nelas que serão apoiadas as bebidas e petiscos para a família e em dias de reunião, também para os convidados. Se quiser, também é bom investir numa bandeja com apoio.
9-Tapetes: Os tapetes casam perfeitamente com a sala de TV. Eles têm a propriedade de deixar o espaço muito mais aconchegante e ajudam a melhorar a acústica do ambiente. Para ficar mais harmoniosa a proposta, combine sempre os tons dele com aqueles usados na cortina.
10-Cores da parede: As cores melhores para serem usadas na sala de TV são aquelas que promovem maior aconchego ao ambiente, especialmente o azul claro, cinza, tabaco, verde escuro, dentre outras. Se gostar de outra cor diferente, deixe-a para fazer os detalhes.
11-Conforto sempre: Seja o que for que quiser colocar na sala, primeiro pergunte: ficará confortável? Se a resposta for sim, aproveite e use. Caso seja não, fuja dela. Aposte nas almofadas bem fofas e em pouco móveis para que o ambiente seja mais livre.