O uso de obras de arte na decoração de ambientes é uma maneira de dar charme e elegância ao local, e ainda permitir que as pessoas tenham contato direto com a arte.
As obras de arte são objetos inspiradores e que chamam a atenção das pessoas por sua grande beleza, dando ao ambiente onde estão localizadas sofisticação, charme e requinte.
As obras de arte são objetos de decoração cada vez mais presente na ornamentação dos ambientes. Para os especialistas na decoração de ambientes (decoradores, designers de interiores, arquitetos e outros profissionais da área), acabam concedendo ao ambiente uma identidade e uma personalidade, e reflete o próprio comportamento das pessoas que são proprietárias daquela residência.
O uso de obras de arte como peças de decoração ajudam a criar um ambiente mais bonito e agradável, que transmite prazer e conforto, fazendo com que as pessoas se sintam bem em estar próximo aquele objeto. Por isso, é fundamental conseguirmos decorar bem um ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=1rrznEO423cAs Obras de Arte
A obra de arte pode ser considerada como toda criação do ser humano que simbolize o belo. Existem diversos tipos de obras de arte que podem compor ou não a decoração de um ambiente, são exemplos de obras de arte: os quadros (pinturas), as estátuas (esculturas), os poemas, os filmes, as músicas, os artefatos de decoração e outros objetos.
Para diferenciarmos um objeto de arte de um objeto comum, com relação a sua utilidade a sua fabricação. Normalmente, os objetos de arte são produzidos em menor escala, apesar de que hoje em dia é possível encontrarmos objetos decorativos sendo produzidos em maior escala.
Esse fator de ser produzido em menor escala, faz com que o objeto de arte seja algo bastante pessoal, reforçando o fator de que a obra de arte acrescenta personalidade ao ambiente em que ela está colocada e trazendo beleza.
O objeto de arte, quando bem destacado e realçado em um ambiente, além de valorizar o próprio objeto, valoriza o ambiente e reforça o aspecto do bom gosto da pessoa que optou por aquele objeto decorativo.
O Bom Gosto Pessoal e o Uso da Criatividade
Quando optamos por decorar nossa casa com algum objeto de arte, pensamos logo em quadros para decorar as paredes. No entanto, fazer uso de obras de arte para decorar as paredes de casa é muito mais do que utilizar quadros, podemos usar papéis de parede decoradas, fotografias – coloridas, preto e branco, sépia e outras modalidades, ilustrações, esculturas, elementos em ferro, elementos em cobre, elementos em latão, objetos de serigrafia, gravação e litografia.
Se formos falar apenas com relação a quadros temos uma grande variação de telas e técnicas que podem ser apresentadas, como por exemplo: aquarela, óleo, abstrato, figurativo, retrato, paisagem e outros tipos de quadros.
O bom gosto na escolha das obras de arte que irão compor a decoração, precisa estar associada aos moveis, cortinas, persianas, paredes e etc.
Os Valores das Obras de Arte
Quando você começar a pensar em adquirir algum objeto de arte para decorar a sua residência você precisa separar um valor razoável, pois de uma maneira geral, as obras de arte são caras.
Um exemplo disso é que o quadro mais caro do mundo, chamado portrait of dr. Gachet, pintado pelo holandês Van Gogh, foi vendido pela bagatela de 82 milhões de dólares.
No entanto, com boas ideias e a utilização de sua criatividade, é possível obter objetos de arte de uma maneira mais barata, como por exemplo: realizar a impressão de fotografias em tamanho gigante, adquirir objetos em galerias de arte e até mesmo brechós, comprar objetos direto com o artista que produziu a obra de arte e caso você tenha dotes artísticos, você pode pintar o seu quadro. Por isso, coloque a imaginação para produzir, procure explorar todas as possibilidades de obter obras de arte e decore sua residência com belas obras de arte, pois nem sempre é necessário gastar valores absurdos para poder ter uma sua casa uma bela obra de arte, basta ter paciência e buscar nos locais certos.
O Uso dos Quadros Como Obras de Arte Decorativas
Quando falamos em obras de arte, normalmente falamos dos quadros. Para decorar a sua residência com um quadro é importante você verificar se a pintura e a moldura irão estar adequados ao estilo da decoração e dos moveis do ambiente.
É importante que a pessoa que tenha a intenção de usar quadros como obras de arte decorativas tenha na mente que o objeto precisa causar impacto no ambiente e se possível tenham ligações emocionais com as pessoas da residência.
Além disso, para que seus quadros se destaquem é importante que possuam uma iluminação direta que ressaltem a sua beleza. A iluminação consegue reforçar a importância da obra de arte naquele ambiente dando um maior destaque aos quadros.
Outro cuidado é com relação a como pendurar os seus quadros e qual a altura, é importante que o quadro seja colocado em uma altura a nível dos olhos da pessoa e evite colocar muito acima desta linha e de qualquer outro móvel do ambiente, pois estes podem servir como uma espécie de ponto de referencia para a decoração.
O Tamanho dos Objetos de Arte
Tão importante quanto a beleza, é o tamanho do objeto de arte. Por isso você precisa observar bem o ambiente em que você irá colocar determinado objeto de arte antes de adquirir o mesmo, pois o tamanho causa bastante efeito e acaba tornando o objeto bonito ou não na decoração.
Imagine você colocar um pequeno quadro em uma parede muito grande, este ficará meio que perdido no grande espaço e passará a impressão de ser menor ainda.
Por isso, verifique o tamanho das obras de arte que você deseja colocar em sua residência de forma que a escala de proporcionalidade do objeto com o espaço seja adequada e o objeto embeleze o lugar.
Um objeto de arte de grandes dimensões tende a causar um maior impacto e chamar mais a atenção das pessoas, do que um objeto de arte de dimensões menores. Contudo, não esqueça de observar a relação da proporcionalidade do objeto com o local.
Os objetos menores são ideais para serem colocados sobre mesas, prateleiras e outras partes da residência.