?> Decoração Wabi-Sabi: A Beleza Do Imperfeito | Imóveis Cultura Mix

Decoração Wabi-Sabi: A Beleza Do Imperfeito

A decoração que usamos em nossa casa nos ajuda a dizer a nós mesmos quem somos e quais são as nossas prioridades na vida. Para muitas pessoas, a decoração é também um estilo de vida e, dessa forma, é bastante comum encontrar estilos decorativos que estão ligados a uma forma de pensar ou agir.

A decoração conhecida como Wabi-Sabi é um bom exemplo disso, se você gosta de conceitos que buscam a beleza em elementos que não são tradicionalmente encarados como belos, vai gostar desse estilo. Em contraposição ao estilo que busca a simetria e perfeição como beleza, esse estilo milenar encontrou no imperfeito e rústico um equilíbrio entre a simplicidade e o sofisticado.

O Que é Wabi-Sabi?

A arte de decorar ao estilo Wabi-Sabi é aproveitar o simples e o rústico como inspirações gerais para a criação de ambientes mais autênticos em que o luxo não é uma prioridade.

Podemos definir essa arte como sendo uma arte oriental que é realizada com a ajuda do imperfeito e rústico, de forma que se atinja o belo sem o luxo e a ostentação. Algumas pessoas definem o Wabi-Sabi também como sendo a decoração em que não há a preocupação com o novo, mas sim com a criação de ambientes em que estejam traduzidos quem é você.

Curiosidade a Respeito Do Wabi-Sabi

Na Antiguidade, as cerimônias mais importantes do Oriente eram realizadas de forma rústica. O estilo de decoração conhecido como Wabi-Sabi era o principal nesse tipo de cerimônia.

O grande toque desse tipo de decoração era os utensílios de cerâmica de formas diferenciadas que eram feitos a partir de 36 horas em contato com o fogo. Os antigos colocavam essas peças por horas e horas em contato com o fogo até que elas fossem atingindo uma forma diferente.

Atualmente, o estilo Wabi-Sabi é visto como uma forma de decorar ou mesmo trazer mais personalidade para os ambientes por meio de uma decoração com elementos modernos e rústicos.

Decorando Com o Estilo Wabi-Sabi

Para tornar mais palpável a utilização do estilo Wabi-Sabi na sua decoração, vamos te dar algumas dicas práticas de como agregar esse visual na sua casa. Em princípio, é necessário que se entenda como casa o espaço em que você irá passar bons momentos de descanso e reflexão com a sua família.

O mais importante é que os ambientes transmitam uma ideia de modernidade, beleza, conforto, porém, sem que se fiquem presos às formas modernas ou de objetos que compõem o mundo material.

Dessa forma, o menos realmente é mais, ou seja, evite acumular muitos móveis ou objetos para criar uma decoração mais “clean”. A naturalidade é o ponto chave desse tipo de decoração. Seja mais orgânico para criar a decoração dos ambientes e aproveite que isso permite que você não se limite tanto pelo espaço que possui em cada um deles.

O estilo Wabi-Sabi não observa o tamanho de um ambiente, mas sim o quanto ele está em confluência com o todo da decoração. Quanto mais simples e natural for o ambiente, mais fiel a esse estilo estará.

Evite Muitos Móveis

Um dos toques práticos que podemos dar a respeito da criação de ambientes ao melhor estilo Wabi-Sabi é não conter muitos móveis. Assim é bom que se procure ter nos ambientes apenas os móveis que são necessários.

Além disso, busque por peças com um visual mais vintage e simples, pois assim estará adequado a proposta do estilo. Algumas peças com toques de Pátina ou Decapê vão muito bem nos seus ambientes que seguem esse estilo de decoração.

Outra questão importante é evitar tapetes muitos pesados ou cortinas muito sofisticadas, aposte em peças mais simples e de menor impacto. O resultado final é bem interessante e aconchegante. Com certeza, as pessoas que visitarem a sua casa se sentirão muito mais a vontade.

A Paleta de Cores

A paleta de cores adotada pelo estilo Wabi-Sabi é uma das partes mais importantes para se adequar a essa forma de pensar. Como a base desse estilo está na valorização da terra e da natureza, os tons que mais aparecem nessas decorações são os terrosos.

Os móveis em tons de marrom, e até mesmo as paredes com um toque de “envelhecimento” apostando nesses tons de terra, dão o toque mágico do estilo Wabi-Sabi. Quanto mais natural poder ser a iluminação do ambiente, melhor para que o simbolismo da natureza esteja enraizado nos seus cômodos.

Janelas Grandes

Como falamos sobre a iluminação natural, é interessante também contar com janelas grandes. Além de ajudar a trazer uma ligação mais forte com a natureza que está do lado de fora da casa, também se mostra uma forma simples de manter a iluminação natural dentro do seu ambiente.

Estilo Rústico

Quando definimos o estilo Wabi-Sabi como sendo um estilo de decoração rústico, estamos chegando ao cerne dessa decoração. Quanto mais rústico o ambiente parece, mais se caracteriza como seguindo o estilo.

Por isso, se você tem reservas quanto a usar e abusar de peças mais simples e criar ambientes com tons mais escuros não conseguirá chegar a um resultado com toda a força e impacto do estilo Wabi-Sabi.

Estilo Rústico

Estilo Rústico

Desconstrua

A desconstrução proposta pelo estilo de decoração Wabi-Sabi é também um ponto chave de sua utilização em ambientes em geral. Brinque com quadros sem molduras pelos ambientes, vasos de plantas como cômodos, ambientes mais simples, janelas altas, caixas de madeira pela casa como móveis, telefones antigos e outros elementos.

Quanto mais fora do estilo moderninho você estiver, melhor, e todo toque vintage que você conseguir trazer para os seus ambientes ajudará na hora de configurar um visual mais elegante e ao mesmo tempo rústico para a sua casa.

Desconstrua

Desconstrua

Dá Para Adequar?

Um dos principais dilemas de quem deseja incluir o estilo Wabi-Sabi na decoração da sua casa é a vontade de fazer adaptações para que seja possível brincar com a ideia do rústico, mas também poder contar com algumas comodidades do moderno.

A resposta para essa pergunta é sim! Porém, saiba que essas adaptações não irão configurar no legítimo estilo Wabi-Sabi. Procure um equilíbrio entre o que você deseja e o que sugere essa decoração milenar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *