A decoração de um ambiente é uma coisa extremamente pessoal, portanto, merece sempre atenção especial e redobrada para tudo, especialmente os detalhes. Há diversas maneiras de se fazer uma decoração em um determinado local, depende exclusivamente do que se deseja evidenciar e ainda do estilo que será empregado no mesmo.
Há decorações em estilo rústico, árabe, japonês, clean e ainda a decoração natural, que será abordada em nosso artigo. Como o próprio nome dizer, esse modo de decorar evidencia o tom de natureza que há em alguns objetos e matérias primas que podem ser usadas para trazer uma maior elegância e harmonia ao ambiente.
O contado com a natureza proporciona grande tranquilidade, por isso, por que não transformar seu cantinho em um pequeno “Oásis” em meio ao cotidiano repleto e inúmeras atribulações?
Como Funciona a Decoração Natural
Dicas Simples e Especiais
Tecidos duráveis, inspirações orgânicas, produtos referências naturais, elementos vindos da natureza, aplicação de tons neutros e muito mais. Tudo isso que foi dito pode se encontrar em perfeita harmonia em qualquer que seja o ambiente.
Quando as pessoas tomam posse dessa ideia, só precisam escolher as matérias-primas e cores certas para conseguir uma decoração elegante e natural. Por exemplo, o uso de um bonito sofá de linho, é perfeito, pois é bem resistente, não amassa e, além de tudo ainda oferece uma aparência muito mais sóbria e sofisticada à decoração.
Outra boa dica ideia é usar um vaso contendo folhas grandes. Desta maneira você conseguira uma direta conexão com a terra, sem precisar sair de casa.
A Madeira e seu Poder
Outra aposta bastante certeira é usar a madeira. Esta matéria-prima passou a se tornar uma das mais escolhidas entre vários decoradores, já que deixa o ambiente muito mais aconchegante, e promove ainda um excelente conforto térmico. Através dela é possível deixar os cômodos como verdadeiros lugares de bem-estar e refúgio, além de proporcionar aos convidados e amigos muito mais conforto, deixando-os completamente à vontade.
Ela pode ser usada no living com brincadeiras de tons que mesclam os escuros com os claros, para criar um refinado contraste e mostrar a beleza que há nas tonalidades naturais.
Com os Detalhes se pode Criar Grandes Destaques
A madeira ainda pode ser usada como destaque, por isso, pode ser aplicada em todos os lados, inclusive na base de alguns objetos de decoração, como, por exemplo, em um abajur.
Isso vem a apontar o quanto o material pode ser extremamente elegante e versátil, basta usar a imaginação e o bom gosto que há em cada um.
Além disso, pode-se abusar de molduras em diversos lugares, como a Boiserie, aplicada na parte de cima de uma estante, por exemplo. Essa moldura tem origem francesa e surgiu por volta do século XVIII e até os dias atuais proporciona decorações repletas de estilo e charme. Para fazer composição com a madeira, no quesito naturalidade e bom gosto, se pode usar cestas e cadeiras trançadas com fibras naturais.
Direto da Natureza para a Mesa
Para isso pode-se usar, sem medo de errar, o bambu e o rattan que são dois elementos puramente naturais e que vêm ganhando muito espaço na fabricação de diversos tipos de utilitários. Diversos acessórios de mesa, como petisqueiras, jogos americanos e descansos de panelas podem ser encontrados a partir desse material e são perfeitos àqueles que desejam um visual suave, leve e natural durante as refeições. Para esse caso se pode reforçar a proposta natural usando flores e plantas favoritas sobre a mesa.
Mais sobre o Assunto
Essa tendência de usar elementos da natureza na decoração de diversos tipos de ambiente tem começado a se popularizar bastante entre os arquitetos. Por isso, os mesmos estão buscando trazer para as áreas internas das residências pequenos nichos com características naturais, especialmente com vasos, plantas em painéis verticais, ou ainda pequenos espaços com terra que ocupam áreas que até então não eram usadas.
Com essa proposta, além de proporcionar uma decoração ao ambiente, os conhecidos jardins internos ou de inverno melhoram demais a qualidade de vida e o bem-estar dentro de casa, gerando um clima muito mais natural e bastante vivo.
Para essa forma elegante de jardim, o correto é usar aquelas plantas que necessitam de pouca quantidade de sol, ou seja, que não precisam de sol para ficarem bonitas e se desenvolverem com qualidade. O melhor é criar um jardim de inverno com plantas que sejam bem fáceis de cuidar.
Para isso vale a pena optar por espécies que sejam perenes, pois ficarão lindas durante todo o ano e, não darão o trabalho de se ocupar de vassoura para ficar varrendo o chão toda a hora para fazer a remoção das folhinhas que se desprendem. Como sugestão, é recomendado que se usar algumas espécies, como Evônimos, Palmeirinhas de Sombra, e ainda Chamaedoreas que possuem no máximo até 40 cm de altura, de acordo com os paisagistas e arquitetos especialistas no assunto.
As sugestões acima são perfeitas para todos os ambientes e podem ser usadas de maneira simples e econômica e, certamente trarão uma alegria e aconchego maior a casa ou ambiente de trabalho. O uso de folhagens e flores no interior das casas ajuda a motivar ainda mais o contato com a natureza e proporciona um lugar muito mais leve e harmonioso.
Caso não tenha muito espaço em casa, apenas a colocação de uma vaso de folhagens ou alguns vasinhos na mesa da sala de estar ou da copa, já serão um convite ao bem-estar. Da mesma forma, um vaso de flor estrategicamente colocado na sala ou no quarto farão o mesmo resultado.
Caso precise de mais dicas e informações, há diversas publicações sobre o assunto que podem ser adquiridas em bancas de revistas, há preços bastante acessíveis. Além disso, as mesmas informações podem ainda ser obtidas através de sites da internet.
Mas, acima de todas essas dicas está o espírito e o gosto de cada um. Por isso, invista naquilo que ache mais bonito e ainda o que trará maior conforto e bem-estar para você e sua família.