Decoração Futurista: Com Os Pés No Presente

Você já ouviu falar na decoração futurista? Pode ser que sim, pode ser que não. Atualmente no mundo do design se fala muito dos móveis futuristas, mas também, do retrô em meio ao moderno. Mas, que confusão toda é essa? Pode ser tudo muito mais simples do que parece porque estamos falando de tendências diferentes: o moderno com um toque de retrô ou o total futurista.

Quando se fala em uma decoração futurista se fala de projetos completamente novos, muitos deles, podemos até dizer, exageradamente ousados. São formas diversas de tudo o que foi visto e mostrado até agora, abandona-se o compromisso com o design moderno e se inventando, buscando novidades. A decoração futurista não pode ganhar um toque retrô, pelo contrário, ela deve estar mil anos luz na frente do agora.

Decoração Futurista: Com Os Pés No Presente

Decoração Futurista: Com Os Pés No Presente

Uma outra característica da decoração futurista é o compromisso com as novas tecnologias. Mecanismos ligados a ciência da computação pode transformar um móvel ou uma parte da casa em um espaço no futuro.

As luzes também fazem parte ou farão desse projeto de decoração futurista. Elas são posicionadas embaixo ou em partes externas dos móveis, simplesmente para criar um ambiente aconchegante, ou com luzes apropriados para tratamentos.

E não para por aí, a decoração futurista está também nas formas dos móveis. Imagine uma casa em forma oval, com uma pequena parte coberta, suficiente para o posicionamento de luzes. Isso mesmo, a cama perde a forma retangular e as medidas padrões e ganham novas formas.

Os móveis ganham novas formas e as casas também. A decoração futurista pode começar de fora para dentro e os ambientes ganham formatos, que olhando de fora, parecem ter sido construídos em formas de ondas. Boa parte dessa nova arquitetura pode ser pensada de olho no aproveitamento do espaço e dos recursos naturais, como a luz solar. Porém, em outros casos, se trata apenas de uma estética nova, de um rompimento total com tudo o que foi visto até agora.

Toda essa conversa pode parecer muito mais com um filme de ficção científica, mas não é. Assim como alguns arquitetos não brasileiros já adotaram novas técnicas e construíram casas em formatos inesperados, fabricantes já começaram a dar os primeiros passos para o futuro. Muita coisa ainda está no papel e por enquanto se trata de um projeto, mas outras, já faziam parte da apresentação do salão do móvel de Milão, o mais importante do setor a nível mundial.

Na edição do salão do móvel de 2012, por exemplo, já eram mostrados guarda-roupas com televisor que fazia parte da porta. É como se parte da porta fosse uma televisão. O mais incrível é que passando a mão em cima, parecia uma porta normal de guarda-roupa, e no entanto, estava ali a tela, facilitando a vida de quem ama ver novela deitado na cama.

No mesmo salão do móvel, era mostrado o sofá redondo, que ainda por cima gira e tem controle remoto da televisão acoplado. Não muito confortável, mas ninguém pode negar que é completamente diferente do que a maioria das pessoas tem em casa agora.

Os Primeiros Passos Em Direção a Decoração Futurista

Para quem está louco para entrar nessa onda de decoração futurista, verdade seja dita, ainda é muito cedo para imaginar uma casa completamente tecnológica e com móveis das mais variadas formas. Porém, é possível começar com os primeiros passos e colocar uma coisa ali e outra aqui.

Em relação a acessórios para casa, no mercado atual, e por isso, nem tão futurista, porém moderno, é possível trocar duchas de banheiro normais, por aquelas incrementadas, que fazem de massagem a banho de luz. As torneiras também podem ser bem avançadas e mudarem de cor enquanto a água escorre.

Se falamos de móveis, a decoração moderna pode ser incrementada com cadeiras super diferentes, que muitos designers estão produzindo. Elas possuem formas diferentes e algumas são pensadas totalmente para garantir conforto.

Para quem prefere começar devagar nessa tendência de decoração futurista, uma boa dica são as lâmpadas. Elas estão cada vez mais modernas, diferentes e com cara de filme de ficção científica.

Como Fazer Uma Decoração Futurista

Dizer que será simples e barato fazer uma decoração futurista não é uma grande verdade. Para ter esse tipo de espaço em casa, no mínimo, você terá que ir atrás de móveis de design que não custam pouco. Uma outra opção seria mandar fazer móveis. Isso mesmo, um grande desafio para você. Veja filmes, revistas e tendências e depois desenhe uma peça completamente nova e a encomende.

Não precisa transformar toda a sua casa, mas também não deixe o “velho” com o futurista, porque isso não tem nada a ver mesmo. Faça o moderno com elementos futuristas, a medida certa. Porque tudo do “futuro” pode ficar um pouquinho exagerado.

Fique de olho nas revistas especializadas em decoração. Elas trazem sempre novidades, com novas linhas de móveis, criações e eventos. Muita coisa pensada para o “futuro” não passa de projeto, e de vez em quando, exposições e mostras apresentam essas ideias que não estão sendo comercializadas. Esse pode ser um ponto de partida para sua decoração.

Lembre-se: o bom de pensar em uma decoração futurista é que você pode brincar com a sua imaginação, porque vale muito mais criar do que copiar ou ter aquilo que já está feito.

A Casa Do Futuro

A decoração futurista pode ser muito mais do que viver dentro de um filme de 2020, pode ser um modo de colaborar com o meio ambiente. Algumas construtoras, estão encarando a tendência futurista de um outro ângulo, consciente e mais econômico para quem for viver nesse tipo de casa.

A Casa Do Futuro

A Casa Do Futuro

As chamadas casas do futuro não tem nada a ver com a porta que abre com as digitais do dono da casa ou as luzes que se acendem com o comando vocal. Esse é um futuro preocupado com o bem estar, principalmente, das novas gerações.

As novas construções visam economizar água e energia, aproveitar ao máximo materiais e também resíduos, oferecendo conforto ambiental e reduzindo ao máximo as perdas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *