?> Decoração Étnica: Dicas De Como Fazer Em Casa | Imóveis Cultura Mix

Decoração Étnica: Dicas De Como Fazer Em Casa

Se você ainda não pode ser como os ricos com uma casa em cada cantinho do mundo, pode trazer cada espaço preferido dos diversos países e sua cultura para a sua casa. Na decoração, você pode usar conceitos culturais de outros países sem qualquer problema. A esta tendência se chama decoração étnica.

Com a moda da universalização e o mundo tentando ser visto como uma tribo só, a decoração ética ganhou o seu cenário perfeito. Agora é divertido e considerado luxuoso usar conceitos culturais de outros países em sua casa. É uma forma bacana de valorizar um estilo que você tanto gosta quando viaja e trazer outro países para a sua casa. E não é difícil de fazer.

Decoração Étnica: Dicas De Como Fazer Em Casa

Decoração Étnica: Dicas De Como Fazer Em Casa

Qual Estilo Usar?

São tantos que a dúvida será o que escolher. Você pode ir pelo tribal, italiano, marroquino, chinês, dentre outros. Mas para ter certeza que está usando o estilo certo, primeiro procure em revistas e sites imagens sobre a cultura de cada país e projetos de decoração já consolidados e elogiados. Usar e dar informações erradas quando você for elogiada pelo seu projeto será uma grande gafe.

Também foque-se em um estilo só. Usar estampas africanas com lustres japoneses pode ficar bacana pelas cores, mas é uma tremenda confusão visual. Não dá para focar em nada e parede que você não entende bem do assunto, por isso se torna uma gafe. A melhor coisa a fazer é pesquisar antes de sair nas lojas garimpando objetos. Vai valer a pena gastar alguns minutos lendo sobre o assunto antes de passar por um mico enorme.

O mais bacana de uma decoração étnica é que você pode usar objetos de suas viagens em casa. Trouxe uma escultura da África para casa? Use em sua sala com outros objetos comprados aqui mesmo. Usar itens originais agrega valor à sua decoração.

Qual Estilo Usar?

Qual Estilo Usar?

Os Diversos Estilos Para Uma Decoração Ética

Não tenha pressa de optar por um único estilo, mas é importante partir para a unicidade da casa. Uma tribo em cada quarto mostra seu amor pela cultura de diversos países, mas também uma grande indecisão, não vista com bons olhos na decoração. O melhor será optar por um único, e as opções são diversas. Confira algumas a seguir.

Chinesa

Decoração ao estilo chinês anda muito na moda pelo Brasil, mas é preciso saber usar. Colocar alguns objetos tradicionais em casa irá agregar valor. E como a cultura chinesa é bem rica, dá para fazer diversas combinações, inclusive usando conceitos como sorte e azar e mudar as energias da casa.

Os lustres em forma de bola feito de papéis são um começo barato para começar este tipo de decoração. O tom mais forte é o vermelho, considerado da moda, mas dá para usar diversas cores em decoração com este estilo. Símbolos chineses com palavras como ‘paz’, ‘harmonia’ e ‘prosperidade’ também são considerados atemporais e bacanas para um painel de sala, por exemplo.

Para comer, por que não uma mesa típica com banquetas no chão? Um conjunto de pratos e copos chineses vai agregar valor à sua decoração e te tornar um típico oriental. Dragões podem enfeitar estantes e o piso em lindas esculturas e este é só o começo de possibilidades.

Decoração Japonesa

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, da decoração japonesa para a chinesa muda bastante coisa. Os japoneses usam menos cores fortes em decoração e mais em roupas. Mas comem no chão também em tablados e você pode usar kits de chás para decorar a sala de estar ou de jantar, já que japoneses amam chá.

Adagas (a espada japonesa) são comumente em salas de estar e quartos para complementar este estilo decorativo, considerado bem aberto há possibilidades. O preto e branco são combinações comuns, mas não as únicas possíveis.

Decoração Africana

Tribos, cores e animal print se misturam em uma boa decoração étnica com o estilo africano. Só de tribos dá para investir em diversos estilos, com máscaras, pinturas no rosto e muita cor. Estampas de animais como girafa e zebra e onça são comumente usadas em projetos. E já com as estampas dá para fazer bastante coisa: usar em tapetes, colchas de cama e almofadas para complementar o estilo em toda a casa.

Mas cuidado com o uso de tantas estampas. Se for optar por usar muitas cores, lembre da lei da compensação: estampas em estofados, piso e tapetes, paredes claras e de cor única. Estampa demais é lindo na loja, mas não é bacana para observar.

Decoração Indígena

Este estilo anda bem na moda e tem suas vantagens: estamos valorizando nossa terra. As tribos brasileiras tem uma riqueza de opções em cores, animais e objetos originais que podem ser usados. Dá para investir em itens comprados em feiras indígenas como potes de culinárias, vasos e esculturas de animais talhadas em madeira que agregam valor a seu projeto. Muito verde e paredes claras sem estampas combinam mais com esta linha decorativa.

Por ser uma decoração que vai prezar o verde e o ecologicamente correto, seria bacana investir em itens como os índios: feitos de palha e não de couro de animal. Madeira polida demais não cai muito bem aqui. Também não combina muito com plástico e metal. Painéis em madeira talhados à mão são ótimos para investir e já aí há diversas possibilidades com custo baixo e bem interessantes, principalmente porque são peças únicas e diferentes.

Decoração Sertaneja

O estilo sertanejo anda em alta com tantos novos cantores de sertanejo universitário em alta. Não é nada tão moderno, mas as opções são diversas como uso de cabeças e chifres de boi em casa, estofados em couro e algumas bolsas e sapatos de couro de bode ou vaca para complementar. Madeira é o material para mesas e cadeiras neste projeto. Fotos do sertão e um violão podem complementar a decoração da sala de estar, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *