Decorar uma casa não é uma tarefa tão simples, mas também nada impossível de se fazer. Você mesma pode tomar conta do passo a passo da montagem dos ambientes da sua casa ou apartamento. Porém, para que tudo dê certo e sai como você imaginou no início é necessário, em primeiro lugar, organizar-se. E nesta primeira fase é que são feitas as definições. Talvez, o ponto de partida é aquele que deixa as pessoas em dificuldade. Não é simples imaginar tudo nos mínimos detalhes, mas é melhor fazer, pode acreditar, então, não tenha pressa de colocar tudo no papel e definir cada etapa e como cada coisa ficará no seu projeto.
Você pode usar vários pontos de partida para iniciar uma decoração, como por exemplo, estilo, peças principais, aproveitamento dos espaços ou até mesmo determinando as cores que te interessam mais.
Se você gosta da cor vinho, por exemplo, pode criar um ambiente com vários tons dela. Veja algumas dicas, que dá para usar não só com a tonalidade vinho, mas com outras cores também!
Pontos Importantes Para Pensar Na Decoração Em Tons De Vinhos:
- Não comece comprando tudo que vê pela frente na tonalidade que você escolheu, no caso vinho. É necessário planificar antes porque lembre-se “tudo o que é demais enjoa”. Não dá para fazer uma decoração de uma única cor sem dar um “refresco” com outra tonalidade para não pesar o ambiente.
- A decoração será composta de várias tonalidades de vinho, então busque o equilíbrio entre elas, tenha a mais clara e a mais escura e aquela intermediaria. Isso vale para qualquer decoração monocromática.
- Como você vai trabalhar com a mesma cor em várias tonalidades e precisa equilibrar e deixar em harmonia o ambiente é necessário que você definia exatamente os tons para cada um dos objetos.
- Use o critério da praticidade na hora de escolher objetos e tonalidades, por exemplo, escolhendo uma cor mais escura para a cortina, se for no quarto, além de ser mais prático para limpar e melhor para manter a escuridão quando se dorme.
- Não confunda uma decoração em vários tons da mesma cor como uma decoração que não pode entrar outras cores. No caso do vinho, é bom ter um pouco de branco para não sobrecarregar o ambiente.
- Não exagere na quantidade de objetos de decoração, leve em consideração que a cor vinho por si só já é bastante marcante e que não precisa de muita ajuda para deixar o ambiente bonito e elegante.Ideias de decoração em tons de vinhoA cor vinho pode ser usada para decorar qualquer parte da casa, ela sempre remete a um estilo elegante, por isso, não é muito recomendada para quem está em busca de um ambiente mais despojado.
Se você está pensando em criar uma sala com tons vinho porque busca um ambiente elegante, confortável e ao mesmo tempo aconchegante é uma escolha que tem tudo para dar certo.
Para começar deixe as paredes brancas para não escurecer demais o ambiente, você pode escolher um sofá vinho claro que contraste com um tapete vinho escuro. As almofadas, neste caso, podem ser misturadas.
Como o vinho é uma cor escura e a sala deve ser elegante, porém, alegre, já que é o primeiro ambiente que as pessoas veem quando chegam na sua casa, prefira móveis de madeira mais clara e de preferência que o piso também seja claro.
Os móveis de vidro também ajudam a equilibrar esse tipo de decoração, como por exemplo, uma mesa com pés de ferro e tampo de vidro.
Faça um jogo com os espelhos para que eles fiquem posicionados sobre peças com uma tonalidade de vinho e refletindo uma outra tonalidade. Como por exemplo, um espelho sobre o sofá vinho mais claro, colocando de modo que reflita o tapete no vinho mais escuro.
Dicas Para Uma Cozinha Em Tons De Vinho
Outro ambiente em que o vinho dá super certo na decoração é a cozinha. O primeiro contraste com a cor pode ser entre piso, paredes e móveis. As paredes podem ser completamente brancas com o piso vinho escuro e os móveis no vinho mais claro. Espalhados pela cozinha detalhes em vários tons de vinho, de eletrodomésticos a objetos de decoração.
O contraste também funciona muito bem se o piso for vinho escuro com os armários branco e o acabamento na área de trabalho da pia, os azulejos sejam um tom mais claro. Nesse caso, também vale completar a decoração com peças em vários tons de vinho.
O vinho na cozinha também fica bem equilibrado com os eletrodomésticos na cor de aço inox, que estão sendo muitos usados hoje em dia. Neste caso, você pode optar por móveis e piso praticamente da mesma cor em equilíbrio com a tonalidade dos eletrodomésticos, geladeira, fogão, etc.
Ideias De Decoração Em Tons De Vinho No Banheiro
A louça do banheiro na cor vinho não só fica elegante como é um clássico. É uma opção acertada para quem busca criar um ambiente sofisticado. No caso da pia, se ela for suspensa sobre a base e não encaixada e de preferência em vidro transparente, o resultado será um contraste ainda mais bonito.
Assim como nos demais ambientes, procure não usar outros móveis ou detalhes em madeira escura. Se o piso for claro é melhor, quanto mais vidro transparente você usar mais claro ficará o ambiente. Não tente fazer tudo com tons de vinho muito escuro porque no início pode parecer superelegante e interessante, mas não vai demorar muito para você se cansar daquele ambiente tão escuro.
Lembre-se que para ter uma decoração “bem sucedida” o passo mais importante é saber escolher equilibrando, cores, objetos e até mesmo estilo. Porque até dá para colocar dois estilos em um único ambiente, assim como dá para fazer uma decoração usando uma única cor em várias tonalidades. O que faz uma coisa dar certo ou não é o fato de encontrar a medida justa.
Antes de começar vá até uma loja pesquise um pouco sobre os tons de vinho disponível e depois comece a pensar como você gostaria de usá-los.